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Química Ambiental

Código: Q3006     Sigla: Q3006     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2046
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:BQ 7 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 3 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162
3
L:F 4 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 22 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreensão dos fenómenos ambientais e aplicação dos conhecimentos de química para os interpretar; Capacidade de pesquisa e síntese de assuntos no âmbito da química ambiental.
Aplicação dos conhecimentos na análise ambiental e na melhoria da qualidade ambiental.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos em vários tópicos de Química Geral, nomeadamente:
Cálculos estequiométricos.
Comportamento dos gases ideais.
Equilíbrio químico e de reacções de oxidação-redução, de ácido-base e de complexação.
Termodinâmica.
Cinética Química.

Programa

AULAS TEÓRICAS

Parte I: Princípios de Química Ambiental

  1. O papel e a importância da química ambiental

 Parte II: Propriedades básicas dos produtos químicos no ambiente

  1. Ligações e Moléculas: Sua Influência nas Propriedades Físico-Químicas no Meio Ambiente
  2. Processos de transformação e degradação ambiental
  3. Toxicologia Ambiental

 Parte III: Contaminantes no meio ambiente

  1. Hidrocarbonetos de petróleo
  2. Bifenilos policlorados (PCB) e dioxinas
  3. Polímeros sintéticos: plásticos, elastómeros e fibras sintéticas
  4. Pesticidas
  5. Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos
  6. Sabões e detergentes
  7. Metais no meio ambiente

 Parte IV: Processos no ambiente natural

  1. Química e Poluição Atmosférica
  2. Química das Águas Naturais e Poluição da Água
  3. Contaminação do solo
  4. Distribuição de produtos químicos no meio ambiente
  5. Genotoxicidade: a ação de produtos químicos ambientais em material genético

 Parte V: Gestão de produtos químicos perigosos

  1. Monitorização de produtos químicos no meio ambiente
  2. Saúde humana e avaliação de risco ecológico devido à exposição a produtos químicos


AULAS PRÁTICAS

1 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

1.1 - Resolução de problemas de equilíbrio químico envolvendo espécies típicas do meio aquático. Estabelecimento e interpretação de diagramas de distribuição de espécies químicas em função do pH.
1.2 - Fenómenos de oxidação redução no meio aquático – conceitos e aplicações, incluindo estabelecimento e interpretação de diagramas de distribuição pE/pH.

2 - TRABALHOS PRÁTICOS LABORATORIAIS
Projecto a realizar em grupo com vista a caracterizar laboratorialmente aspectos importantes em amostras ambientais.

Bibliografia Obrigatória

Des W. Connell; Basic Concepts of Environmental Chemistry, Taylor & Francis, 2005. ISBN: 9780429216015 (disponível online em https://www.taylorfrancis.com/books/9780429216015)

Bibliografia Complementar

Stanley E. Manahan; Environmental Chemistry, CRC Press, 2009. ISBN: 978-1420059205
Baird Colin; Environmental chemistry. ISBN: 0-7167-3153-3
Colin Baird and Michael Cann; Environmental Chemistry, W. H. Freeman, 2008. ISBN: 978-1429201469
vanLoon Gary W.; Environmental chemistry. ISBN: 0-19-856440-6
Radojevic Miroslav; Practical environmental analysis. ISBN: 0-85404-594-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Pretende-se com as aulas teóricas apresentar e discutir os conceitos relevantes, de forma participada, com os alunos. Estes conceitos serão depois trabalhados na resolução de problemas. 
Apresentação de trabalhos de síntese sobre tópicos no âmbito da química ambiental.
Realização de trabalhos práticos laboratoriais de interesse ambiental.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Exame 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 14,00
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatória a presença nas aulas práticas. O estudante não pode faltar a mais de 25% do número previsto de aulas práticas (3 faltas). A participação nas aulas teóricas será também valorizada na componente de participação presencial.

Fórmula de cálculo da classificação final

A - Exame: 40%
B - Trabalho de síntese: 20%
C - Trabalho laboratorial: 20%
D - Participação presencial: 20%

A não realização de alguma das componentes implica a atribuição de classificação zero a esse elemento de avaliação.

Nota Final: (2A + B + C + D) × 0,2

Nota mínima exigida no exame: 8

Este critério aplica-se na época normal e na época de recurso.

Melhoria de classificação

Exame. Nota Final: calculada segundo o critério de avaliação do ano letivo em que o estudante obteve aprovação na unidade curricular.

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