Código: | GEOL3007 | Sigla: | GEOL3007 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 3 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 5 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 28 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:M | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo.
Esta unidade curricular destina-se a estudantes do 1º ciclo, tendo os conteúdos programáticos sido definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. São apresentadas as diferentes zonas morfoestruturais reconhecidas para a Península Ibérica e é feita a respetiva delimitação, distinção e caracterização geológica e estrutural, para o maciço ibérico (ciclo varisco), orlas mesozóicas (ciclo alpino) e desembocaduras dos grandes rios (Tejo e Sado). Para cada uma das zonas que constituem o maciço ibérico e que existem em Portugal é feita a caracterização integrada da estratigrafia, tectónica, magmatismo e metamorfismo em relação com a tectónica de placas e o ciclo de Wilson. A análise da geologia das orlas e dos terrenos do Cenozóico incide sobretudo no eustatismo e controlos tectónicos responsáveis pelas sequências sedimentares, integrando também o magmatismo. Como apoio, para além das aulas de campo, é analisada e interpretada a cartografia geológica.
Como competências, atingindo estes objectivos, o geólogo estará preparado para integrar e contextualizar, regional ou globalmente, a geologia da área em que se encontre a trabalhar.
Síntese sobre a evolução das placas tectónicas ao longo do tempo geológico.
Introdução à Geomorfologia da Península Ibérica
Terrenos tectono-estratigráficos da Ibéria, respetivas características geológico-estruturais. Acreção desses terrenos tectono-estratigráficos e relação com a tectónica, bem como com a zoneografia resultante.
Ciclo Varisco:
Zonas e terrenos tectono-estratigráficos do Maciço Ibérico; respetivas características geológico-estruturais. Acreção e relação com a tectónica, bem como com a zoneografia resultante.
Zona Centro-Ibérica: Autóctone, Parautóctone, Alóctone: Estratigrafia; Tectónica; Magmatismo; Metamorfismo
Zona de Ossa-Morena: Estratigrafia; Tectónica; Magmatismo; Metamorfismo
Zona Sul Portuguesa: Estratigrafia; Tectónica; Magmatismo; Metamorfismo
Ciclo Alpino:
Orla Ocidental (Bacia Lusitânica): Estratigrafia; Tectónica
Orla Algarvia: Estratigrafia; Tectónica
Elementos sobre a geologia da plataforma continental
Elementos sobre a geologia das ilhas da Madeira e dos Açores
Análise e interpretação de cartas geológicas seleccionadas das várias zonas paleogeográficas.
Caso as circunstâncias sanitárias relativas à pandemia assim o permitam, visitas de estudo às principais unidades paleozóicas que ocorrem na região do Porto.
Nas aulas a exposição e discussão dos temas, é efetuada com auxílio de vídeo projetor utilizando diapositivos com os elementos interpretativos necessários ao que é indicado nos mapas e respetiva interpretação; estes elementos são posteriormente disponibilizados online aos estudantes. A observação, análise e interpretação de mapas geológicos é feita distribuindo os mapas aos estudantes e colocando questões para as quais é exigida a construção de modelos evolutivos a partir da integração dos elementos cartográficos. As aulas de campo funcionam como um apoio para o reconhecimento e análise da realidade que está cartografada.
Em período de aulas com ensino à distância, mantém-se a metodologia com a exceção das aulas de campo, as quais são substituídas por observação, análise e integração de elementos projetados ou retirados da bibliografia recomendada.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 56,00 |
Classificação final - T+P igual ou superior a 9,5 para aprovação com classificação positiva.
Nota I: Obrigatoriedade dos dois exames, nota mínima equivalente a 7 na escala 0-20, para cada parte (T e P) do exame.
Nota II: Exame oral obrigatório para classificações iguais ou superiores a 18 valores.