Código: | B210 | Sigla: | B210 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Arquitetura Paisagista |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AP | 24 | Planos de estudos a partir 2009 | 2 | - | 7,5 | - | |
L:AST | 0 | Plano de Estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:F | 1 | Plano de estudos a partir de 2008 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:G | 0 | P.E - estudantes com 1ª matricula anterior a 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |
P.E - estudantes com 1ª matricula em 09/10 | 3 | - | 7,5 | - | |||
L:M | 0 | Plano de estudos a partir de 2009 | 3 | - | 7,5 | - | |
L:Q | 0 | Plano de estudos Oficial | 3 | - | 7,5 | - |
O objectivo básico do curso é que o aluno compreenda o modo como a anatomia está associada à função das plantas. Pretende-se ainda que o aluno adquira competências para identificar estruturas específicas a determinadas funções.
As plantas são organismos complexos e o curso explora aspectos que as tornam peculiares, centrando-se especialmente nos processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objectivo do curso que o aluno compreenda o modo como as plantas interactuam com o meio ambiente.
A frequência da Unidade curricular deverá permitir aos alunos, terem competência e capacidade para:
(a) Compreender a importância das plantas na sociedade actual
(b) Relacionar características anatómicas da planta com a sua função, habitat que ocupado e resposta ao meio ambiente
(c) Compreender a fisiologia básica das plantas e forma como esta é regulada pelos sinais endógenos e ambientais
(d) Compreender as potencialidades da biotecnologia vegetal, seus usos e aplicações
Importância da investigação na área da “Biologia das plantas”: Principais características que realçam a importância e peculiaridade das plantas e razões que justificam o seu estudo.Mecanismo de controlo do funcionamento dos estomas e sinais ambientais de regulação. Fitocromo e fotocontrolo do desenvolvimento da planta. Fotomorfogénese mediada pela luz vermelha. Fitocromo: propriedades e funções ecológicas - movimentos de sono, fuga à sombra e germinação de sementes. Respostas à luz azul: fototropismo, inibição rápida do alongamento do caule e estimulação da abertura dos estomas. Fotoreceptores da luz azul: criptocromos, fototropinas e zeaxantina. Fotossíntese: conceitos gerais e considerações fisiológicas e ecológicas. Fisiologia da floração. Respostas fisiológicas e adaptações das plantas aos factores de stresse ambiental abiótico: stresse hídrico; stresse térmico; stresse luminoso; stresse oxidativo. Respostas e adaptações ao stresse biótico: defesa das plantas a ataque por herbívoros e agentes patogénicos e resposta à presença de plantas antagonistas.
Nutrientes minerais. Critérios de essencialidade. Elementos essenciais. Classificação dos nutrientes vegetais: critério quantitativo e fisiológico. Hidroponia: princípios e aplicações. Percurso radial dos nutrientes através das raízes. Absorção de nutrientes e sistemas de transporte através das membranas. Carregamento do xilema. Translocação dos elementos na planta. Transporte no floema e mobilidade dos nutrientes no floema. Importância da mobilidade no floema para diagnóstico da sintomatologia de carência nutricional. Função e sintomatologia carencial dos macronutrientes e dos micronutrientes Mn e Fe. Principais limitações da análise de sintomatologia. Diagnósticos bioquímicos de carência nutricional.
Crescimento e desenvolvimento das plantas e sinais internos e ambientais. Moléculas sinal nas plantas. Fito-hormonas; conceito e percepção. Grupos de fito-hormonas. Auxinas: descoberta e natureza química. Auxinas nativas e de síntese. Biossíntese e transporte do IAA. Efeitos fisiológicos das auxinas. Aplicações práticas. Giberelinas (GAs); descoberta e natureza química. Regulação da biossíntese. Efeitos fisiológicos das GAs e mecanismos de acção. Transdução do sinal GAs nas células da camada de aleurona. Aplicações comerciais. Inibidores da biossíntese das GAs e sua possível utilização. Citocininas: descoberta e identificação; formas livres e ligadas; locais de biossíntese e transporte. Efeitos fisiológicos. Principais aplicações práticas. Características das plantas com sobre-expressão das citocininas e potencial utilização. Etileno; descoberta, estrutura e biossíntese. Regulação da biossíntese. Efeito de factores ambientais e da auxina na produção de etileno. Efeitos fisiológicos do etileno e modo de acção. Aplicações comerciais. Ácido Abcísico (ABA); descoberta, natureza química, locais de biossíntese e transporte. Variação do nível de ABA durante o desenvolvimento da semente em resposta a stress ambiental. Efeitos fisiológicos. Transdução de sinal do ABA nas células de guarda. Brassinoesteróides (BRs); descoberta, ocorrência nas plantas, biossíntese e transporte. Principais efeitos fisiológicos. Papel dos BRs na protecção de plantas contra stresses. BRs como nova estratégia para a protecção das plantas.
Biotecnologia vegetal - princípios e aplicações. Noções fundamentais sobre culturas de células e de tecidos vegetais in vitro. Propagação de plantas in vitro. Importância da micropropagação na produção de plantas com interesse comercial. Plantas transgénicas: tecnologia; importância; usos e aplicações; preocupações relativamente ao seu uso.
A bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca do departamento de Biologia (ed. FC4). Serão ainda disponibilizados pelos docentes da disciplina elementos complementares de estudo e consulta.
Os conteúdos serão desenvolvidos em aulas teóricas e práticas.
As aulas teóricas serão maioritariamente expositivas, embora nas aulas teóricas seja incentivada a participação dos alunos através de uma componente de discussão. A apresentação da matéria será acompanhada pela projeção de imagens e esquemas que ilustrem convenientemente a exposição oral. O acompanhamento da matéria leccionada nas aulas teóricas deverá ser feito através da consulta de bibliografia: livros de texto, websites e artigos científicos.
Em relação às aulas práticas será fornecido aos alunos, um “Guia de apoio aos trabalhos práticos” contendo os procedimentos experimentais e no qual estarão também incluídos o programa e a calendarização das respectivas aulas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 90,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Frequência obrigatória às aulas práticas – mínimo 2/3.
Realização do trabalho prático.
Será dada dispensa das aulas teóricas e práticas a alunos repetentes que obtiveram frequênciaà UC nos 2 anos lectivos anteriores
Exame teórico (T) – 12 valores; nota mínima 5 valores
Exame teórico-prático (TP) – 6 valores; nota mínima - 2,5 valores
Trabalho laboratorial (TL) - 2 valores
Nota Final = T+TP+ TL.
Aprovação obtida com nota igual ou superior a 9,5 valores
Para melhoria de nota final o aluno necessita de requerer nova prova de exame, de acordo com a legislação vigente relativa ao assunto.