Código: | CC3049 | Sigla: | CC3049 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciência de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:CC | 10 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 3 | - | 6 | 42 | 162 |
L:IACD | 2 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 | 3 | - | 6 | 42 | 162 |
Esta unidade curricular tem como objetivo global a compreensão da complexidade das plataformas atuais de programação de dispositivos móveis, de modo a fornecer aos estudantes as ferramentas necessárias para enfrentar os crescentes desafios na área. Como formação complementar, os estudantes são expostos aos requisitos e desafios da implementação de backends de forma a suportar as aplicações móveis.
Pretende-se que os estudantes:
- sejam capazes de projetar e implementar aplicações móveis;
- fiquem a conhecer as implicações do RGPD, evitando alguns dos erros mais comuns em relação à privacidade dos usuários;
- fiquem cientes da necessidade de incluir segurança no desenho das soluções;
- compreendam os compromissos implícitos entre desempenho, consumo de energia e segurança / privacidade
Os resultados da aprendizagem são centrados em torno da compreensão do projeto e implementação de aplicativos móveis. O programa foca todos os aspetos mais relevantes dessas tecnologias, facilitando a compreensão dos diferentes conceitos e a relação entre eles. Também inclui um componente de aplicação que permite aos alunos adquirir habilidades na criação e programação de sistemas baseados nesses conceitos.
Este curso visa abranger os seguintes conteúdos:
Arquiteturas end-to-end para aplicações móveis, incluindo backend
Breve descrição geral das modernas arquiteturas de computadores de smartphone, e.g. BiGLittle
Aspetos de segurança da programação móvel, incluindo permissões e limitações para aceitação no Google Play Store e na App Store da Apple.
Introdução ao direito dos usuários à privacidade, incluindo o consentimento informado e o impacto do novo GPDR (Regulamento Geral de Proteção de Dados)
Além dos HTTP (s), uma introdução ao gRPC
Ciclo de vida das aplicações
Estruturas de aplicações móveis
KeyChains
Programação de baixo nível para performance e portabilidade usando C / C ++: JNI + NDK
Notificações Push, Doze e preocupações energéticas
Comunicações D2D:
- Wifi-Direct
- Bluetooth
- TDLS
- Wifi e 4G LTE
Profiling e Debugging de aplicações móveis.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 10,00 |
Frequência das aulas | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Trabalhos Práticos: | 40% | (com nota mínima: 50%) |
Exame Final: | 60% | (com nota mínima: 50%) |