Código Oficial: | 9315 |
Sigla: | M:M |
Descrição: | O principal objectivo do curso é fornecer formação avançada em Matemática que permita tanto iniciar a investigação neste domínio, como explorar essa formação em actividades profissionais que requerem a utilização da Matemática. O curso cobre aspectos fundamentais e temas especializados, com preparação tanto em aspectos teóricos como em aplicações. O Mestrado tem uma especialidade, optativa, em Estatística e Probabilidade. Director: Alberto Adrego Pinto; email: aapinto @ fc.up.pt. Comité Científico: Margarida Brito; email: mabrito @ fc.up.pt. Pedro Silva; email: silva @ fc.up.pt. |
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos e resultados básicos de teoria de anéis e módulos, quer a nível da sua concretização nos exemplos clássicos destas estruturas, quer numa perspetiva geral e abstrata. Pretende-se ainda que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências de raciocínio abstrato e de domínio do método matemático.
Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança da informção em geral, enquadrando aqui a utilização de primitivas criptográficas.
Estudo das primitivas criptográficas mais relevantes, as garantias de segurança que conferem, as suas aplicações, boas práticas de uso e possíveis ataques.
Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
Os objetivos da disciplina são o estudo de geometria simplética em espaços vetoriais e em variedades diferenciáveis.
Pretende-se que os estudantes reconheçam as principais semelhanças (e diferenças) entre a geometria simplética e a geometria Riemanniana, bem como a importância da geometria simplética no estudo de sistemas mecânicos conservativos.
Pretende-se que os estudantes reconheçam e distingam as propriedades dos diferentes processos estudados, em particular, processos de Poisson, processos de renovamento, cadeias de Markov e movimento Browniano.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de modelação através da utilização de processos estocásticos mais comuns. Pretende-se ainda que os estudantes consigam simular os vários processos estocásticos estudados assim como utilizar as suas propriedades para responder a determinados problemas concretos.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos que norteiam a teoria da relatividade geral, segundo a qual a curvatura e a dinâmica do espaço-tempo é devida à matéria-energia nele contida. Para este fim. serão discutidos os aspectos físicos e matemáticos dessa formulação.
Familiarizar-se com vários conceitos e técnicas da combinatória, com ênfase na teoria dos grafos, combinatória enumerativa e teoria dos matróides.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Motivar e introduzir a teoria e métodos clássicos associados ao estudo qualitativo das equações diferenciais.
Preparação de uma dissertação original tal que, em conjunto com a parte curricular do mestrado, garanta a aquisição das competências fixadas no ponto 4 do terceiro artigo do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto.
Em particular pretende-se que o estudante adquira especialização em Matemática com recurso à investigação e à inovação.
A uc de Dissertação está sub-dividida em Dissertação I (15 ECTS), Dissertação II (12 ECTS) e Dissertação III (18 ECTS).Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança da informção em geral, enquadrando aqui a utilização de primitivas criptográficas.
Estudo das primitivas criptográficas mais relevantes, as garantias de segurança que conferem, as suas aplicações, boas práticas de uso e possíveis ataques.
Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
A uc de Dissertação está sub-dividida em Dissertação I (15 ECTS), Dissertação II (12 ECTS) e Dissertação III (18 ECTS).
Preparação de uma dissertação original tal que, em conjunto com a parte curricular do mestrado, garanta a aquisição das competências fixadas no ponto 4 do terceiro artigo do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto.
Em particular pretende-se que o estudante adquira especialização em Matemática com recurso à investigação e à inovação.
Os objetivos da disciplina são o estudo de geometria simplética em espaços vetoriais e em variedades diferenciáveis.
Pretende-se que os estudantes reconheçam as principais semelhanças (e diferenças) entre a geometria simplética e a geometria Riemanniana, bem como a importância da geometria simplética no estudo de sistemas mecânicos conservativos.
Pretende-se que os estudantes reconheçam e distingam as propriedades dos diferentes processos estudados, em particular, processos de Poisson, processos de renovamento, cadeias de Markov e movimento Browniano.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de modelação através da utilização de processos estocásticos mais comuns. Pretende-se ainda que os estudantes consigam simular os vários processos estocásticos estudados assim como utilizar as suas propriedades para responder a determinados problemas concretos.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos que norteiam a teoria da relatividade geral, segundo a qual a curvatura e a dinâmica do espaço-tempo é devida à matéria-energia nele contida. Para este fim. serão discutidos os aspectos físicos e matemáticos dessa formulação.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve:
— dominar os conceitos, métodos e resultados apresentados de teoria dos grupos e algumas das suas aplicações;
— ser capaz de analisar e resolver problemas no âmbito da teoria dos grupos, utilizando os métodos e resultados que melhor se apliquem ao problema em estudo;
— ter preparação adequada para prosseguir estudos e investigação em áreas da matemática que integrem ou utilizem a teoria dos grupos;
— ser capaz de comunicar de forma eficiente as suas soluções de problemas e a matéria leccionada.Familiarizar-se com vários conceitos e técnicas da combinatória, com ênfase na teoria dos grafos, combinatória enumerativa e teoria dos matróides.
A uc de Dissertação está sub-dividida em Dissertação I (15 ECTS), Dissertação II (12 ECTS) e Dissertação III (18 ECTS).
Preparação de uma dissertação original tal que, em conjunto com a parte curricular do mestrado, garanta a aquisição das competências fixadas no ponto 4 do terceiro artigo do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto.
Em particular pretende-se que o estudante adquira especialização em Matemática com recurso à investigação e à inovação.
A uc de Dissertação está sub-dividida em Dissertação I (15 ECTS), Dissertação II (12 ECTS) e Dissertação III (18 ECTS).
Preparação de uma dissertação original tal que, em conjunto com a parte curricular do mestrado, garanta a aquisição das competências fixadas no ponto 4 do terceiro artigo do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto.
Em particular pretende-se que o estudante adquira especialização em Matemática com recurso à investigação e à inovação.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Motivar e introduzir a teoria e métodos clássicos associados ao estudo qualitativo das equações diferenciais.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos e resultados básicos de teoria de anéis e módulos, quer a nível da sua concretização nos exemplos clássicos destas estruturas, quer numa perspetiva geral e abstrata. Pretende-se ainda que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências de raciocínio abstrato e de domínio do método matemático.
Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança da informção em geral, enquadrando aqui a utilização de primitivas criptográficas.
Estudo das primitivas criptográficas mais relevantes, as garantias de segurança que conferem, as suas aplicações, boas práticas de uso e possíveis ataques.
Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
Pretende-se que os estudantes reconheçam e distingam as propriedades dos diferentes processos estudados, em particular, processos de Poisson, processos de renovamento, cadeias de Markov e movimento Browniano.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de modelação através da utilização de processos estocásticos mais comuns. Pretende-se ainda que os estudantes consigam simular os vários processos estocásticos estudados assim como utilizar as suas propriedades para responder a determinados problemas concretos.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos que norteiam a teoria da relatividade geral, segundo a qual a curvatura e a dinâmica do espaço-tempo é devida à matéria-energia nele contida. Para este fim. serão discutidos os aspectos físicos e matemáticos dessa formulação.
Familiarizar-se com vários conceitos e técnicas da combinatória, com ênfase na teoria dos grafos, combinatória enumerativa e teoria dos matróides.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Motivar e introduzir a teoria e métodos clássicos associados ao estudo qualitativo das equações diferenciais.
Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança da informção em geral, enquadrando aqui a utilização de primitivas criptográficas.
Estudo das primitivas criptográficas mais relevantes, as garantias de segurança que conferem, as suas aplicações, boas práticas de uso e possíveis ataques.
Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
Os objetivos da disciplina são o estudo de geometria simplética em espaços vetoriais e em variedades diferenciáveis.
Pretende-se que os estudantes reconheçam as principais semelhanças (e diferenças) entre a geometria simplética e a geometria Riemanniana, bem como a importância da geometria simplética no estudo de sistemas mecânicos conservativos.
