Código: | Q3002 | Sigla: | Q3002 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Página Web: | |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 5 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 0 | Plano de estudos a partir de 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 40 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam as seguintes capacidades e competências: 1. Identificar os principais componentes químicos dos sistemas biológicos, caraterizar a sua estrutura e conhecer as suas principais funções. 2. Aplicar os princípios básicos da energética a processos que ocorrem nos sistemas vivos. 3. Reconhecer o papel das enzimas como catalisadores biológicos e compreender a cinética associada ao seu funcionamento. 4. Conhecer os fundamentos dos principais processos metabólicos e compreender o seu significado biológico.
A - AULAS TEÓRICAS
1. AS BASES MOLECULARES DA VIDA E PROCESSOS QUÍMICOS EM SISTEMAS BIOLÓGICOS
1.1 Constituintes químicos relevantes dos sistemas biológicos.
Água. Iões com importância biológica. Hidratos de carbono. Lípidos. Proteínas. Ácidos nucleicos. Enzimas, co-enzimas e cofactores.
1.2 Armazenamento e transmissão da informação genética.
1.3. Catabolismo e anabolismo; principais vias metabólicas.
Glucólise. Nucleogénese. Ciclo de Krebs. Fosforilação oxidativa. Comparação da eficiência energética da fosforilação oxidativa e da fosforilação ao nível do substrato. Fotossíntese.
2. ASPETOS TEMODINÂMICOS E CINÉTICOS DE PROCESSOS BIOLÓGICOS
2.1 A vida e as leis da Termodinâmica; a energia de Gibbs como critério de espontaneidade dos processos biológicos; o equilíbrio e o mínimo da energia de Gibbs
2.2 O efeito hidrofóbico e auto-agregação de macromoléculas anfifílicas,: micelas, lipossomas e membranas biológicas (sua estrutura e composição); importância vital da compartimentalização celular.
2.3 A termodinâmica do transporte através de membranas; transporte ativo e transporte passivo. Potencial electroquímico de membrana. Energética do transporte activo. Teoria quimiosmótica.
2.4 Termodinâmica das reações bioquímicas; estado padrão bioquímico, espontaneidade e acoplamento. Reações de oxidação-redução e respiração celular. Propriedades ácido-base de aminoácidos e proteínas e tampões ácido-base em ambientes biológicos.
2.3 Cinética Enzimática. Equações básicas da cinética enzimática; equação de Michaëlis-Menten. Inibição enzimática. Efeito do pH e da temperatura na velocidade das reações enzimáticas.
B - AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS Resolução de exercícios e apresentações orais de tópicos seleccionados.
BIBLIOGRAFIA 1. D. J. Nelson; M. M. Cox, Principles of Biochemistry, W.H. Freeman and Company, 4th edition, New York, 2005. 2. A. Quintas; A. P. Freire; M.J. Halpern, Bioquímica – Organização Molecular da Vida, Lidel, Lisboa, 2008. 3. I. Blei; G. Odian, General, Organic and Biochemistry, 2nd edition, W.H. Freeman and Company, New York, 2006. 4. R. Chang, Physical Chemistry for the Biosciences, University Science Books, California, 2005. 5. P. W. Atkins; J. De Paula, Physical chemistry for the life sciences, Oxford University Press, 2005.
A unidade curricular engloba aulas téoricas, nas quais se pretende a participação interessada e ativa dos estudantes, e aulas téorico-práticas, que compreendem a resolução e discussão de exercícios por grupos de estudantes, bem como apresentações orais sobre temas previamente escolhidos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 95,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 56,00 |
A frequência das aulas teórico-práticas é obrigatória. O aluno perde a frequência se exceder um número de faltas igual a 1/4 das aulas calendarizadas.
A avaliação contínua envolve a realização de dois testes T1 e T2, durante o semestre letivo, cuja média conduz a uma classificação NT
Exame na época de recurso