Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > FCUP e Casa das Ciências organizam conferência sobre alterações climáticas
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

FCUP e Casa das Ciências organizam conferência sobre alterações climáticas

Inscrições (gratuitas) até 28 de abril | Conferência realiza-se no dia 4 de maio


A Casa das Ciências e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão a organizar, em conjunto, uma conferência sobre as alterações climáticas, que contará com a participação de investigadores de norte a sul do país. 

O evento, com data marcada para 4 de maio, contará com uma série de palestras, presenciais, mas transmitidas online, de acesso gratuito. Uma delas será dada na FCUP por Orfeu Bertolami, docente do Departamento de Física e Astronomia, com o tema "A Física das Alterações Climáticas". "Discutiremos alguns aspetos da variabilidade climática e uma nova abordagem para entendê-los, com particular ênfase no papel das atividades humanas na problemática das alterações climáticas. Apresentaremos também algumas propostas para estimular a restauração de ecossistemas", pode ler-se na descrição da palestra. 

Para além do docente da FCUP, participam ainda na iniciativa Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Luís Vítor Duarte, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Carmen Diego Gonçalves, do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e João Ribeiro Mendes do Departamento de Filosofia da Universidade do Minho. 

As inscrições para as palestras, que se destinam a todo o público interessado e também a alunos de ensino secundário e superior, estão abertas até 28 de abril. 

"Agir é urgente"

A conferência surge num contexto em que as consequências das alterações climáticas cada vez mais se fazem sentir. "A comunidade científica, que há vários anos estuda causas e efeitos, não tem ainda um consenso sobre causas, embora os efeitos aparentemente ninguém os nega. Uma coisa é certa: agir é urgente, sobretudo a nível político e socioecónomico. A comunidade científica poderá e deverá ter um papel determinante na definição de políticas que garantam um planeta e uma economia sustentáveis para as gerações futuras", refere João Nuno Tavares, diretor da Casa das Ciências e docente do departamento de Matemática da FCUP. 

Esta semana, as Nações Unidas declararam que as alterações climáticas estão a pôr em risco um terço dos locais considerados património natural da humanidade e um sexto do património cultural mundial.









Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt   


Renata Silva. SICC. 20-04-2022

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2022-06-30 às 12:12:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias