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Interação Pessoa-Máquina

Código: CC3006     Sigla: CC3006     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 28 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:G 4 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:IACD 0 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 3 - 6 56 162
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Álvaro Pedro de Barros Borges Reis Figueira Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Álvaro Pedro de Barros Borges Reis Figueira 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,00
Álvaro Pedro de Barros Borges Reis Figueira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, nomeadamente, sistemas interactivos. A abordagem é tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa e de alta fidelidade, através da implementação de interfaces gráficas).

Resultados de aprendizagem e competências

- Capacidade de criar formas e ferramentas para estudar e modelar utilizadores e cenários onde deva ocorrer interação Pessoa-Máquina

- Capacidade de desenhar, desenvolver e avaliar protótipos de baixa a alta fidelidade

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Interação Pessoa-Máquina: introdução, história e marcos fundamentais.

Modelo do Processador Humano: perceção, atenção e memória. Velocidades e limites do sistema sensorial humano. A interação com máquinas como uma extensão do corpo humano.

Conceitos fundamentais sobre o processo de design.

Modelos mentais sobre interação.

Engenharia da usabilidade: definição de problemas, ciclo de desenvolvimento, avaliação, prototipagem. Prototipagem de alta e baixa fidelidade. Modelos verticais e horizontais.

 

Bibliografia Obrigatória

Jenny Preece, Helen Sharp, Yvonne Rogers ; Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction

Bibliografia Complementar

Greenberg, Carpendale, Marquardt, Buxton; Sketching User Experiences: The Workbook. ISBN: 978-0-12-381959-8
Norman Donald A.; The^ design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6
Tom Tullis, Bill Albert; Measuring the User Experience, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas essencialmente teóricas com apresentação dos conteúdos oral e visual (slides e vídeos) de conteúdos. Discussão recorrendo a exemplos ilustrativos.

Aulas essencialmente práticas: Demonstração prática dos conteúdos transmitidos nas aulas teóricas. Resolução de problemas. Discussão de dúvidas com os alunos e apresentação de trabalhos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de projeto 36,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 10,00
Estudo autónomo 56,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização dos 2 trabalhos além do exame final:
-relatório de projecto (4 valores)
-apresentação de protótipo desenvolvido (6 valores)
-exame final (10 valores), com nota mínima de 3.5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Será baseada em 3 componentes:
-relatório de projecto (4 valores)
-apresentação de protótipo desenvolvido (6 valores)
-exame final (10 valores)
Nota final obtida pela soma dos 3 componentes

Provas e trabalhos especiais

O relatório consiste no resumo escrito do estudo e desenho de um sistema de interacção pessoa-máquina, associado a um problema apresentado pelo docente.
Elementos do trabalho:
- Relatório escrito: pesquisa, requisitos, metodologia, implementação, resultados
- Sem nota mínima

O trabalho prático consiste na implementação de um protótipo associado ao trabalho teórico apresentado
Elementos do trabalho:
- Software e/ou Hardware
- Detalhes da implementação decididos caso-a-caso em reunião com docente 
- Sem nota mínima

Melhoria de classificação

Somente na componente exame final.
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