Comunicação em Enoturismo e Novas Ferramentas de Marketing
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Marketing |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fcup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
- Adquirir conhecimento e competências para compreender e analisar a comunicação integrada de marketing da perspetiva do consumidor e da empresa.
- Compreender os principais desafios, teorias e ferramentas da comunicação de marketing.
- Obter capacidades de desenvolvimento e implementação de um plano estratégico de Comunicação Integrada de Marketing.
- Compreender a importância da IMC para investimentos no contexto do enoturismo.
Resultados de aprendizagem e competências
Cada tópico corresponde sequencialmente a, no mínimo, uma sessão. A sequência do programa faz parte de uma perspetiva geral para a Metodologia (GAS) específica, de modo a que os estudantes adquiram conhecimento de forma estruturada. Em cada um dos tópicos abrangidos são apresentados casos reais e o contexto global e português, como as comunicações de marcas de vinho e novos desafios. Em cada sessão os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimento e desenvolver competências ao resolver desafios reais enfrentados pelos profissionais de comunicação (Exemplo: apresentar um resumo aos estudantes para que eles elaborem uma estratégia criativa para uma marca de vinho).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Comunicação Integrada de Marketing de Enoturismo:
a. Definição de Comunicação Integrada de Marketing (IMC), perspetivas e natureza estratégica da IMC
b. Teoria, plano, ferramentas e diferentes perspetivas de Comunicação
c. IMC, posicionamento e fatores críticos de sucesso
d. Gestão de marca para produtos e serviços na indústria do vinho (notoriedade, imagem, qualidade percetível e fidelização)
e. Exemplos de comunicação de enoturismo
Novas Ferramentas de Marketing
f. Era digital
g. Inteligência artificial em Marketing
h. Influencer Marketing
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Bibliografia Obrigatória
Belch & Belch ; Advertising and promotion: an integrated marketing communications perspective, Global Edition, McGraw-Hill. ISBN: 9780071314404
Bibliografia Complementar
Sigala & Robinson; Management and Marketing of Wine Tourism Business Theory, Practice, and Cases, Springer, 2019. ISBN: 978-3-319-75461-1
Aaker, David ; Measuring brand equity across products and markets
Shimp, Terence A; Promotion management and marketing communications. ISBN: 0-03-076748-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O módulo terá aulas teóricas, exemplos práticos e criação de métodos de raciocínio, com o objetivo de combinar visões teóricas e práticas com a participação e criatividade dos estudantes:
Exposições.
Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com comunicação audiovisual.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
32,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída:
Grupo
- Relatório de grupo (60%)+ Apresentação oral (40%)
Fórmula de cálculo da classificação final
Grupo
- Plano de Comunição (60%)+ Apresentação oral de um paper científico (40%)
Melhoria de classificação
Exame individual escrito- 100%