Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > FCUP celebrou 109 anos com homenagem à ciência
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

FCUP celebrou 109 anos com homenagem à ciência

Auditório Ferreira da Silva foi palco de uma celebração marcada pela adaptação da FCUP aos tempos de pandemia


A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) assinalou, na passada quarta-feira, dia 14 de outubro, o seu 109º aniversário de forma diferente dos anos anteriores. De fitas amarelas e pretas, com as devidas distâncias, e com um número limitado de convidados, o Auditório Ferreira da Silva foi palco de uma celebração marcada pela adaptação da FCUP aos tempos de pandemia.

Com o lema “Ciência: conhecer mais para temer menos”, o Dia da FCUP abriu com as palavras da diretora Ana Cristina Freire, que destacou todas as mudanças que existiram na faculdade devido à Covid-19 e apelou a uma postura de “responsabilidade social e de agente de saúde pública” de toda a comunidade, e em particular dos estudantes, dentro e fora do Campus da FCUP. “Façam das aulas momentos de grande prazer, cumprindo as regras de higiene e de segurança da FCUP”, exortou a diretora.

Para Ana Cristina Freire, este período de pandemia desenvolveu na FCUP a capacidade de se “adaptar a imprevistos e reinventar em tempo real”. E foi o que aconteceu com o ensino: “Mudámos praticamente de um dia para o outro do ensino presencial para o ensino a distância”.

Numa cerimónia que procurou também enfatizar a importância das ciências fundamentais em tempos de Covid-19, falou-se ainda de internacionalização na altura em que vivemos. Diretamente de Paris, a oradora convidada, Sandrine Lacombe, coordenadora da European Alliance for Global Health (EUGLOH), consórcio em que a Universidade do Porto é parceira, falou sobre o impacto da pandemia na estratégia de internacionalização.

A Professora Catedrática e Vice-Reitora na Universidade de Paris-Saclay salientou a importância das parcerias e da melhoria da internacionalização em casa e da “mobilidade virtual”, através, por exemplo, de cursos online.

Para além de Sandrine Lacombe, houve também lugar às intervenções do colaborador Daniel Pereira, responsável pelo Núcleo de Tecnologias Educativas da FCUP e pelo ensino a distância na faculdade, do Presidente da Associação de Estudantes, João Fonseca, e do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

Prémio Centenário pela primeira vez no feminino

No Dia da FCUP 2020, destacou-se ainda a entrega do Prémio Centenário. À semelhança do ano passado, com a entrega a ser a dobrar, a dois docentes que já foram diretores da FCUP, este prémio foi atribuído a duas personalidades importantes para a faculdade. Foram Prémios Centenário Pedro Ventura Silva, docente do departamento de Matemática e que assumiu, aos 44 anos, a direção da FCUP, entre julho de 2009 a abril de 2010, e Maria João Ramos, docente e investigadora da FCUP, e a primeira mulher a ser distinguida com este prémio.  

A cerimónia, que foi mais curta do que o habitual, contou ainda com as atuações das tunas académicas da FCUP, Javardémica e Cientuna e com uma homenagem aos estudantes, funcionários docentes e não docentes, estudantes, associações e núcleos estudantis que mereceu este ano um destaque numa página dedicada ao Dia da FCUP.

fotodiafcup
© Egidio Santos

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 



Renata Silva. SICC. 18-10-2020


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2022-12-10 às 02:17:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias