Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Notícias > Inovação Pedagógica da U.Porto premeia projeto da FCUP
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Informações

Inovação Pedagógica da U.Porto premeia projeto da FCUP

Projeto foi submetido por uma equipa do Departamento de Física e Astronomia


O projeto Expansão e Compressão de Materiais uma plataforma pedagógica transversal, da autoria de investigadores e docentes do Departamento de Física e Astronomia, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi um dos vencedores do concurso anual de Projetos de Inovação Pedagógica, organizado pela U.Porto. 

"Um cientista/engenheiro deve ser capaz de acompanhar o ritmo crescente das descobertas/inovações e deve conseguir fazê-lo como membro duma equipa multidisciplinar", pode ler-se na descrição do projeto. Este é o pressuposto em que assenta esta iniciativa submetida a concurso pelo investigador João Horta Belo e pelos docentes André Pereira, Carla Carmelo Rosa e João Pedro Araújo. 

A iniciativa da FCUP pretende, assim, "capacitar os alunos com mais ferramentas técnicas e organizacionais no último ano da sua licenciatura". O projeto propõe a introdução de um novo trabalho laboratorial “Expansão e compressão de materiais” na UC “Laboratórios de Física III” do 3º ano das licenciaturas de Física e Engenharia Física

Este tópico tem como mais-valias colmatar a ausência de trabalhos laboratoriais relacionados com esta propriedade, introduzir uma nova propriedade física que é correlacionável com outras grandezas abordadas ao longo da UC, disseminar as aplicações tecnológicas transversais desta propriedade (das panelas de cozinha a telescópios de precisão), e explorar os desafios técnicos da medição de variações de comprimentos da ordem dos nanómetros.

"Para além destas mais-valias teóricas/técnicas, com este novo trabalho pretendemos também introduzir uma inovação pedagógica: cada turma da UC (tipicamente 18 alunos, agrupados em pares ou trios) será uma única equipa de investigação. Esta ficará responsável pela identificação, gestão, organização e desenvolvimento das tarefas que compõem todo o trabalho laboratorial que decorrerá ao longo de todo o semestre", descrevem os investigadores, na candidatura. 

Este concurso, de acordo com o respetivo regulamento e respeitando a tradição instituída nos últimos anos, pretende distinguir um conjunto de projetos pedagógicos inovadores nas suas várias dimensões. Os projetos, delineados para unidades curriculares já em funcionamento na Universidade, deverão revelar, da parte dos seus proponentes, uma estratégia de intervenção pedagógica consistente, refletida e fundamentada que promova o envolvimento ativo dos estudantes, o uso de recursos inovadores e a melhoria geral dos processos de ensino e aprendizagem. 

O júri reuniu a 4 e a 14 de fevereiro e selecionou, para além deste projeto, mais 7 projetos da U.Porto para financiamento que serão apresentados à comunidade académica (em comunicação de 10 minutos) no Workshop de Inovação e Partilha Pedagógica U.Porto, agendado para os dias 6 e 7 de abril de 2022. 



inovpedagogica-fcup





Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  


Renata Silva. SICC. 02-03-2022

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2022-06-30 às 12:30:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias