Biologia de Algas e Fungos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:B |
248 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
48 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das algas, dos fungos e líquenes, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, ciclos de vida, ecologia, sistemática e taxonomia e origem e evolução. Dar a conhecer alguns aspectos da biologia aplicada destes organismos, nomeadamente oseu valor como recurso e para as pessoas. Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos foram desenhados de modo a cumprirem os objectivos acima enunciados e a desenvolverem as competências designadas. Estes conteúdos programáticos visam a aquisição de conhecimentos básicos sobre a diversidade e a biologia destes organismos no ambiente e possíveis aplicações.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não tem.
Programa
Programa teórico
ALGAS
Introdução à algologia. Conceitos gerais. Estruturas celulares típicas das algas. A origem dos cloroplastos e das algas. As endossimbioses e as linhagens de algas. Estudo dos diferentes grupos de algas: Glaucophyta, Chlorophyta, Euglenophya, Chlorarachniophyta, Rhodophyta, Cryptophyta, Haptophyta, Dinophyta e Heterokontophyta.
Fisiologia e ecologia das algas. Papel das algas nos ecossistemas. Usos das algas: tradicionais, atuais e em investigação.
FUNGOS e LÍQUENES
O que são os fungos? Características fundamentais dos fungos. Estrutura somática. Parede celular. Septos hifais. Os esporos dos fungos. Origem e evolução dos fungos.
Características fundamentais dos principais grupos de fungos. Estruturas somáticas e reprodutoras. Ciclos de vida – ciclo assexual e sexual. Sistemática e taxonomia.
Micotoxinas e micotoxiocoses.
Cogumelos venenosos e alucinogénicos. Cogumelos comestíveis e medicinais. O valor nutricional dos cogumelos comestíveis.
O que são os líquenes? Características gerais dos líquenes. Substâncias liquénicas e suas funções. Os líquenes e o homem. Aplicações do estudo dos líquenes. Os líquenes como corantes. Liquenometria. Os líquenes como indicadores da qualidade do ar.
Programa prático
ALGAS
Observação de macroalgas e microalgas. Estruturas vegetativas e reprodutoras. Ciclos de vida.
Extracção de pigmentos de macroalgas seleccionadas.
FUNGOS e LÍQUENES
Observação de fungos representativos dos principais grupos.
Observação de líquenes. Organização do talo, estruturas vegetativas e reprodutoras, testes coloridos.
Bibliografia Obrigatória
WEBSTER, J. & WEBER, R. W. S. ; INTRODUCTION TO FUNGI. , Cambridge University Press, 2007
Lee Robert Edward 1942-;
Phycology. ISBN: 978-0-521-68277-0
Laura Barsanti, Paolo Gualtieri; Algae : anatomy, biochemistry, and biotechnology , 2006. ISBN: 978-0-8493-1467-4
Bibliografia Complementar
Lobban Christopher S.;
The physiological ecology of seaweeds. ISBN: 978-0-521-26508-9 0-521-26508-8
Patrick J. Keeling; The endosymbiotic origin, diversification and fate of plastids, 2010. ISBN: Phil. Trans. R. Soc. B (2010) 365, 729–748
Lewis LA, McCourt RM.; Green algae and the origin of land plants, 2004. ISBN: Am J Bot. 2004 Oct;91(10):1535-56
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas faz-se uma exposição da matéria, sempre que possível de forma interactiva com os alunos. Nas aulas práticas, são realizadas, pelos próprios alunos, experiências representativas da temática da disciplina. Os resultados são discutidos no fim de cada experiência. Os alunos têm à sua disposição um guia dos trabalhos práticos, com a descrição de todas as experiências, e bibliografia fundamental de apoio às experiências. No sistema SIGARRA disponibilizam-se elementos complementares para o estudo das matérias das aulas teóricas e práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
48,00 |
Total: |
48,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de assistência a pelo menos 3/4 das aulas práticas dadas.
Os alunos repetentes que tiveram frequência no ano anterior, poderão pedir dispensa de frequência às aulas práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Corresponde à do exame final escrito, que tem uma duração de 2 horas. Não existem exames orais.
Material bibliográfico de apoio às aulas é disponibilizado no sistema SIGARRA, anexo a cada aula teórica e prática.
Além do exame final (Época Normal e Época de Recurso), os alunos terão a possibilidade de fazer a disciplina,
antecipadamente, através de duas Frequências.
Frequência I: Parte Algas: 10 valores.
Frequência II: Parte Fungos & Líquenes: 10 valores
Se o aluno realizar as duas Frequências e obtiver mais de 9,5 valores, está aprovado na UC. A classificação será lançada no Exame da Época Normal.
Se o aluno realizar só uma das Frequências, pode manter esta nota no Exame (Normal ou Recurso) e só realizar a outra parte.
Frequência ou Exame:
Parte Algas – 10 valores: 7 parte T, 3 parte TP
Parte Fungos e Líquenes – 10 valores: 7 parte T, 3 parte TP
As provas de Frequência e Exame incidem sobre matérias das aulas teóricas e práticas-laboratoriais.
Nas Melhorias de exame, os alunos têm de realizar o exame completo.
Provas e trabalhos especiais
Não tem.
Trabalho de estágio/projeto
Não tem.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não tem.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação do exame final processa-se de acordo com o regulamento.
Observações
Coordenador: João P. S. Cabral