Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:CC
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Ciência de Computadores

Propinas Consultar
Vagas   40
1ª Fase 4
2ª Fase 4
3ª Fase 32 + sobrantes
Nº Mínimo 10 estudantes

O Mestrado em Ciência de Computadores visa a formação avançada e de qualidade de profissionais e investigadores em diferentes especialidades da área científica de Ciência de Computadores. Procura-se melhorar os conhecimentos técnicos de informática dos licenciados que pretendam de imediato uma carreira profissional e, simultaneamente, cimentar os conceitos teóricos daqueles que queiram prosseguir uma formação académica. Em particular, este mestrado interessa aos licenciados que procurem um complemento da sua formação; uma atualização técnica e científica que permita uma melhor resposta às solicitações do mercado de trabalho; e/ou uma preparação adequada para prosseguir uma formação pós-graduada ao nível de doutoramento.


Áreas de Especialização

O Mestrado tem 3 especializações, para além de um percurso genérico.
  • Computação Confiável: Fundamentos da computação e metodologias rigorosas de programação com aplicação imediata em áreas como segurança informática e sistemas críticos.
  • Sistemas Paralelos e Distribuídos: Sistemas distribuídos de elevado desempenho, redes peer-to-peer, mobilidade de recursos e computação avançada, sistema embebidos e distribuídos. Essencial para tarefas computacionais exigentes.
  • Data Mining e Processamento de Dados: Data mining, bases de dados avançadas, processamento de documentos estruturados, processamento de imagem, entre outras. Crescente aplicação nas empresas e na investigação científica.

Língua de Trabalho

O MCC é um mestrado que tem crescido no número de estudantes internacionais admitidos. A lecionação e os materiais disponibilizados poderão ser em português ou em inglês, sendo dada preferência ao inglês sempre que se haja estudantes que não dominem a língua portuguesa. Por isso, os candidatos ao MCC devem ter um bom domínio da língua inglesa.


Competências Profissionais

Neste Mestrado são aprofundadas competências profissionais em Ciência de Computadores / Informática através das componentes teórica, prática e de investigação, para seguir de imediato uma carreira numa empresa, ou a investigação científica. É privilegiado o contacto com as empresas e com os centros de investigação de excelência (INESC TEC, IT-Instituto de Telecomunicações e CMUP).

Saídas Profissionais

Este mestrado permite o acesso a carreiras ligadas à computação, tais como programador avançado, analista de sistemas, gestor de bases de dados, data miner, gestor de projetos informáticos, administrador de sistemas, etc. Fornece também excelente preparação para um doutoramento em qualquer parte do mundo quando o objetivo é uma carreira de investigação de excelência ou um emprego técnico altamente qualificado. Os conhecimentos e as competências adquiridas são também um excelente suporte para uma carreira docente de sucesso.

Condições de Acesso

  • Detentores de uma licenciatura em Ciência de Computadores, Informática, Engenharia Informática, Ciências da Computação, Matemática ou em outras áreas afins;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado.
  • Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.

Critérios de Seleção e Seriação

Na seriação serão seguidos os seguintes princípios:
  • Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada, seguindo os critérios abaixo indicados.
  • Posteriormente, serão seriados os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente compe-tente, de acordo com os critérios abaixo indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curricu-lares realizadas, aplicando uma penalização de 10% por cada unidade curricular em falta para a conclusão do grau.

Em caso de empate, os alunos em causa serão seriados pela média, obtida segundo os critérios abaixo indicados.
  • Currículo e conhecimentos técnicos. Serão valorizados conhecimentos básicos de programação (algoritmos, estruturas de dados, etc), assim como um forte conhecimento de base na área da Matemática. Será também valorizada experiência profissional em Sistemas Informáticos e Programação que demonstre aptidões para a frequência de um Mestrado em Ciência de Computadores. (30%)
  • Adequação da licenciatura às características do mestrado. Serão valorizadas as licenciaturas com uma forte componente de base na área de Ciência de Computadores. Licenciaturas em áreas afim terão uma valorização proporcional à cobertura das respectivas licenciaturas na área de Ciência de Computadores. (30%)
  • Média da licenciatura à data da candidatura. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, considera-se a média curricular à data de candidatura, aplicando uma penalização de 10% por cada unidade curricular em falta para a conclusão do grau. (40%)
Critérios de desempate de candidatos:
  • Entrevista de seleção. O candidato será questionado sobre o seu percurso académico, com o intuito de melhor auferir os conhecimentos técnicos do candidato e a sua adequação às características do mestrado. Em caso de empate, será dada prioridade a candidatos que demonstrem um maior domínio sobre conhecimentos básicos em Ciência de Computadores, essenciais à frequência do Mestrado.

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.cc.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.cc@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6026
Diretor: Pedro Vasconcelos
Sigla: M:CC
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ciência de Computadores - Sistemas Paralelos e Distribuídos (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ciência de Computadores (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ciência de Computadores - Computação Confiável (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ciência de Computadores - Data Mining e Processamento de Dados (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciência de Computadores - Computação Confiável (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciência de Computadores (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciência de Computadores - Data Mining e Processamento de Dados (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciência de Computadores - Sistemas Paralelos e Distribuídos (72 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-08-04 I  Página gerada em: 2024-04-25 às 17:27:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias