Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:BGE
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução tem como objetivo a formação avançada de licenciados em Biologia, Ciências Agrárias e Veterinárias, ou licenciaturas afins, que pretendam adquirir uma pós-graduação no domínio da Biodiversidade e Biologia Evolutiva, ou que desejem aprofundar ou aplicar estes conhecimentos.

Serão considerados os diferentes níveis de organização, desde os genes e genomas às populações e ecossistemas. Pretende-se proporcionar uma formação aprofundada na utilização de novos métodos analíticos e no uso de tecnologias recentes, nomeadamente no domínio dos sistemas de informação geográfica e da utilização de técnicas de genética molecular e populacional.

Horário e língua de ensino

O horário do mestrado, embora diurno, será tanto quanto possível concentrado em blocos que permitam uma melhor gestão de tempo por parte dos estudantes. Todos os materiais serão distribuídos em inglês, incluindo exames e outros enunciados. A comunicação oral será em inglês, a menos que tal não se justifique.


Condições de Acesso

  • Detentores de uma licenciatura em Biologia ou áreas afins;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro na área da Biologia ou áreas afins;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado.
  • Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.


Critérios de Seleção e Seriação

A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:
  1. Currículo académico (70 %)
    • Subcritério 1: área de formação (10 %)
    • Subcritério 2: média aferida de licenciatura (60%)

      A média aferida é obtida normalizando a média para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor de ln(R/r), e arredondando para o inteiro mais próximo na escala de 0 a 20, sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r, respetivamente para a Universidade do Porto e para universidade onde foi realizado o curso, as posições no ranking mundial divulgado em http://www.webometrics.info
  2. Currículo científico e experiência profissional (30%)
    • Subcritério 1: publicações em revistas e comunicações técnicas e/ou científicas (10%)
    • Subcritério 2: participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante (10%)
    • Subcritério 3: ações de formação na área científica do mestrado (10%)

Critério de desempate de candidatos:

  1. média aferida de licenciatura
  2. nota do currículo científico e experiência profissional
  3. menor idade

Serão excluídos os candidatos cuja classificação final seja inferior a 50%.

Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.


Idioma de Lecionação

  • Totalmente em Inglês

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.bge.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.bge@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6020
Diretor: António Múrias
Sigla: M:BGE
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução (120 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-01-26 I  Página gerada em: 2023-01-31 às 00:51:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias