Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > CC4026
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Tópicos Avançados em Lógica

Código: CC4026     Sigla: CC4026     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~sandra/Home/TAL1819.html
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:CC 9 PE a partir do ano letivo de 2014 1 - 6 42 162
MI:ERS 5 Plano Oficial desde ano letivo 2014 4 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-11-26.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aplicação de tópicos avançados de lógica na resolução de problemas em várias áreas de ciência de computadores.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o aluno:
- perceba a importância da utilização da lógica e dos sistemas formais na resolução de problemas concretos;
- seja capaz de modelar problemas concretos em diferentes sistemas de lógica e resolvê-los utilizando ferramentas adequadas (SAT e SMT solvers);
- seja capaz de relacionar teoria de prova com programação em diversos paradigmas (com enfase para o funcional e lógico).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de lógica, equivalentes a um curso standard de lógica de uma licenciatura.

Programa

- Lógica intuicionística: lógica proposicional; dedução natural; relações entre a lógica clássica e intuicionistica; teoria de tipos; termos-prova; provas como programas (o isomorfismo de Curry-Howard); reduções como regras de computação; programação funcional; lógica intuicionística de primeira ordem; números naturais; definições indutivas.
- Resolutores SAT: lógica proposicional; problemas de decisão SAT e VAL; formas normais; equisatifabilidade; codificação de Tseitin; algoritmos de resolução SAT (conceitos básicos); Framework DPLL e suas optimizações; modelação de problemas concretos em lógica proposicional e resolução usando um resolutor SAT;
- Resolutores SMT: lógica proposicional de primeira ordem(FOL);
problemas de decisão SAT e VAL; formas normails (Herbrantização e Skolemização); FOL com igualdade.  Teorias de primeira ordem: conceitos básicos e problemas de decidibilidade; diferentes teorias (igualdade, inteiros, aritmética linear; reais ; arrays); combinação de teorias; satisfabilidade módulo teorias; resolutores SMT; SMT-LIB; aplicações.

Bibliografia Obrigatória

Kroening Daniel; Decision procedures. ISBN: 9783540741046
Goubault-Larrecq Jean; Proof theory and automated deduction. ISBN: 978-0-7923-4593-0

Bibliografia Complementar

Morten Heine Sørensen and Pawel Urzyczyn; Lectures on the Curry-Howard Isomorphism, Elsevier Science, 2006. ISBN: 978-0444520777
Huth Michael 1962-; Logic in Computer Science. ISBN: 0-521-54310-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas e resolução de problemas e casos de estudo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

Não existem condições de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Primeiro teste (50% de peso na nota final).
Segundo teste (50% de peso na nota final).
Sendo PT a classificação obtida  no primeiro teste e ST a
classificação obtida no segundo teste, então a nota final é dada por:
F = PT*(0.5) + ST*(0.5)
PT,ST >= 6 e F >= 9.5
Não obterão aprovação na avaliação distribuída, os alunos que não obtiverem um mínimo de 6 valores (em 20) em cada teste. Para os alunos que não obtiverem aprovação, haverá um exame de recurso cotado para 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

A definir mais tarde.

Trabalho de estágio/projeto

A definir mais tarde.

Melhoria de classificação

Os alunos que não tiveram aprovação através da realização dos dois testes, ou que queiram melhorar a classificação obtida, podem fazê-lo na época de recurso. O exame de melhoria de nota é classificado para 20 valores.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 00:39:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias