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História da Matemática

Código: M2021     Sigla: M2021     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 4 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 6 56 162
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-02-21.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da matemática, assim como a evolução de algumas das ideias e métodos basilares desta disciplina.

Aquisição de espírito crítico relativamente ao desenvolvimento histórico da matemática, assim como de alguns dos seus aspectos epistemológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A matemática do antigo Egipto e da antiga Mesopotâmia. A escola Jónica e os teoremas atribuídos a Tales de Mileto; a escola Pitagórica e a aritmética dos números figurados; o começo da teoria das proporções; o processo de subtração recíproca e a determinação do máximo divisor comum de dois números; a descoberta de grandezas incomensuráveis; a geometria das áreas e quadraturas; a escola de Elea e os argumentos de Zenão de Elea contra a pluralidade e contra o movimento; as provas por redução ao absurdo; a estruturação axiomática da matemática; as tentativas para trissectar o ângulo, quadrar o círculo e duplicar o cubo. Os Elementos de Euclides. A obra de Arquimedes; a obra de Apolónio de Pérgamp; a Aritmética de Diofanto. Os começos da trigonometria. A álgebra dos árabes: as equações quadráticas nos tratados de al-Khwarizmi e de Abu Kamil; as equações cúbicas no tratado de Omar Khayam. A matemática na Europa medieval e renascentista. Os precursores do Càlculo Intinitesimal.

Bibliografia Obrigatória

Maria Fernanda Estrada; História da matemática. ISBN: 972-674-315-X
Victor J. Katz; A history of mathematics. ISBN: 0-673-38039-4 (Existe tradução para português)
Carl B. Boyer; História da matemática

Bibliografia Complementar

Euclid; The thirteen books of the Elements. ISBN: 0-486-60088-2 (Vol. 1)
C. H. Edwards, Jr; The historical development of the calculus. ISBN: 0-387-90436-0
John, ed. lit. Fauvel; The history of mathematics. ISBN: 0-333-42791-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Exame 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

A aprovação à unidade curricular é obtida no exame final.

Haverá dois testes de uma hora cada (em datas a indicar). Cada teste terá um peso de 30% da nota final.

O exame final consitirá de uma prova de 3 horas com um peso de 100%, consistindo de três partes, sendo as duas primeiras correspondentes aos testes e onde os alunos poderâo optar por fazer ou usar as classificações obtidas nos testes.

A prova do exame de recurso será feita nos mesmos moldes que a da época normal.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória, para avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.
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