São objetivos específicos do Ciclo de Estudos de Mestrado em Arquitetura Paisagista proporcionar competências em projeto de arquitetura paisagista, planeamento e gestão da paisagem nomeadamente vocacionados para a intervenção em espaço urbano, paisagens culturais e naturais, espaço rural e recuperação da paisagem.
Estas competências são adquiridas a partir do conhecimento dos processos naturais e culturais que suportam os processos contínuos de formação das paisagens e são orientadas para a intervenção sustentável no ambiente. Para tal, é fundamental conhecimentos metodológicos e funcionais associados ao desenvolvimento do processo criativo e assenta no conhecimento de áreas específicas do conhecimento nas humanidades, nas ciências aplicadas e na técnica.
Condições de Acesso
- Ser titular do grau de licenciado em Arquitetura Paisagista ou licenciado em áreas afins desde que o CV do candidato demonstre uma adequada preparação científica e artística de base;
- Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
- Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
- Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.
- A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios:
- Formação base;
Sub-critérios:
- Licenciatura em Arquitetura Paisagista – 100 Pts
- Licenciatura em áreas afins – 50 Pts
- Outros graus relevantes (no caso de Licenciatura em áreas afins) – (0 a 30 Pts)
- Média de licenciatura (ou no caso dos candidatos que não tenham a licenciatura terminada, média de todas as UCs realizadas na data de candidatura);
- Média da licenciatura*5 – (50 a 100) 30
- Portfolio, CV e eventual entrevista;
Sub-critérios:
- Qualidade técnica e artística do Portfolio (0-50)
- Áreas de formação relevantes para o ingresso no CE (0-10)
- Ações de formação (0-10)
- Experiência profissional (0-10)
- Participação em projetos de investigação / artísticos (0-10)
- Publicações e Comunicações em conferências (0-10)
* A entrevista é realizada a candidatos que não frequentaram o 1º ciclo em Arquitetura Paisagista da FCUP no caso de alguma informação constante no Portfolio e CV suscitar alguma dúvida ou necessidade de esclarecimento. Pode servir igualmente para desempate destes candidatos.
50
Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.
Critérios de desempate
(poderá ser a classificação em alguns dos elementos acima):
- É fator de distinção as classificações obtidas nas unidades curriculares de carácter projetual, obtidas no 1º ciclo.
Informações
Contactos
Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.