Código Oficial: | 6278 |
Sigla: | M:CTA |
Esta unidade curricular tem por objectivo fornecer ao aluno, que possui alguns conhecimentos de química analítica, uma formação básica em métodos instrumentais de análise, suficiente para que ele possa obter e utilizar informação química em estudos na área do ambiente.
Proporciona-se ao aluno a integração de conhecimentos já adquiridos, nomeadamente em Química Analítica, na perspectiva mais abrangente dos métodos instrumentais de análise e num contexto motivador da aplicação das técnicas instrumentais mais frequentes, nomeadamente a espectroscopia de absorção molecular, a espectroscopia de absorção atómica, a cromatografia em fase gasosa e a cromatografia líquida de alta resolução.
O objetivo fundamental desta unidade curricular é a aquisição por parte dos alunos, de conhecimentos sobre a Qualidade, que lhes sirvam de base para que, no futuro profissional, possam vir a colaborar ativamente na aplicação de ferramentas para implementar, manter e melhorar sistemas de gestão da qualidade em diferentes tipos de organizações.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma abordagem crítica de conceitos de Química e Ambiente que, como áreas transversais do conhecimento, tem um papel relevante no desenvolvimento sustentável da sociedade moderna.
Bases teóricas necessárias para os alunos lidarem com representações de dados cartográficos em ambiente computacional e para a utilização e implementação de um SIG.
- Fornecer conhecimentos essenciais sobre prevenção e tratamento de poluição, especificamente a nível aquático, atmosférico, acústico, vibracional e térmico.
- Aprofundar os tópicos lecionados através de exercícios de análise e discussão de normas vigentes, trabalhos científicos, problemas, casos de estudo e eventuais visitas de estudo.
Pretende-se melhorar a capacidade de pesquisa e de resolução de problemas no contexto da realização de tarefas de natureza científico-tecnológica, a capacidade de síntese e integração de conhecimentos e o sentido crítico. Dessa forma, no final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de consultar literatura apropriada, demonstrando compreensão completa e crítica relativamente a conteúdos, contexto, objetivos, qualidade de informação, bem como a sua interpretação e aplicação.
O tema a tratar poderá coincidir com o da Dissertação/Estágio ou, alternativamente, ser um tema do interesse do estudante, no domínio das Ciências e Tecnologia do Ambiente.
Esta unidade visa proporcionar a base técnica/científica e os conceitos de planeamento de tecnologias de remediação de solos in-situ e ex situ. Também serão apresentados os princípios básicos, aplicações práticas, mecanismos, limitações tecnológicas, e histórias de caso das tecnologias de remediação de solos. Esse curso será útil para quem tem de aprender a utilizar os resultados das investigações para organizar estudos credíveis, planeamento de sistemas de tratamento, e orçamentos para a instalação e funcionamento de equipamento de remediação.
Planeamento e execução de um projeto de investigação científica. Comunicação oral e escrita do trabalho desenvolvido, sob a forma de uma Dissertação.
Planeamento e desenvolvimento/acompanhamento de um projeto numa empresa. Comunicação oral e escrita do trabalho realizado, sob a forma de um Relatório de Estágio.
O objectivo desta unidade curricular é fazer a orientação/acompanhamento da dissertação/estágio dos estudantes.
Esta unidade curricular tem por objectivo fornecer ao aluno, que possui alguns conhecimentos de química analítica, uma formação básica em métodos instrumentais de análise, suficiente para que ele possa obter e utilizar informação química em estudos na área do ambiente.
Proporciona-se ao aluno a integração de conhecimentos já adquiridos, nomeadamente em Química Analítica, na perspectiva mais abrangente dos métodos instrumentais de análise e num contexto motivador da aplicação das técnicas instrumentais mais frequentes, nomeadamente a espectroscopia de absorção molecular, a espectroscopia de absorção atómica, a cromatografia em fase gasosa e a cromatografia líquida de alta resolução.
O objetivo fundamental desta unidade curricular é a aquisição por parte dos alunos, de conhecimentos sobre a Qualidade, que lhes sirvam de base para que, no futuro profissional, possam vir a colaborar ativamente na aplicação de ferramentas para implementar, manter e melhorar sistemas de gestão da qualidade em diferentes tipos de organizações.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma abordagem crítica de conceitos de Química e Ambiente que, como áreas transversais do conhecimento, tem um papel relevante no desenvolvimento sustentável da sociedade moderna.
Bases teóricas necessárias para os alunos lidarem com representações de dados cartográficos em ambiente computacional e para a utilização e implementação de um SIG.
Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a análise e prevenção dos vários riscos com origem no ambiente que podem afetar a saúde humana. Serão destacados os riscos que provocam cancro em humanos. Introdução à análise de riscos geológicos e à sua monitorização.
Pretende-se melhorar a capacidade de pesquisa e de resolução de problemas no contexto da realização de tarefas de natureza científico-tecnológica, a capacidade de síntese e integração de conhecimentos e o sentido crítico. Dessa forma, no final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de consultar literatura apropriada, demonstrando compreensão completa e crítica relativamente a conteúdos, contexto, objetivos, qualidade de informação, bem como a sua interpretação e aplicação.
O tema a tratar poderá coincidir com o da Dissertação/Estágio ou, alternativamente, ser um tema do interesse do estudante, no domínio das Ciências e Tecnologia do Ambiente.
Conferir aos estudantes os conhecimentos e as competências que lhes permitam compreender os mecanismos e as inter-relações associadas aos riscos industriais e tecnológicos.
Neste unidade curricular pretende-se conferir aos estudantes os conhecimentos e as competências que lhes permitam compreender os mecanismos e as inter-relações associadas aos riscos naturais e avaliar e quantificar os riscos e preconizar medidas preventivas e paleativas.
Planeamento e execução de um projeto de investigação científica. Comunicação oral e escrita do trabalho desenvolvido, sob a forma de uma Dissertação.
Planeamento e desenvolvimento/acompanhamento de um projeto numa empresa. Comunicação oral e escrita do trabalho realizado, sob a forma de um Relatório de Estágio.
O objectivo desta unidade curricular é fazer a orientação/acompanhamento da dissertação/estágio dos estudantes.