Você está em: Início > Notícias > Prémio Projeto da FCUP vence Prémio Empreendedorismo e Inovação da Caixa Agrícola
Mapa das Instalações

Vencedor na modalidade Agro-indústria 4.0

premio-credito-agricola

O projeto SpecTOM, de investigadores da
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), acaba de conquistar o Prémio Empreendedorismo e Inovação da Caixa Agrícola (8ª edição) na modalidade Agro-indústria 4.0, destinada a soluções tecnológicas digitais que promovam a otimização da produção e a gestão eficiente de recursos.

O prémio, no valor de 5 mil euros, foi entregue à equipa da FCUP e do INESC TEC, numa cerimónia que decorreu no dia 23 de fevereiro.

Esta equipa, constituída por docentes, investigadores e estudantes do doutoramento em Ciências Agrárias e do doutoramento em Química Sustentável, está a desenvolver uma plataforma tecnológica capaz de gerar imagens não invasivas e composicionais de tecidos vegetais e animais, com recurso a equipamento de espectroscopia inteligente.

Trata-se de uma solução portátil e não invasiva, que permite um diagnóstico em tempo real sobre o estado e/ou evolução de doenças/lesões internas, bem como sobre a resposta aos tratamentos.

Como fatores inovadores, esta plataforma apresenta a facilidade na visualização dos resultados com discriminação espacial e, para além de ser uma ferramenta importante para a agricultura de precisão, pode também ser aplicada nas áreas de medicina veterinária e humana.

Recorde-se que, em 2021, o projeto conquistou também financiamento, no valor de 10 mil euros, no âmbito do BIP Proof – um programa de atribuição de apoios para prova de conceito da Universidade do Porto, da Fundação Amadeu Dias e da Santander Universidades.

Este trabalho resulta de uma parceria entre o INESC TEC e a U.Porto, e conta com a participação de Rui Martins, responsável pelo projeto e investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP), e com o apoio de Bruno Santos, do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) em questões de transferência e valorização de tecnologia. O projeto integra também a participação do investigador do INESC TEC Filipe Santos, e dos docentes da FCUP, Mário Cunha, Pedro Jorge (INESC TEC) e Fernando Tavares (CIBIO-InBIO), e ainda, dos estudantes de doutoramento Aníbal Silva, Renan Tosin e Mafalda Pereira.

equipaspectom
© DR | Na foto: da esquerda para a direita: Renan Tosin, Mafalda Pereira, Rui Martins, Mário Cunha e Aníbal Silva

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt

Renata Silva. SICC. 28-02-2022