Código: | FIS2004 | Sigla: | FIS2004 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 4 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
L:CC | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:EF | 66 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
L:F | 51 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 2 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
Competência de execução experimental. Conhecimento dos princípios de funcionamento e utilização de instrumentos científicos. Capacidade de modelização e análise de resultados experimentais. Elaboração e escrita de relatórios de atividades experimentais.
Trabalhos práticos possíveis:
Série A
1. Circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton
2. Circuitos com Díodos
3. Filtro RLC
4. Circuitos LC acoplados capacitivamente
5. Circuitos monoestável e multivibrador
6. OPAMP: montagens inversora, não-inversora e circuito diferenciador
7. Características Ic(Vce; Ib) de um transístor npn
8. Amplificador AC com transistor
Série B
1. Ressonâncias acústicas em tubos
2. Radiação térmica
3. Propagação de sinais num cabo coaxial
4. Momento magnético de espiras circulares
5. Determinação de módulos elásticos num material pelo método as vibrações de uma barra encastrada e pelo pêndulo de torsão
6. Determinação do coeficiente de viscosidade da água pela lei de Poiseuille
7. Indução magnética
8. Estudo do campo magnético criado por uma espira utilizando uma técnica de deteção síncrona
9. determinação de uma indutância e uma indutância mutua com a ponte de Anderson
Acompanhamento na execução dos trabalhos experimentais. Verificação semanal da preparação dos trabalhos e da análise dos resultados obtidos, com registo da respetiva correção.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 15,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 114,00 |
Frequência das aulas | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 48,00 |
Total: | 162,00 |
Participação em 3/4 das aulas previstas.
Realização de 3/4 dos trabalhos da Série A.
Realização de 3/4 dos trabalhos da Série B.
Apresentação de um caderno laboratorial (Logbook) contendo a preparação, registo e análise de pelo menos 3/4 dos trabalhos da Série A e 3/4 dos trabalhos da Série B.
Apresentação de um relatório escrito de um trabalho da Série A e um outro da Série B, ambos a indicar pelo docente.
Avaliação contínua (45%):
1 - avaliação de desempenho e respetiva evolução no laboratório, 15%
2 - Avaliação dos últimos 4 trabalhos de cada série em logbook, 30%.
Avaliação específica:
1 - Avaliação de um relatório em cada série (escolhido pelo/a docente entre os 6 últimos trabalhos), 15%;
2 - Prova individual de laboratório, que inclui a realização de uma experiência sorteada entre as indicadas para realização no início das aulas para cada estudante (30%) e a resposta a algumas questões sobre os restantes trabalhos (10%).
Para obtenção de aprovação, têm que ter uma classificação igual ou superior a 8.0 em 20 na avaliação contínua e na avaliação específica.
Como todas as componentes de avaliação exigem a realização de trabalho laboratorial, recomenda-se a todos os alunos nesta situação que contactem com os docentes de forma a possibilitar a realização da componente prática num horário flexível.
Dada a natureza laboratorial da Unidade Curricular, só é considerada para obtenção de melhoria da classificação a componente correspondente à avaliação individual de laboratório (realização experimental e questões), na época de recurso/melhoria do mesmo ano letivo.
As outras componentes de avaliação só poderão ser objeto de melhoria no ano letivo seguinte, nos termos da alínea b do número 2 do artigo 12º do “Regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes” da FCUP, através de nova frequência à Unidade Curricular. Esta inscrição é feita no início do ano letivo e contabilizada no máximo de créditos em que o estudante se pode inscrever.