Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Áreas científicas da FCUP em destaque num dos mais prestigiados rankings do mundo
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Áreas científicas da FCUP em destaque num dos mais prestigiados rankings do mundo

U.Porto entre as melhores universidades em 32 disciplinas científicas


A Ciência e Tecnologia Alimentar, uma das áreas científicas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), coloca a Universidade no top 15 das universidades a nível mundial que mais e melhor investigação produz neste domínio. A informação está no prestigiado 
Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, recentemente divulgado e que coloca a U.Porto entre as melhores universidades em 32 disciplinas científicas, distinguindo-se como líder nacional em 14 das disciplinas analisadas.

Neste ranking, em comparação com as restantes universidades portuguesas, a U.Porto surge como a melhor classificada em mais oito domínios (mais dois do que na edição anterior). A saber: Engenharia Biomédica (na posição 76-100 mundial), Engenharia Química (76-100), Ciências Farmacêuticas (101-150), Saúde Pública (101-150), Biotecnologia (151-200), Ecologia (151-200), Instrumentos de Ciência e Tecnologia (151-200) e Medicina Clínica (151-200).

Para além de áreas como a Ecologia, as Ciências Biológicas ajudam também a U.Porto a destacar-se entre as melhores, tendo ficado classificada a nível mundial na posição 201-300. 

A Universidade do Porto está ainda entre as 101 e as 150 melhores do mundo nas áreas das Ciências Agrárias; entre as 151 e as 200 melhores em Engenharia Civil e Oceanografia; entre as 201 e as 300 melhores em Ciência e Engenharia do Ambiente, Ciência e Engenharia da Energia, Engenharia Mecânica, Geografia e Hospitalidade e Gestão de Turismo; entre as 301 e as 400 melhores em Ciência Atmosférica, Ciência e Engenharia de Computadores, Ciências Biológicas Humanas, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Gestão e Matemática; e entre as 401 e as 500 melhores em Economia, Educação, Física e Química.

Considerado um dos mais prestigiados rankings do mundo, o ranking de Xangai por disciplinas - cujos resultados podem ser consultados aquianalisou este ano o desempenho científico de mais de 4000 universidades de 93 países, em 54 disciplinas relacionadas com os domínios das Ciências Naturais, da Engenharia, das Ciências da Vida, das Ciências Médicas e das Ciências Sociais.



Como foi feita a avaliação?

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 é realizado com base em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, como o número de publicações, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base nos bancos de dados Web of Science e InCites). São ainda valorizados critérios como colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação (ver Metodologia).



Para saber mais sobre o Academic Ranking of World Universities (ARWU)http://www.shanghairanking.com



ranking shanghai

©NTE/LF



Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  


Renata Silva. SICC. 02-06-2021

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2022-10-04 às 01:36:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias