Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > M:AP > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Arquitectura Paisagista

Dados Gerais

Código Oficial: 6998
Sigla: M:AP

Diplomas

  • Mestrado em Arquitectura Paisagista (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Arquitetura Paisagista (não conferente de grau) (78 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

História e Crítica da Paisagem

AP4000 - ECTS

Aquisição e aprofundamento dos conhecimentos sobre a história do desenho das paisagens de amenidade particularmente das criadas nas Idades Moderna e Contemporânea. Desenvolvimento da capacidade de exercer a crítica, avaliar e julgar as qualidades conceptuais e formais desses espaços exteriores de amenidade a partir do conhecimento e entendimento da relação que o Homem, no contexto ocidental e ao longo dos tempos, foi estabelecendo com a Natureza, revelando as variações no seu posicionamento científico, artístico e cosmológico.

Ordenamento do Território 1

AP4009 - ECTS

Consolidar a formação na prática do Ordenamento do Território (OT), enfatizando as metodologias de suporte ao OT e as orientações para a distribuição espacial das atividades económicas, ao encontro dos princípios do desenvolvimento sustentável e da economia verde, em articulação com o atual quadro (nacional) dos Instrumentos de Gestão Territorial.

Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica relativamente à aplicação das políticas da paisagem mediante um estudo de caso.

Projeto - Aplicação de Material Vegetal

AP4003 - ECTS

Conhecer as principais formações vegetais e espécies geradoras da paisagem rural Portuguesa. Aplicar esse conhecimento ao ordenamento e desenho de estruturas verdes e habitats, a várias escalas, focadas na promoção da qualidade do ambiente, na estimulação da biodiversidade, e na qualidade sensorial em contexto de proximidade e uso  humano.

Projeto - Espaço Público

AP4004 - ECTS
  1. Organizar e desenhar redes de espaços públicos, dominados por elementos vivos, de acordo com princípios de sustentabilidade ecológica e inclusão social (parques, jardins, praças e ruas  arborizadas,  matas urbanas e corredores ecológicos);
  2. Cirticar, debater, representar e comunicar as soluções de projeto desenvolvidas. 

Ordenamento do Território 2

AP4001 - ECTS

A disciplina de Ordenamento do Território 2 tem como principal objetivo adquirir competências em matérias relacionadas com o desenho e gestão da paisagem urbana, com enfoque nos Planos Municipais de Ordenamento do Território, em particular a figura Plano de Urbanização e a sua articulação com o Plano Diretor Municipal e o Plano de Pormenor.

Políticas de Paisagem

AP4002 - ECTS

Ao encontro da Convenção Europeia da Paisagem (Conselho da Europa, 2000), Artigo 3º - Objectivos A presente Convenção tem por objectivo promover a protecção, a gestão e o ordenamento da paisagem e organizar a cooperação europeia neste domínio.

 “Política da paisagem” designa a formulação pelas autoridades públicas competentes de princípios gerais, estratégias e linhas orientadoras que permitam a adoção de medidas específicas tendo em vista a proteção, gestão e ordenamento da paisagem (Conselho da Europa, 2000).


Artigo 5º - Medidas Gerais Cada Parte compromete-se a:
a) Reconhecer juridicamente a paisagem como uma componente essencial do ambiente humano, uma expressão da diversidade do seu património comum cultural e natural e base da sua identidade;
b) Estabelecer e aplicar políticas da paisagem visando a protecção, gestão e ordenamento da paisagem através da adopção das medidas específicas estabelecidas no Artigo 6º;
c) Estabelecer procedimentos para a participação do público, das autoridades locais e autoridades regionais, e de outros intervenientes interessados na definição e implementação das políticas da paisagem mencionadas na alínea b) anterior;
d) Integrar a paisagem nas suas políticas de ordenamento do território e de urbanismo, e nas suas políticas cultural, ambiental, agrícola, social e económica, bem como em quaisquer outras políticas com eventual impacte directo ou indirecto na paisagem.


