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Métodos Estatísticos

Código: M2015     Sigla: M2015     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 3 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 2 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:Q 43 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 56 162
3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-10-10.

Campos alterados: Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição dos conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística e a sua aplicação a situações concretas.

Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que no final da unidade curricular, o estudante:

  1. Compreenda os conceitos envolvidos num estudo estatístico;  esteja consciente das inúmeras dificuldades que surgem em cada estudo particular; saiba distinguir: estudos observacionais e experimentais;  população e amostra; compreenda técnicas de amostragem, representatividade de uma amostra e esteja consciente da dificuldade em garantir que o seja; esteja sensibilizado para analisar com sensatez e espítrito crítico as conclusões de um estudo de natureza estatística.
  2. Saiba identificar, aplicar, interpretar e comparar as técnicas de Estatística Descritiva adequadas, para organizar e sumariar um conjunto de dados; 
  3. Domine e compreenda os conceitos fundamentais da teoria das probabilidades e saiba calcular probabilidades associadas aos fenómenos em estudo. 
  4. Seja capaz de caracterizar variáveis aleatórias e identificar as respectivas distribuições de probabilidade; 
  5. Saiba aplicar as técnicas adequadas de estimação para inferir sobre os parâmetros/características de uma população com base numa amostra; saiba analisar e interpretar os resultados obtidos.
  6. Compreenda os procedimentos gerais para aplicação de um teste de hipóteses.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Objectivos da Estatística e Conceitos Básicos: Variáveis estatísticas; População e amostra; Técnicas de amostragem; Estudos experimentais e observacionais.

  2. Estatística Descritiva e Análise Exploratória dos dados: conceitos fundamentais e técnicas de sumarização de dados (diagrama de pontos; histogramas; Critério de Sturges; histogramas; medidas de localização e medidas de dispersão da amostra; diagramas de caixa e bigodes; outliers).

  3. Regularidade Estatística. Teoria elementar da probabilidade (em espaços de resultados finitos e não finitos): conceitos fundamentais, interpretação dos conceitos de probabilidade; probabilidade condicionada e independência de acontecimentos; teorema da probabilidade total e fórmula de Bayes.  

  4. Variáveis aleatórias: caracterização em modelos discretos  (binomial) e contínuos (normal, qui-quadrado e t-student).  Teorema do Limite Central e suas aplicações. Aproximação binomial-normal (Teorema de Moivre Laplace) como um caso particular do TLC. Correcção de continuidade. Diagramas Q-Q para uma distribuição teórica Normal. 

  5. Distribuições por amostragem.

  6. Inferência Estatística: Estimadores. Intervalos de confiança (média, proporção, diferença de médias, etc.); testes de hipóteses.


 

Bibliografia Obrigatória

Jay L. Devore, Kenneth N. Berk, Matthew A. Carlton; Modern Mathematical Statistics with Applications - 3rd Edition, Springer, 2021. ISBN: 978-3-030-55155-1
Wild Christopher J.; Chance encounters. ISBN: 0-471-32936-3
Murteira Bento; Introdução à estatística. ISBN: 972-773-116-3

Bibliografia Complementar

Cordeiro Natália; Magalhães Alexandre; Introdução à estatística; Uma perspectiva química, LIDEL-Edições Técnicas, 2004. ISBN: ISBN: 972-757-276-6
Montgomery Douglas C.; Applied statistics and probability for engineers. ISBN: 0-471-17027-5
Samuels Myra L.; Statistics for the life sciences. ISBN: 978-0-13-122811-5 0-13-122811-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: exposição e discussão dos conceitos teóricos do programa da UC.

Aulas teóricas práticas: resolução de exercícios propostos em fichas de exercícios e referentes a cada uma das secções do Programa. Indicações e auxílio na resolução de exercícios não resolvidos em aula sempre que necessário; apoio aos alunos no esclarecimento de dúvidas nos conteúdos teóricos e/ou na resolução de exercícios.

Serão disponiblizados, em paralelo, métodos de Análise Estatística e a correspondente componente computacional, com utilização do software R.


Software

R (opcional)

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Ciências Físicas > Matemática > Teoria das probabilidades

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Sem restrições.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação por exame final

A classificação final é a que for obtida no exame da Época Normal ou, se for o caso, no exame da Época de Recurso.

Em qualquer dos casos, um estudante com nota final igual ou superior a 17.5 valores (≥17.5) poderá ter que realizar uma prova extra (oral ou escrita).

Para o acesso às de provas de avaliação, não é imposta qualquer condição aos estudantes inscritos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Qualquer tipo de avaliação especial poderá revestir uma das seguintes formas: exclusivamente uma prova oral; uma prova oral e uma prova escrita, somente uma prova escrita.

A opção por uma das alternativas compete exclusivamente ao docente responsável pela unidade curricular.

Melhoria de classificação

De acordo com os regulamentos da FCUP, mantendo-se a 'regra':

"Um estudante com nota final igual ou superior a 17.5 valores (≥17.5) poderá ter que realizar uma prova extra (oral ou escrita)".
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