Química Inorgânica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Aprofundar os conhecimentos sobre compostos de metais de transição, suas propriedades eletrónicas, magnéticas e reações químicas.
Reconhecer a diversidade de aplicações de compostos inorgânicos em variadas áreas aplicadas.
Resultados de aprendizagem e competências
Saber os conceitos básicos da Química do Estado Sólido e da Química dos Materiais
Saber como se preparam materiais bulk, entender defeitos e transporte iónico.
Saber dar exemplos de materiais e saber as suas aplicações: Óxidos, nitretos e fluoretos metálicos. Calcogenetos, compostos de intercalação e fases ricas em metais. Estruturas com organização em rede. Hidretos e materiais para armazenamento de hidrogénio. Pigmentos inorgânicos. Química de semicondutores. Materiais moleculares e aniões de fulereno.
Entender os conceitos de Nanoquímica através dos seus princípios básicos: Nanociências e Nanotecnologias.
Aprofundar a Química dos Compostos de CoordenaçãoSaber identificar isómeros. Saber os modelos de ligação química dos compostos de coordenação: Teoria de campo de cristal e de campo de ligando. Entender as reações em complexos metálicos: equilíbrio de complexação. Efeitos de natureza estereoquímica. Alteração ao estado de spin. Efeito de Jahn-Teller. Série de Irving-Williams. Carácter lábil-inerte. Efeito quelato, efeito macrocíclico.
Entender a espetroscopia eletrónica em complexos metálicosSaber identificar os termos do ião livre e utilizar os diagramas de Tanabe-Sugano. Interpertar os espectros electrónicos: transições electrónicas: regras de seleção e intensidade das bandas
Saber os conceitos básicos de Magnetismoaplicados a ccomplexos.
Saber os conceitos básicos da Química do Estado Sólido e da Química dos Materiais
Saber como se preparam materiais bulk, entender defeitos e transporte iónico.
Saber dar exemplos de materiais e saber as suas aplicações: Óxidos, nitretos e fluoretos metálicos. Calcogenetos, compostos de intercalação e fases ricas em metais. Estruturas com organização em rede. Hidretos e materiais para armazenamento de hidrogénio. Pigmentos inorgânicos. Química de semicondutores. Materiais moleculares e aniões de fulereno.
Entender os conceitos de Nanoquímica através dos seus princípios básicos: Nanociências e Nanotecnologias.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Frequência e preferencialmente aprovação às UCs Química I e Química II.
Programa
- Revisões sobre estrutura molecular e ligação química
Regra do octeto; ressonância; VSEPR; teoria de ligação de valência; Moléculas diatómicas homonucleares e heteronucleares; moléculas poliatómicas.
- Teoria de orbitais moleculares
Moléculas diatómicas homonucleares e heteronucleares; propriedades das ligações químicas. Comprimento de ligação, energia de ligação. Eletronegatividade. Introdução à catálise.
- Estrutura de sólidos
Células unitárias. Empacotamento compacto. Interstícios em empacotamentos compactos.
Estruturas cristalinas de metais e ligas metálicas. Estruturas cristalinas não compactas. Polimorfismo. Raio atómico de metais. Ligas de substituição e intersticiais.
Sólidos iónicos. Caracterização de estruturas de sólidos iónicos. Racionalização de estruturas.
Energética da ligação iónica. Variação de entalpia de malha e o ciclo de Born-Haber. Cálculo de variações de entalpia de malha. Comparação dos valores experimentais e teóricos A equação de Kaputinskii.
Defeitos e compostos não estequiométricos.
Estrutura eletrónica de sólidos. Condutividade de sólidos inorgânicos. Bandas formadas por sobreposição de orbitais atómicas. Semicondutores.
- Ácidos e bases
Ácidos e bases de Lewis. Características de ácido-base ao longo da tabela periódica. Parâmetros termodinâmicos.
- Introdução aos complexos de metais de transição
Nomenclatura. Ligandos. Constituição e geometria: números de coordenação mais comuns; números de coordenação baixos e elevados; complexos polimetálicos. Isomeria e quiralidade: complexos quadrados-planos; complexos tetraédricos; complexos bipiramidais trigonais e piramidais quadrangulares; complexos octaédricos; quiralidade de ligandos.
termodinâmica da formação de complexos de metais de transição: constantes de formação; efeito quelato e efeito do macrociclo; efeitos estereoquímicos e deslocalização eletrónica.
