FCUP desenvolve projeto sobre redes sociais
Sistema de deteção de conteúdo relevante no Facebook e Twitter
Três docentes do departamento de Ciência dos Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Álvaro Figueira, Luís Torgo e Pedro Ribeiro integram a equipa do projeto
REMINDS (
Relevance Mining and Detection System) que desenvolveu um sistema automático capaz de detetar conteúdo relevante nas redes sociais.
A pensar num destinatário em particular, os jornalistas, este sistema que também se adapta ao público em geral prevê de forma automática se uma publicação do Facebook ou do Twitter é ou não relevante, usando mais de 30 recursos, entre os quais: o conteúdo da publicação e suas estatísticas, o sentimento que transmite e obtém como feedback, o sentimento associado às entidades nele referidas, a dinâmica do feedback recebido e o tipo de links externos usados. Além de tudo isso, esta nova abordagem integra o uso de “recursos substitutos” (surrogate features), confiáveis para critérios jornalísticos de deteção de relevância e que de outra forma seriam difíceis de serem computados.
Entre os resultados do REMINDS, estão um sistema web-based que consegue detetar publicações relevantes e não-relevantes nas redes soviais, vários modelos de deteção de relevância e a identificação das características que afetam a perceção humana de relevância. O projeto proporcionou ainda a formação avançada de novos investigadores de mestrado e de doutoramento e apresentou cerca de 30 publicações em revistas científicas e conferências internacionais.
Este projeto internacional, que surgiu no âmbito de uma colaboração de Portugal com o programa UT Austin, contou com a participação de 23 investigadores de instituições como o INESC TEC, através do Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS) e do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), unidades de investigação parceiras da FCUP, e do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG), a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e o CISUC (Centre for Informatics and Systems) da Universidade de Coimbra. Do lado americano, estiveram envolvidos o Texas Advanced Computing Center (TACC), a School of Information, ambos da UT@Austin, e ainda a IBM-NewYork.
Apesar do projeto ter terminado no final de 2017, a equipa continua a produzir resultados depois da criação de um protótipo deste sistema que se encontra alojado no CRACS. Os investigadores estão a tratar as bases de dados para que sejam disponibilizadas livremente à comunidade académica e a estudar formas de alterar dinamicamente o modelo usado no protótipo, em função das características da publicação a analisar.
Divulgue os seus eventos e projetos |
comunica@fc.up.pt