O Curso de 3º Ciclo de Engenharia Geográfica (Programa Doutoral em Engenharia Geográfica, PDEG) pretende dar formação avançada nas Ciências da Engenharia Geográfica. O curso integra a elaboração de uma tese original, correspondente a 180 ECTS, sob a orientação de um docente ou investigador doutorado com experiência reconhecida na área do tema de investigação. Tem uma duração normal de três anos curriculares em regime de tempo integral.
Pretende-se que ao longo do curso os estudantes adquiram um conhecimento sólido e avançado num domínio da Engenharia Geográfica (EG), competências necessárias para realizar investigação de forma autónoma e de elevada qualidade, sobre um tema de relevância científica e tecnológica. O trabalho desenvolvido deverá conduzir à publicação de artigos científicos em revistas internacionais, ao desenvolvimento de novas aplicações, de novos sistemas de aquisição ou tratamento da informação geográfica, de forma a contribuir para o progresso do conhecimento científico e tecnológico. Pretende-se atrair alunos nacionais ou estrangeiros com formação a nível de 2º ciclo ou equivalente, em EG ou áreas afins (outras áreas de Engenharia, Matemática, Física, Informática, etc.).
Sendo a Engenharia Geográfica uma área cada vez mais interdisciplinar, os temas de investigação podem versar os vários domínios da EG, com especial relevância para:
- Deteção Remota
- Altimetria por satélite
- Fotogrametria
- Sistemas de Informação Geográfica
- Posicionamento e Navegação por Satélite
- Integração e desenvolvimento de sistemas aéreos e não tripulados
Condições de Acesso
- Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
- Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela comissão científica.
Os candidatos devem ainda ter um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa.
Critérios de Seleção e Seriação
- Curriculum académico (CA) – ponderando, numa escala de 0 a 20 valores, as habilitações académicas exigidas no regulamento do ciclo de estudos, nos seguintes termos: (i) com classificação final de mestrado ou equivalente: 10-13 valores - 12 valores; (ii) com classificação final de mestrado ou equivalente: 14-16 valores - 15 valores; (iii) com classificação final de mestrado ou equivalente: 17-20 valores - 18 valores; Se o candidato for detentor de uma pós-graduação conferente de grau, acrescem dois valores. (ponderação 40%)
- Curriculum científico (CC) - ponderando, numa escala de 0 a 20 valores, a participação dos candidatos em congressos, seminários, projetos de investigação, número de artigos publicados, prémios e elementos análogos, desde que se trate de atividades na área científica do ciclo de estudos em apreço, nos seguintes termos: (i) currículo pouco relevante - 12 valores; currículo relevante - 14 valores; (iii) currículo muito relevante - 16 valores; (iv) currículo extremamente relevante – 18-20 valores. (ponderação 20%)
- Curriculum profissional (CP) – ponderando, numa escala de 0 a 20 valores, a duração e natureza de funções profissionais exercidas, desde que tituladas por contrato de trabalho, ou em regime de trabalho independente, na área científica do ciclo de estudos em apreço, nos seguintes termos: (i) currículo pouco relevante - 12 valores; currículo relevante - 14 valores; (iii) currículo muito relevante - 16 valores; (iv) currículo extremamente relevante – 18-20 valores. (ponderação 10%)
- Plano de trabalhos – a qualidade do plano de trabalhos será analisada através de itens tais como: conhecimento do estado da arte no tema, grau de inovação do tema e adequação das metodologias propostas para a realização do trabalho de investigação proposto. Com base nesta análise, ponderando, numa escala de 0 a 20 valores, serão considerados as seguintes categorias: i) plano adequado – 12-14 valores; ii) plano relevante, com grau médio de inovação e dificuldade – 15-17 valores; plano muito relevante, com grau elevado de inovação e dificuldade – 18-20 valores.
(ponderação 30%)
Critérios de desempate de candidatos:
- Em caso de empate ou sempre que a apreciação por análise documental (AD) não seja suficientemente distintiva da posição dos diferentes candidatos, será realizada uma entrevista individual (EI), classificada na escala 0-20,considerando-se para o efeito as seguintes competências e capacidades: (i) capacidade de expressão e comunicação; (ii) motivação para o ingresso no ciclo de estudos.
A classificação de final será obtida da seguinte forma: CF = (AD*0.9+EI*0.1).
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