Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > SauDInoB
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica

A informação detalhada sobre este curso é da responsabilidade da Faculdade de
Medicina Universidade do Porto (Instituição Administrativa).

Notícia pode ser consultada aqui

A página do curso pode ser consultada aqui.

A Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB) irá formar novos profissionais na área de interseção entre a saúde e a tecnologia, com capacidade de integrar e liderar a transformação digital e os processos de inovação em saúde.

Com a duração de 6 semestres (180 ECTS), os primeiros 4 semestres (120 ECTS) constituem um tronco comum, o qual contém um conjunto de Unidades Curriculares (UC) que todos os Estudantes deverão completar. Estes 120 ECTS subdividem-se em 29 ECTS em UC da área da Informática, 26 ECTS em UC de Ciências de Dados, 26 ECTS em UC de Biologia Humana, 25 ECTS em UC de Medicina Clínica e Serviços de Saúde, 11 ECTS em UC de Gestão e 3 ECTS em UC opcionais.

Nos últimos 2 semestres (60 ECTS), os Estudantes devem escolher um de quatro percursos alternativos:

  • Análise de Dados e Inteligência Artificial;
  • Sistemas de Informação em Saúde e Telessaúde;
  • Investigação Clínica e Gestão de Inovação em Saúde;
  • Investigação Biomédica e Bioinformática.

Cada percurso alternativo dispõe de três UC de Estágio no primeiro semestre (totalizando 22 ECTS) e uma UC de Projeto no segundo semestre (totalizando 12 ECTS), para além de um conjunto de UC nucleares (17 ECTS) e optativas (9 ECTS) relativas ao respetivo tema.


Objetivos

A SauD InoB visa formar profissionais na área da saúde com conhecimentos e aptidões nas áreas da Biologia Humana, Clínica e Serviços de Saúde, Informática, Ciências de Dados e Gestão.

 

Dotados da capacidade de integrar “linguagens”, raciocínios e processos clínicos com aptidões tecnológicas e competências em investigação e gestão, estes licenciados, altamente qualificados e criativos, poderão responder às necessidades e desafios complexos do setor da saúde.

 

O objetivo é acelerar a transformação digital, a investigação e a inovação em saúde e construir pontes entre a multiplicidade de atores do setor.


Competências Profissionais

Os licenciados em Saúde Digital e Inovação Biomédica deverão ser capazes de:

  • Participar no desenvolvimento, implementação e melhoria de sistemas de informação em saúde ou outras soluções de saúde digital;
  • Integrar projetos de investigação clínica ou biomédica e atividades que envolvem desde a definição do estudo à análise de dados;
  • Contribuir para a melhoria dos processos de prestação de cuidados de saúde, com base em soluções de inovação.

Saídas Profissionais

A Saúde Digital e a Inovação Biomédica são áreas emergentes com forte procura. Esta nova Licenciatura garante uma formação única no país, pensada para responder às necessidades do mercado de trabalho na área da saúde. Neste enquadramento, os licenciados poderão optar por trabalhar em:

  • Empresas de tecnologias digitais e informática em saúde, da indústria farmacêutica, de dispositivos médicos e de biotecnologia;
  • Hospitais e instituições prestadoras de cuidados de saúde;
  • Entidades de investigação e desenvolvimento (laboratórios de investigação biomédica e clínica, ensino superior, empresas de serviços de I&D, empresas de consultoria);
  • Organizações de regulação e políticas de saúde nacionais e internacionais.

Estes licenciados poderão atuar como profissionais em Análise de Dados e Inteligência Artificial em Saúde, profissionais em Sistemas de Informação em Saúde e Telessaúde, Consultoria e Gestão em Saúde, Gestão de Inovação, Investigação Biomédica e Clínica, entre outros.


Informações

Prazos de Candidatura: Calendário a disponibilizar pela Direção-Geral do Ensino Superior

Número de Vagas: 40

Classificação Mínima: 140 pontos

Provas de Ingresso: (02) Biologia e Geologia, e (16) Matemática

Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.


Horários:
Horário 1º ano - I semestre

Horário 1.º ano – II Semestre


Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Publicação em DR da Estrutura Curricular e Plano de Estudos

Para mais informações consultar o site e aqui.

Folheto Informativo

Contactos:

Email: ga_lic_saudinob@med.up.pt


A Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».

Período de candidatura a bolsa: de 23 de setembro de 2024 até 04 de outubro de 2024



FMUP - FMUP abre cinco novos cursos de pós-graduação com financiamento PRR



Dados Gerais

Código Oficial: L307
Sigla: SauDInoB
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2024/2025
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica - Ramo Análise de Dados e Inteligência Artificial (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica - Ramo Sistemas de Informação em Saúde e Telessaúde (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica - Ramo Investigação Biomédica e Bioinformática (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica - Ramo Investigação Clínica e Gestão de Inovação em Saúde (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2024-09-23 I  Página gerada em: 2024-10-06 às 23:53:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias