Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:EG
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Engenharia Geográfica

Propinas Consultar
Vagas 20
Vagas 1ª fase 2
Vagas 2ª fase 2
Vagas 3ª fase 16 + Sobrantes
Nº Mínimo 5 estudantes

A Engenharia Geográfica tem por objetivo o estudo, medição e representação da superfície terrestre, na sua forma tradicional sob a forma de representações cartográficas ou, mais atualmente, através de informação geográfica digital. Estuda as técnicas de observação e medição da Terra com vista à obtenção de informação posicional e qualitativa da superfície da Terra. Faz uso de métodos de aquisição de dados por via terrestre ou espacial, particularmente dos satélites destinados à observação da Terra e ao Posicionamento e Navegação. É, atualmente, uma área de suporte para inúmeros estudos de outras áreas, nomeadamente ambientais e de planeamento do território.
Este grau destina-se a fornecer uma formação académica e prática adequada à compreensão dos problemas ligados à aquisição e tratamento de informação geográfica nos seus diversos aspetos: produção de cartografia topográfica, condução e supervisão de trabalhos de posicionamento geodésico, tratamento de imagens de satélite e fotografia aérea, implementação e gestão de um sistema de informação geográfica. A formação visa dar um conhecimento profundo das diferentes disciplinas da Engenharia Geográfica e um espírito crítico que permitam formar Engenheiros com capacidades para, mais do que serem simples operadores, poderem decidir e conduzir, de forma autónoma, trabalhos nesta área.

Condições de Acesso

  • Ser titular do grau de licenciado em áreas de Ciências ou Engenharia com pelo menos 60 ECTS de formação de base em Matemática, Física e Computação;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

    Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização de matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

  • Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.
A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios: 
    • Currículo académico (área de formação e média obtida) (70%)
      • Subcritério 1: área de formação (40%) 
Serão valorizadas as licenciaturas cujo plano de estudos inclua adequada formação científica de base para a Engenharia Geográfica. 

Serão consideradas as seguintes formações: Eng. Geográfica, Ciências de Engenharia – perfil de Engenharia Geográfica, Eng. Topográfica -100%; Outras engenharias – 90%; Ciências da Computação, Física, Matemática - 80%; Cursos em Geociências ou Ambiente - 70%; Outras 20% a 90%. 
      • Subcritério 2: média e adequação de licenciatura (30%)
    • Currículo científico e experiência profissional (30%)
      • Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (5 %)
      • Subcritério 2: participação em projetos de investigação (5%)
      • Subcritério 3: Curriculum profissional (20%). 
Serão consideradas a duração e natureza de funções profissionais exercidas, desde que tituladas por contrato de trabalho, ou em regime de trabalho independente, na área científica do ciclo de estudos em apreço, nos seguintes termos: relevância da atividade profissional (12%); duração da atividade profissional (8%).

Critério de desempate de candidatos:
    • Média de Licenciatura
    • Número de anos de experiência profissional na área
    • Número de artigos científicos
    • Participação em estágios de licenciatura na área do ciclo de estudos
  • Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.eg.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.eg@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6093
Diretor: Clara Lázaro
Sigla: M:EG
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Geográfica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Geográfica (75 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2024-09-16 I  Página gerada em: 2024-09-22 às 21:09:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias