Código: | Q244 | Sigla: | Q244 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Página Web: | |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:Q | 17 | Plano de estudos Oficial | 2 | - | 5 | - |
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
Pretende-se os estudantes desenvolvam as seguintes capacidades e competências: 1. Identificar os principais componentes químicos dos sistemas biológicos, caraterizar a sua estrutura e conhecer as suas principais funções. 2. Aplicar os princípios básicos da energética a processos que ocorrem nos sistemas vivos. 3. Reconhecer o papel das enzimas como catalisadores biológicos e compreender a cinética associada ao seu funcionamento. 4. Conhecer os fundamentos dos principais processos metabólicos e compreender o seu significado biológico.
A - AULAS TEÓRICAS
1. AS BASES MOLECULARES DA VIDA
1.1 Constituintes químicos relevantes dos sistemas biológicos Água. Iões com importância biológica. Glícidos. Lípidos. Proteínas. Ácidos nucleicos.
1.2 A célula e as membranas biológicas Estrutura e composição das membranas. Compartimentalização.
1.3 Informação genética: armazenamento e transmissão.
2. PROCESSOS FíSICO-QUÍMICOS EM SISTEMAS BIOLÓGICOS
2.1 Bioenergética e Auto-agregação Estado padrão bioquímico; termodinâmica das reações bioquímicas; acoplamento de reações. Fenómenos de auto-agregação molecular: micelas, lipossomas, membranas e fases líquido-cristalinas; diagramas de fase de lípidos (exemplos). Permeabilidade membranar; transporte passivo e ativo. Potencial de membrana: potencial electroquímico; equilíbrio electroquímico. Energética do transporte ativo. Teoria quimiosmótica.
2.2 Cinética Enzimática Equações básicas da cinética enzimática; equação de Michaëlis-Menten. Inibição enzimática. Efeitos alostéricos. Efeito do pH e da temperatura na velocidade das reacções enzimáticas.
2.3 Principais vias metabólicas celulares Glicólise. Nucleogénese. Ciclo de Krebs. Fosforilação oxidativa. Comparação da eficiência energética da fosforilação oxidativa e da fosforilação ao nível do substrato. Fotossíntese.
B - AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS Resolução de exercícios e apresentações orais de tópicos seleccionados.
BIBLIOGRAFIA 1. D. J. Nelson; M. M. Cox, Principles of Biochemistry, W.H. Freeman and Company, 4th edition, New York, 2005. 2. A. Quintas; A. P. Freire; M.J. Halpern, Bioquímica – Organização Molecular da Vida, Lidel, Lisboa, 2008. 3. I. Blei; G. Odian, General, Organic and Biochemistry, 2nd edition, W.H. Freeman and Company, New York, 2006. 4. R. Chang, Physical Chemistry for the Biosciences, University Science Books, California, 2005. 5. P. W. Atkins; J. De Paula, Physical chemistry for the life sciences, Oxford University Press, 2005.
A unidade curricular engloba aulas téoricas, nas quais se pretende a participação interessada e ativa dos estudantes, e aulas téorico-práticas, que compreendem a resolução e discussão de exercícios por grupos de estudantes, bem como apresentações orais sobre temas previamente escolhidos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 80,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 84,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 140,00 |
A frequência das aulas teóricas e teórico-práticas é obrigatória. O aluno perde a frequência se exceder um número de faltas igual a 1/4 das aulas previstas: aulas teóricas, 7 faltas; aulas teórico-práticas, 3 faltas.
A avaliação envolverá duas componentes: (i) assiduidade e realização de problemas ou apresentações orais, nota N(AC); (ii) exame final escrito, nota NE.
A nota final será calculada da seguinte forma:
NF = 0.20 x N(AC) + 0.80 x NE.
Os alunos podem optar por substituir o exame final pela realização de 3 testes (T1, T2 e T3), correspondentes aos 3 módulos da disciplina, sendo: NE = (T1+T2+T3) / 3. Os testes T1 e T2 serão realizados durante o semestre lectivo em data a combinar. O teste T3 será realizado no dia do exame da época normal. Nesta época os alunos podem também fazer melhoria de uma ou das duas partes T1 ou T2. No exame da época de recurso podem realizar qualquer das partes. A nota NE é sempre calculada com as melhores classificações obtidas nas diferentes partes e será recalculada para 16.0 valores (80% de NF). A nota N(AC), correspondente a 4.0 valores (20% de NF), tem as seguintes componentes: assiduidade/participação nas aulas; avaliação das aulas teórico-práticas.
Os alunos com o estatuto de Trabalhador-Estudante que não possam frequentar as aulas téoricas ou teórico-práticas deverão contactar o regente da disciplina no sentido da respectiva N(AC) ser substituída pela nota de um trabalho monográfico ou apresentação oral.
Os estudantes poderão melhorar a nota final por melhoria da nota NE, através da realização de qualquer um módulos T1, T2 ou T3 no exame de melhoria de nota.