Código: | Q3006 | Sigla: | Q3006 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2046 |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 1 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:BQ | 7 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 3 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 4 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 22 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.
Compreensão dos fenómenos ambientais e aplicação dos conhecimentos de química para os interpretar; Capacidade de pesquisa e síntese de assuntos no âmbito da química ambiental.
Aplicação dos conhecimentos na análise ambiental e na melhoria da qualidade ambiental.
AULAS TEÓRICAS
Parte I: Princípios de Química Ambiental
Parte II: Propriedades básicas dos produtos químicos no ambiente
Parte III: Contaminantes no meio ambiente
Parte IV: Processos no ambiente natural
Parte V: Gestão de produtos químicos perigosos
AULAS PRÁTICAS
1 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
1.1 - Resolução de problemas de equilíbrio químico envolvendo espécies típicas do meio aquático. Estabelecimento e interpretação de diagramas de distribuição de espécies químicas em função do pH.
1.2 - Fenómenos de oxidação redução no meio aquático – conceitos e aplicações, incluindo estabelecimento e interpretação de diagramas de distribuição pE/pH.
2 - TRABALHOS PRÁTICOS LABORATORIAIS
Projecto a realizar em grupo com vista a caracterizar laboratorialmente aspectos importantes em amostras ambientais.
Pretende-se com as aulas teóricas apresentar e discutir os conceitos relevantes, de forma participada, com os alunos. Estes conceitos serão depois trabalhados na resolução de problemas.
Apresentação de trabalhos de síntese sobre tópicos no âmbito da química ambiental.
Realização de trabalhos práticos laboratoriais de interesse ambiental.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Exame | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 14,00 |
Estudo autónomo | 42,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 162,00 |
Obrigatória a presença nas aulas práticas. O estudante não pode faltar a mais de 25% do número previsto de aulas práticas (3 faltas). A participação nas aulas teóricas será também valorizada na componente de participação presencial.
A - Exame: 40%
B - Trabalho de síntese: 20%
C - Trabalho laboratorial: 20%
D - Participação presencial: 20%
A não realização de alguma das componentes implica a atribuição de classificação zero a esse elemento de avaliação.
Nota Final: (2A + B + C + D) × 0,2
Nota mínima exigida no exame: 8
Este critério aplica-se na época normal e na época de recurso.
Exame. Nota Final: calculada segundo o critério de avaliação do ano letivo em que o estudante obteve aprovação na unidade curricular.