Pretende-se que os estudantes reconheçam e distingam as propriedades dos diferentes processos estudados, em particular, processos de Poisson, processos de renovamento, cadeias de Markov e movimento Browniano.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de modelação através da utilização de processos estocásticos mais comuns. Pretende-se ainda que os estudantes consigam simular os vários processos estocásticos estudados assim como utilizar as suas propriedades para responder a determinados problemas concretos.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos que norteiam a teoria da relatividade geral, segundo a qual a curvatura e a dinâmica do espaço-tempo é devida à matéria-energia nele contida. Para este fim. serão discutidos os aspectos físicos e matemáticos dessa formulação.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve:
— dominar os conceitos, métodos e resultados apresentados de teoria dos grupos e algumas das suas aplicações;
— ser capaz de analisar e resolver problemas no âmbito da teoria dos grupos, utilizando os métodos e resultados que melhor se apliquem ao problema em estudo;
— ter preparação adequada para prosseguir estudos e investigação em áreas da matemática que integrem ou utilizem a teoria dos grupos;
— ser capaz de comunicar de forma eficiente as suas soluções de problemas e a matéria leccionada.Familiarizar-se com vários conceitos e técnicas da combinatória, com ênfase na teoria dos grafos, combinatória enumerativa e teoria dos matróides.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Motivar e introduzir a teoria e métodos clássicos associados ao estudo qualitativo das equações diferenciais.
A uc de Dissertação está sub-dividida em Dissertação I (15 ECTS), Dissertação II (12 ECTS) e Dissertação III (18 ECTS).
Preparação de uma dissertação original tal que, em conjunto com a parte curricular do mestrado, garanta a aquisição das competências fixadas no ponto 4 do terceiro artigo do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto.
Em particular pretende-se que o estudante adquira especialização em Matemática com recurso à investigação e à inovação.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos e resultados básicos de teoria de anéis e módulos, quer a nível da sua concretização nos exemplos clássicos destas estruturas, quer numa perspetiva geral e abstrata. Pretende-se ainda que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências de raciocínio abstrato e de domínio do método matemático.
Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança da informção em geral, enquadrando aqui a utilização de primitivas criptográficas.
Estudo das primitivas criptográficas mais relevantes, as garantias de segurança que conferem, as suas aplicações, boas práticas de uso e possíveis ataques.
Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
Pretende-se que os estudantes reconheçam e distingam as propriedades dos diferentes processos estudados, em particular, processos de Poisson, processos de renovamento, cadeias de Markov e movimento Browniano.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de modelação através da utilização de processos estocásticos mais comuns. Pretende-se ainda que os estudantes consigam simular os vários processos estocásticos estudados assim como utilizar as suas propriedades para responder a determinados problemas concretos.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos que norteiam a teoria da relatividade geral, segundo a qual a curvatura e a dinâmica do espaço-tempo é devida à matéria-energia nele contida. Para este fim. serão discutidos os aspectos físicos e matemáticos dessa formulação.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
O curso visa introduzir de uma forma rigorosa os fundamentos de Teoria de Jogos. São abordados os conceitos fundamentais da área em questão, assim como as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise.
A uc de Dissertação está sub-dividida em Dissertação I (15 ECTS), Dissertação II (12 ECTS) e Dissertação III (18 ECTS).
Preparação de uma dissertação original tal que, em conjunto com a parte curricular do mestrado, garanta a aquisição das competências fixadas no ponto 4 do terceiro artigo do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto.
Em particular pretende-se que o estudante adquira especialização em Matemática com recurso à investigação e à inovação.
A uc de Dissertação está sub-dividida em Dissertação I (15 ECTS), Dissertação II (12 ECTS) e Dissertação III (18 ECTS).
Preparação de uma dissertação original tal que, em conjunto com a parte curricular do mestrado, garanta a aquisição das competências fixadas no ponto 4 do terceiro artigo do regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da Universidade do Porto.
Em particular pretende-se que o estudante adquira especialização em Matemática com recurso à investigação e à inovação.
Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança da informção em geral, enquadrando aqui a utilização de primitivas criptográficas.
Estudo das primitivas criptográficas mais relevantes, as garantias de segurança que conferem, as suas aplicações, boas práticas de uso e possíveis ataques.
Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
Os objetivos da disciplina são o estudo de geometria simplética em espaços vetoriais e em variedades diferenciáveis.
Pretende-se que os estudantes reconheçam as principais semelhanças (e diferenças) entre a geometria simplética e a geometria Riemanniana, bem como a importância da geometria simplética no estudo de sistemas mecânicos conservativos.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos que norteiam a teoria da relatividade geral, segundo a qual a curvatura e a dinâmica do espaço-tempo é devida à matéria-energia nele contida. Para este fim. serão discutidos os aspectos físicos e matemáticos dessa formulação.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve:
— dominar os conceitos, métodos e resultados apresentados de teoria dos grupos e algumas das suas aplicações;
— ser capaz de analisar e resolver problemas no âmbito da teoria dos grupos, utilizando os métodos e resultados que melhor se apliquem ao problema em estudo;
— ter preparação adequada para prosseguir estudos e investigação em áreas da matemática que integrem ou utilizem a teoria dos grupos;
— ser capaz de comunicar de forma eficiente as suas soluções de problemas e a matéria leccionada.Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos e resultados básicos de teoria de anéis e módulos, quer a nível da sua concretização nos exemplos clássicos destas estruturas, quer numa perspetiva geral e abstrata. Pretende-se ainda que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências de raciocínio abstrato e de domínio do método matemático.
Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança da informção em geral, enquadrando aqui a utilização de primitivas criptográficas.
Estudo das primitivas criptográficas mais relevantes, as garantias de segurança que conferem, as suas aplicações, boas práticas de uso e possíveis ataques.
Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
Pretende-se que os estudantes reconheçam e distingam as propriedades dos diferentes processos estudados, em particular, processos de Poisson, processos de renovamento, cadeias de Markov e movimento Browniano.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de modelação através da utilização de processos estocásticos mais comuns. Pretende-se ainda que os estudantes consigam simular os vários processos estocásticos estudados assim como utilizar as suas propriedades para responder a determinados problemas concretos.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos que norteiam a teoria da relatividade geral, segundo a qual a curvatura e a dinâmica do espaço-tempo é devida à matéria-energia nele contida. Para este fim. serão discutidos os aspectos físicos e matemáticos dessa formulação.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
O curso visa introduzir de uma forma rigorosa os fundamentos de Teoria de Jogos. São abordados os conceitos fundamentais da área em questão, assim como as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise.
Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança da informção em geral, enquadrando aqui a utilização de primitivas criptográficas.
Estudo das primitivas criptográficas mais relevantes, as garantias de segurança que conferem, as suas aplicações, boas práticas de uso e possíveis ataques.
Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
Os objetivos da disciplina são o estudo de geometria simplética em espaços vetoriais e em variedades diferenciáveis.
Pretende-se que os estudantes reconheçam as principais semelhanças (e diferenças) entre a geometria simplética e a geometria Riemanniana, bem como a importância da geometria simplética no estudo de sistemas mecânicos conservativos.
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos que norteiam a teoria da relatividade geral, segundo a qual a curvatura e a dinâmica do espaço-tempo é devida à matéria-energia nele contida. Para este fim. serão discutidos os aspectos físicos e matemáticos dessa formulação.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve:
— dominar os conceitos, métodos e resultados apresentados de teoria dos grupos e algumas das suas aplicações;
— ser capaz de analisar e resolver problemas no âmbito da teoria dos grupos, utilizando os métodos e resultados que melhor se apliquem ao problema em estudo;
— ter preparação adequada para prosseguir estudos e investigação em áreas da matemática que integrem ou utilizem a teoria dos grupos;
— ser capaz de comunicar de forma eficiente as suas soluções de problemas e a matéria leccionada.Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.