A partir do ano lectivo 2017/18, o curso é partilhado entre a Faculdade de Ciências e a
Faculdade de Engenharia da UP.
A partilha do ciclo de estudos irá contribuir para uma maior abrangência da oferta educativa, introduzindo a nova área temática de Instrumentação que se junta às áreas temáticas atuais de “Óptica, Optoelectrónica, Lasers e Comunicações” e “Materiais Avançados e Nanotecnologias”. Esta cooperação multidisciplinar, assente numa forte formação em Física e Matemática e complementada com uma elevada formação tecnológica em Engenharia, irá afirmar o Mestrado Integrado em Engenharia Física como um curso da Universidade do Porto com taxa de empregabilidade de 100%!
- Formar profissionais habilitados a praticar atos de Engenharia, em particular baseados em conhecimentos profundos nas áreas de especialização do Mestrado Integrado em Engenharia Física, nomeadamente em Materiais Avançados, Micro e Nano Dispositivos, Spintrónica, Ótica, Optoelectrónica, Lasers, Comunicação e Instrumentação, em aspetos fundamentais e aplicados, orientados para a Engenharia.
- Dominar técnicas experimentais avançadas nas áreas de Materiais, Optoelectrónica, Lasers e Comunicações.
- Adquirir competências na conceção, implementação e demonstração dessas técnicas e equipamentos.
- Obter conhecimentos e competências sobre modelização de sistemas físicos e técnicas numéricas/computacionais de aplicação muito geral.
- Atingir uma visão abrangente e esclarecida dos fundamentos e do papel das tecnologias avançadas e da inovação tecnológica, e adquirir competências no domínio da gestão de tecnologia e de projetos de I&D.
- Adquirir capacidades para desenvolver atividades de estudo, de conceção, de projeto computacional/experimental e de desenvolvimento, integrando competências adquiridas nas várias áreas de formação (Ciências Básicas, Ciências de Engenharia, Ciências de Especialidade, e Ciências Complementares), orientadas para domínios de aplicação como os de Metrologia, Saúde e Biologia, Sistemas de Informação e Comunicação, Tecnologia de Criogenia e Alto Vácuo, Materiais Funcionais e Micro/Nano Dispositivos, Sensores e Actuadores.
Regimes de Acesso 2020/2021
(*) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 17 de julho de 2020, de acordo com as orientações do Despacho do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (n.º 6343-C/2020).
(**) As vagas foram aprovadas por despacho reitoral de 15 de julho de 2020, de acordo com as orientações do Despacho do Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (n.º 6343-B/2020).