- Estrutura eletrónica e propriedades de complexos de metais de transição. Teoria de campo de ligando; espetros eletrónicos de átomos; espetros eletrónicos de complexos; regras de seleção e intensidade; Luminescência. Magnetismo: magnetismo cooperativo; complexos com transição de spin.
- Reações em complexos de metais de transição. Reações de substituição de ligandos; velocidade das reações de substituição de ligandos; classificação dos mecanismos. Reações de substituição em complexos quadrados planos: nucleofilicidade do ligando de entrada; geometria do estado de transição. Substituição de ligandos em complexos octaédricos: leis de velocidade e sua interpretação; ativação de complexos octaédricos; hidrólise básica; estereoquímica; reações de isomerização. Reações de oxidação-redução: classificação das reações de oxidação-redução; mecanismo de esfera de coordenação interna; mecanismo de esfera de coordenação externa. Reações fotoquímicas: reações imediatas e reações atrasadas; reações d-d e de transferência de carga; transições em complexos com ligações metal-metal.
- Química dos materiais e dos nanomateriais: Síntese de materiais. Defeitos e transporte iónico. óxidos, nitretos e fluoretos de metais; sulfuretos, compostos de intercalação; Estruturas em rede covalente; hidretos e materiais de armazenamento de hidrogénio. Propriedades óticas de materiais inorgânicos; Química dos semicondutores; materiais moleculares; nanomateriais, estrutura e propriedades.
Bibliografia Obrigatória
Weller,M., Rourke, J., Overton, T., Armstrong, F.; Inorganic Chemistry, 7th Edition, OUP
Atkins Peter William 1940- 070;
Shriver & Atkins inorganic chemistry. ISBN: 978-0-19-926463-6
Bibliografia Complementar
Catherine E. Housecroft, Alan G. Sharpe;; Inorganic Chemistry, 4th edition, Pearson
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aula teóricas:
As aulas serão feitas à distância por Zoom. A apresentação usada na aula será disponibilizada na página da disciplina. Serão disponibilizados endereços da internet e ficheiros para complementar o estudo da UC. Será usada a plataforma Moodle da UP na gestão da UC.
Aulas teórico-práticas:
Resolução de problemas relativos a matéria leccionada nas aulas teóricas. Os estudantes formarão grupos de 3 e/ou 2 alunos. Os grupos terão de preparar a resolução de problemas em casa para serem apresentados durante as aulas TP.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Química > Quimíca inorgânica
Ciências Físicas > Química > Química molecular
Ciências Físicas > Química > Catálise heterogénea
Ciências Físicas > Química > Química estrutural
Ciências Físicas > Química > Catálise homogénea
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Nanotecnologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A nota final das aulas TPs terá de ser igual ou superior a 9,0 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os estudantes serão avaliados em três componentes, duas de avaliação contínua realizadas durante o período de aulas e um exame final (E). As componentes de avaliação contínua são i) TP: avaliação do trabalho de resolução de problemas em grupo, a fazer durante as aulas teórico-práticas; ii) T: Testes com periodicidade quinzenal, feitos à distância.
A classificação final será calculada pela fórmula:
Nota final= (0,60 x E) + (0,20 x T) + (0,20 x TP)
em que E é a classificação final do exame, que terá que ser ≥ 8,0; T é a classificação média dos 5 melhores testes efetuados à distância; TP é a classificação média da avaliação em grupo, que terá que ser ≥ 9,0.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Alunos Trabalhadores-Estudantes:
Os trabalhadores-estudantes podem optar por fazer apenas o exame final, sendo a sua classificação final a que obtiverem no exame.
Alunos que não podem frequentar as aulas TP
Os estudantes que comprovadamente não possam frequentar as TP, por incompatibilidade de horários ou por outro motivo considerado válido após análise pelas docentes responsáveis, poderão optar por fazer apenas o exame final, sendo que a sua classificação final a que obtiverem no exame.
Melhoria de classificação
Realização de exame final. A classificação final da melhoria será apenas a classificação obtida no exame.
Observações
Devido à incerteza sobre a evolução da pandemia de COVID-19 poderá ser necessário fazer alterações ao modo de avaliação presencial.
Todos os estudantes que tiverem que faltar a qualquer avaliação presencial devido a apresentarem sintomas de COVID-19, devem contactar com a maior brevidade as docentes para combinar um modo de avaliação alternativo.