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Admissão a provas académicas de estudantes de doutoramento 2019-2020

Nos termos do Artigo 17.º do Regulamento dos 3.ºs Ciclos da UP o processo de admissão a provas académicas de doutoramento inicia na Unidade e Pós-Graduação com entrega da seguinte documentação:
  • Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Científico no qual o estudante solicita admissão a provas;
  • Um CD (acondicionado em caixa de plástico) com exemplar da Tese de doutoramento em formato PDF (layout disponível no SIGARRA) e curriculum vitae também em PDF;
  • Parecer do orientador e coorientador(es) (quando existam);
  • Comprovativo da última renovação da bolsa da FCT com indicação da sua duração e respetivos pagamentos anuais de custos de formação (se aplicável);
  • Documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de cidadão/Passaporte) ou declaração contendo os dados de identificação.

Nos termos da tabela de emolumentos da Universidade do Porto o estudante fica vinculado ao pagamento de 500,00¤ a efetuar no ato de apresentação do pedido.

Nota: O pedido de admissão a provas académicas pode ser submetido:

  • Por email para o endereço pos.graduacao@fc.up.pt
    (caso o tamanho máximo para o conjunto dos anexos seja 20 MB)

  • ou, em alternativa, enviado por Wetransfer ou FileSender, para o mesmo endereço de email.


Após realização com aprovação na prova pública, o estudante deve entregar na Unidade e Pós-Graduação, no prazo de um mês, a seguinte documentação, sem o qual não será formalizado o registo do grau:
  • 1 exemplar da tese em papel (layout disponível no SIGARRA), devidamente encadernado a quente sob o formato de livro;
  • 1 CD (acondicionados em caixa de plástico) com exemplar da Tese de doutoramento em formato PDF (layout disponível no SIGARRA)
  • Formulário de cedência dos direitos de propriedade e eventual sigilo temporário (de 6 a 120 meses).


Se o júri aprovar a tese com recomendação de correção, pelo estudante, dos erros, imprecisões ou incorreções formais identificados e expressamente referidos durante as provas, o candidato deverá efetuar as correções no prazo máximo de um mês depois do ato público, devendo as mesmas ser validadas pelo orientador no prazo máximo de um mês após a sua entrega pelo candidato.
O estudante em causa só terá direito à emissão da certidão de registo depois de efetuadas essas correções, validadas pelo orientador e da entrega dos exemplares devidamente corrigidos, em papel e formato digital.
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