Pretende-se:
1) Identificar e compreender as políticas que de forma directa ou indirecta se reflictam na paisagem europeia e nacional com destaque para as políticas europeias; e
2) Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica relativamente à aplicação das políticas da paisagem.

Projeto - Paisagens Culturais

AP4006 - ECTS Reconhecer o património paisagístico como um valor inestimável para a história da Humanidade e a importância das acções de conservação para a perpetuação desse património. Compreender o impacto das intervenções humanas no tecido histórico. Conhecer as metodologias e princípios de intervenção no património paisagístico. Reconhecer os tipos de informação histórica, forma de a obter e analisar.

Projeto-Impacte e Recuperação da Paisagem

AP4008 - ECTS
  1. Aquisição de competências na avaliação de impactos visuais através de metodologias do Paradigma dos Especialistas e do Paradigma Psicofísico.
  2. Desenvolvimento de competências na mitigação de impactos visuais e na integração de estruturas na paisagem.
  3. Aplicação dos conhecimentos adquiridos num estudo de avaliação e gestão da qualidade visual da paisagem.
  4. Aquisição de competências na recuperação de paisagens degradadas.
  5. Aplicação dos conhecimentos adquiridos através da elaboração de um projeto de recuperação de uma paisagem.

Dissertação

AP5002 - ECTS

Estágio

AP5000 - ECTS

Projeto

AP5001 - ECTS

Projeto - Gestão da Paisagem

AP4005 - ECTS

Esta unidade curricular desenvolve-se em articulação com a unidade Projecto-Qualificação Urbana, também do 1º semestre deste ano curricular. O objectivo é o de permitir que nas duas UC’s seja estudada uma mesma paisagem de grande dimensão - três Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) da cidade do Porto - evidenciando-se a complementaridade e interdependência entre planeamento, gestão e projeto, reunindo e condensando estes 3 níveis de abordagem, sempre presentes no exercício da Arq. Paisagista, que importa aperfeiçoar e reforçar no último ano de mestrado. 

O objectivo final, o desenvolvimento de propostas de valorização e gestão da paisagem, será alcançado trabalhando a diversas escalas - desde a identificação de medidas de planeamento e gestão até ao desenho de soluções projectuais de pormenor - que, mutuamente, se influenciam implicando revisões e aperfeiçoamentos. 

Pretende-se, ainda, dar continuidade às aprendizagens iniciadas e desenvolvidas nas cadeiras de ordenamento do território e de projeto de espaços exteriores, com especial ênfase para a elaboração de um estudo base e soluções de pormenor na estrutura urbana com vista à sua qualificação e gestão paisagística de acordo com princípios de natureza histórica, cultural, social e ambiental.

 

Projeto - Qualificação Urbana

AP4007 - ECTS

Esta unidade curricular desenvolve-se em articulação com a unidade Projecto-Gestão da Paisagem, também do 1º semestre deste ano curricular. O objectivo é o de permitir que nas duas UC’s seja estudada uma mesma paisagem de grande dimensão - três Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) da cidade do Porto - evidenciando-se a complementaridade e interdependência entre planeamento, gestão e projeto, reunindo e condensando estes 3 níveis de abordagem, sempre presentes no exercício da Arq. Paisagista, que importa aperfeiçoar e reforçar no último ano de mestrado. 

O objectivo final, o desenvolvimento de propostas de valorização da paisagem, será alcançado trabalhando a diversas escalas - desde a identificação de medidas de planeamento e gestão até ao desenho de soluções projectuais de pormenor - que, mutuamente, se influenciam implicando revisões e aperfeiçoamentos. 

Pretende-se, ainda, dar continuidade às aprendizagens iniciadas e desenvolvidas nas cadeiras de projeto de espaços exteriores, com especial ênfase para a elaboração de um estudo base e soluções de pormenor na estrutura urbana com vista à sua qualificação paisagística de acordo com princípios de natureza histórica, cultural, social e ambiental.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2017-02-10 I  Página gerada em: 2017-11-18 às 02:39:06