Probabilidades e Estatística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição de conceitos fundamentais e aplicação a situações concretas.
Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível intermédio.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que, no final da unidade curricular, o estudante:
1. compreenda os conceitos envolvidos num estudo estatístico; esteja consciente das inúmeras dificuldades que surgem em cada estudo particular; esteja sensibilizado para analisar com sensatez e espírito crítico as conclusões de um estudo de natureza estatística;
2. saiba identificar, aplicar, interpretar e comparar as técnicas de Estatística Descritiva usadas na descrição de um conjunto de dados;
3. domine os conceitos fundamentais de Teoria de Probabilidades dados na unidade curricular e seja capaz de efectuar os cálculos correspondentes;
4. caracterize correctamente variáveis e vetores aleatórios e as respectivas distribuições de probabilidade;
5. saiba aplicar técnicas adequadas de estimação pontual e intervalar para inferir sobre os parâmetros/características básicos de uma população (a partir de uma amostra), e interpretar os resultados obtidos.
Modo de trabalho
À distância
Programa
1.Teoria das Probabilidades: revisão dos conceitos fundamentais, espaço de probabilidade (espaço de resultados), independência e probabilidade condicional, teoremas de Bayes e da probabilidade total.
2. Variáveis aleatórias: caracterização, modelos discretos e contínuos, função de uma variável aleatória, distribuição, média e variância, distribuições binomial, exponencial e normal e avaliação da normalidade.
Distribuição por amostragem e teorema do limite central.
3. Análise Exploratória de Dados: conceitos fundamentais e técnicas de sumarização de dados, using software R.
4. Inferência Estatística: distribuições amostrais, propriedades básicas dos estimadores, intervalos de confiança para parâmetros populacionais usuais. Algumas distribuições amostrais. Estimação intervalar de parâmetros: cálculo e interpretação de intervalos de confiança para diferentes parâmetros populacionais. Testes de hipóteses.
Bibliografia Obrigatória
Murteira Bento;
Introdução à estatística. ISBN: 972-773-116-3
Bibliografia Complementar
Douglas C. Montgomery, George C. Runger; Applied Statistics and Probability for Engineers, John Wiley & Sons, 2003. ISBN: 0-471-20454-4
Pestana Dinis Duarte;
Introdução à probabilidade e à estatística. ISBN: 972-31-0954-9
Dagnelie Pierre;
Estatística
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: exposição e discussão dos conceitos teóricos constantes no programa. Os apontamentos serão previamente disponibilizados na página da disciplina.
Aulas teórico-práticas: resolução, pelos alunos, de exercícios previamente propostos em fichas de exercícios e referentes a cada uma das secções programáticas.
Indicação/ajuda sobre a resolução de exercícios não resolvidos em aula sempre que necessário; apoio aos alunos no esclarecimento de dúvidas nos conteúdos teóricos e/ou na resolução de exercícios.
Software
R
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Sem restrições.
Fórmula de cálculo da classificação final
1. Na época normal a classificação será a soma das classificações obtidas em 2 testes:
Teste 1: terá a cotação de 10 valores e terá lugar durante o período de aulas, em data a combinar com os estudantes.
Teste 2: terá a cotação de 10 valores e terá lugar num dos dias previstos para finalização da avaliação distribuída.
2. Na época de recurso a classificação será a obtida num exame com a cotação de 20 valores.
O exame será dividido em duas partes, permitindo aos estudantes que ainda não tenham obtido aprovação à UC (e apenas a estes) substituir qualquer uma das duas partes pela cotação eventualmente obtida no teste correspondente.
Os estudantes têm aprovação à unidade curricular desde que a classificação final obtida seja superior ou igual a 9.5 valores.
Os estudantes com nota superior ou igual a 17.5 valores poderão ter que realizar uma prova escrita ou oral para obterem uma nota final superior ou igual a 18 valores. Caso contrário ficam com 17 valores.
Provas e trabalhos especiais
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de um exame escrito (ou oral) que poderá ser precedido de uma prova oral eliminatória.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória, para avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.
Melhoria de classificação
Todos os estudantes poderão melhorar a sua classificação no exame da época de recurso.
Os estudantes com nota superior ou igual a 17.5 valores poderão ter que realizar uma prova escrita ou oral para obterem uma nota superior ou igual a 18 valores (tanto no exame final da época normal ou da época de recurso ou da época especial).