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Probabilidades e Estatística

Código: M2016     Sigla: M2016     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CC 78 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162
L:IACD 2 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição de conceitos fundamentais e aplicação a situações concretas.

Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível intermédio.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que, no final da unidade curricular, o estudante:

1. compreenda os conceitos envolvidos num estudo estatístico;  esteja consciente das inúmeras dificuldades que surgem em cada estudo particular; esteja sensibilizado para analisar com sensatez e espírito crítico as conclusões de um estudo de natureza estatística;
2. saiba identificar, aplicar, interpretar e comparar as técnicas de Estatística Descritiva usadas na descrição de um conjunto de dados; 
3. domine os conceitos fundamentais de Teoria de Probabilidades dados na unidade curricular e seja capaz de efectuar os cálculos correspondentes;
4. caracterize correctamente variáveis e vetores aleatórios e as respectivas distribuições de probabilidade; 
5. saiba aplicar técnicas adequadas de estimação pontual e intervalar para inferir sobre os parâmetros/características básicos de uma população (a partir de uma amostra), e interpretar os resultados obtidos.

Modo de trabalho

À distância

Programa

1.Teoria das Probabilidades: revisão dos conceitos fundamentais, espaço de probabilidade (espaço de resultados), independência e probabilidade condicional, teoremas de Bayes e da probabilidade total.

2. Variáveis aleatórias: caracterização, modelos discretos e contínuos,  função de uma variável aleatória, distribuição, média e variância, distribuições binomial, exponencial e normal e avaliação da normalidade.
Distribuição por amostragem e teorema do limite central.

3. Análise Exploratória de Dados: conceitos fundamentais e técnicas de sumarização de dados, using software R.

4. Inferência Estatística: distribuições amostrais, propriedades básicas dos estimadores, intervalos de confiança para parâmetros populacionais usuais. Algumas distribuições amostrais. Estimação intervalar de parâmetros: cálculo e interpretação de intervalos de confiança para diferentes parâmetros populacionais. Testes de hipóteses.

Bibliografia Obrigatória

Murteira Bento; Introdução à estatística. ISBN: 972-773-116-3

Bibliografia Complementar

Douglas C. Montgomery, George C. Runger; Applied Statistics and Probability for Engineers, John Wiley & Sons, 2003. ISBN: 0-471-20454-4
Pestana Dinis Duarte; Introdução à probabilidade e à estatística. ISBN: 972-31-0954-9
Dagnelie Pierre; Estatística

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:  exposição e discussão dos conceitos teóricos constantes no programa. Os apontamentos serão previamente disponibilizados na página da disciplina.


Aulas teórico-práticas:  resolução, pelos alunos, de exercícios previamente propostos em fichas de exercícios e referentes a cada uma das secções programáticas.

Indicação/ajuda sobre a resolução de exercícios não resolvidos em aula sempre que necessário; apoio aos alunos no esclarecimento de dúvidas nos conteúdos teóricos e/ou na resolução de exercícios.



 

Software

R

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Sem restrições.

Fórmula de cálculo da classificação final


1. Na época normal a classificação será a soma das classificações obtidas em 2 testes: 

Teste 1: terá a cotação de 10 valores e terá lugar durante o período de aulas, em data a combinar com os estudantes. 

Teste 2: terá a cotação de 10 valores e terá lugar num dos dias previstos para finalização da avaliação distribuída. 


2. Na época de recurso a classificação será a obtida num exame com a cotação de 20 valores. 
O exame será dividido em duas partes, permitindo aos estudantes que ainda não tenham obtido aprovação à UC (e apenas a estes) substituir qualquer uma das duas partes pela cotação eventualmente obtida no teste correspondente. 


 




Os estudantes têm aprovação  à unidade curricular desde que a classificação final obtida  seja superior ou igual a 9.5 valores.


Os estudantes com nota superior ou igual a 17.5 valores poderão ter que realizar uma prova escrita ou oral para obterem uma nota final superior ou igual a 18 valores. Caso contrário ficam com 17 valores.

Provas e trabalhos especiais

Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de um exame escrito (ou oral) que poderá ser precedido de uma prova oral eliminatória.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória, para avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.

Melhoria de classificação

Todos os estudantes poderão melhorar a sua classificação no exame da época de recurso. 

Os estudantes com nota superior ou igual a 17.5 valores poderão ter que realizar uma prova escrita ou oral para obterem uma nota superior ou igual a 18 valores (tanto no exame final da época normal ou da época de recurso ou da época especial).
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