O programa de Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (DEDC) pretende fomentar a formação avançada de professores e divulgadores de ciências. Este programa congrega docentes da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e de diversos departamentos, reunindo saberes de outras áreas como a Matemática, a Física, a Astronomia, a Química, a Biologia e a Geologia.
Da diversidade de experiências, competências e áreas disciplinares inerentes ao corpo docente emerge a possibilidade de realização de investigações aprofundadas, fundamentadas e inovadoras, com sensibilidade para as questões de educação ou comunicação, mas sempre com grande proximidade com as áreas científicas. Os alunos deste curso têm um primeiro semestre curricular com unidades curriculares comuns, de ensino e divulgação das ciências, e com matérias específicas de cada um dos ramos (ensino e divulgação). O segundo semestre consiste, em ambos os ramos, na elaboração de um projeto que, depois de aprovado pela comissão de curso em prova pública, estabelece as bases para a operacionalização da investigação e redação da tese, a realizar nos segundo e terceiro anos do curso. Desta forma, pretende- se que os alunos desenvolvam competências transversais e multidisciplinares específicas, relacionadas com o ensino e divulgação das ciências naturais e exatas. Saliente-se que as áreas correspondentes aos ramos de especialização deste programa doutoral são áreas de formação consideradas relevantes na sociedade atual por conferirem saberes capazes de integrar e potenciar a formação complementar de professores ao promoverem melhorias na prática letiva, bem como potenciar o desenvolvimento de aptidões de dinamização de museus e espaços de divulgação e de comunicação científica.
Progressão na carreira docente
O Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências releva, em Portugal, para efeitos de progressão na carreira, nos termos do artº 54 do Decreto-Lei nº 75/2010, de 23 de Junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário), nos grupos disciplinares 500, 510 e 520 (Despacho de 21-06-2010).
Condições de Acesso
- Podem candidatar-se os titulares de licenciatura e mestrado, ou apenas licenciatura de 5 anos, na área das Ciências Exatas ou Naturais ou de Ensino nesta mesma área.
Critérios de Seleção e Seriação
- A - Médias de licenciatura e mestrado (40%).
- B - Curriculum Vitae do candidato no respeitante à experiência de ensino das ciências e/ou divulgação científica, incluindo atividades de investigação (20%).
- C - Carta de Intenções em que o candidato, de forma sumária, projetiva e prospetiva:
- explica as razões pelas quais está interessado em realizar o Programa de doutoramento;
- apresenta uma proposta da investigação que pretenderia desenvolver, nomeadamente explicitando o problema e o seu contexto, as questões de investigação e a metodologia a desenvolver;
- apresenta outros considerandos que considere oportunos para a candidatura (documento a submeter em pdf, com 2 a 6 páginas) (40%).
Serão excluídos os candidatos com nota final ponderada (critérios A, B e C) inferior a 15 valores.
Critérios de desempate:
- Resultado de Entrevista (em caso de desempate e, se necessário, para clarificação curricular)
Informações
Contactos