Código Oficial: | 9015 |
Sigla: | L:BQ |
2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
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163,5 | 165 | 163,5 | 167,5 | 168,5 |
Regime | Fase | Nº Clausus / Vagas |
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Regime Geral | 1 | 80 |
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.;
- domine alguns conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística, necessários para o desenvolvimento deste tema na unidade curricular do segundo ano.
A unidade curricular Química I destina-se a estudantes das licenciaturas em Quimica e em Bioquímica, para os quais é essencial uma sólida formação geral em Química, já que é uma disciplina basilar da sua licenciatura.
O programa abrange os princípios gerais sobre estequiometria, ligação química, termodinâmica química: 1º principio, equilíbrio físico e químico (em particular precipitação, ácido base e oxidação-redução) e cinética química.
As plantas são essenciais à manutenção da vida à face da terra, e o conhecimento profundo da sua fisiologia é fundamental para a sobrevivência das populações humanas e a sustentabilidade do nosso planeta. A Unidade Curricular (UC) Fisiologia das Plantas tem como objetivo dar a conhecer os aspetos principais da fisiologia característica das plantas superiores, permitindo a sua compreensão e integração no conhecimento global dos alunos sobre a vida, e capacitando os alunos para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diferentes contextos. É também objetivo desta UC proporcionar o contacto prático ("hands-on") com alguns dos processos fisiológicos abordados e com as técnicas utilizadas para o seu estudo.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais. Facultar a consolidação de conhecimentos através da execução de experiências, interpretação e discussão de resultados e elaboração de relatórios.
A unidade curricular Química II destina-se a estudantes das licenciaturas em Química e em Bioquímica, para os quais é essencial uma sólida formação geral em Química, já que é uma disciplina basilar da sua licenciatura.
O programa abrange os princípios gerais sobre Cinética Química, Equilíbrio Químico, Ácido-Base, Entropia, Energia de Gibbs, Eletroquímica, Elementos não metálicos e a Química dos metais de transição.
Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.
Introdução dos conceitos, princípios e métodos fundamentais da estatística. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos e à utilização critica dos métodos.
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com diferente software utilizado em análise estatística, nomeadamente R, Excel e SPSS, na resolução de problemas.
Nas aulas teóricas pretende-se que os alunos adquiram noções básicas de Química Analítica, tentando realçar a importância da análise na resolução de problemas reais. Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios de aplicação sobre a matéria versada nas aulas teóricas. Nas aulas práticas são realizados 4 ou 5 trabalhos de laboratório.
Ensino de tópicos de Química Física e das suas aplicações a sistemas biológicos.
Pretende-se que os alunos adquiram as noções básicas de vários conceitos de Química-Física, e entendam as suas aplicações a nível biológico.
Introdução a sistemas organizados e sistemas coloidais.Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Compreender a relação entre a estrutura e a função das moléculas orgânicas. Mostrar, através de exemplos da vida quotidiana, o papel da Química Orgânica no desenvolvimento de alguns campos da Biologia moderna, da Medicina e na síntese de novos produtos e de novos materiais. Aplicar os conceitos químicos apreendidos a situações concretas das Ciências da Vida e da Indústria.
Desenvolvimento de competências laboratoriais e de interpretação / discussão / tratamento / apresentação de resultados experimentais, quer a nível individual quer de grupo. Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos introduzidos e apreendidos na unidade curricular de Química Física Biológica.
O objetivo principal é apresentar uma introdução ao tema da nanotecnologia, com uma particular incidência na forma como a química e a bioquímica podem contribuir para esta área e como podem usar a nanotecnologia como uma ferramenta de trabalho em química e em bioquímica.
Conhecer e utilizar criteriosamente as operações unitárias utilizadas na industria alimentar. Consciencialização da necessidade do conhecimento interdisciplinar (Química, Bioquímica e Microbiologia) na produção, controlo e desenvolvimento de produtos alimentares de qualidade. Conhecimento e utilização criteriosa dos aditivos alimentares. Noções gerais de produção e controlo de vários tipos de alimentos: pão, vinho, cerveja, sumos, leite e derivados, gorduras alimentares.
Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.
O aluno deve desenvolver um conhecimento lato de todo o processo de descoberta e de desenvolvimento de fármacos, desde a identificação do alvo até à entrada no mercado, incluindo aspectos económicos e legais e registo de patentes.
Deve ainda desenvoler a capacidade de, dado um alvo famacológico, identificar um composto líder de grupo. Dada a estrutura do receptor, prever a sua geometria de complexação e optimizar computacionalmente a energia de interacção entre as duas espécies. Prever a contribuição energética do solvente na associação receptor ligando, bem como o papel da hidrofobicidade e flexibilidade. Deve conhecer os requisitos que um fármaco deve possuir para ter boas propriedades de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Em suma, deve ter a capacidade, de forma autónoma, de dado um alvo biológico fazer propostas coerentes e pertinentes de ligandos com afinidade para o alvo, com propriedades farmacocinéticas favoráveis e com viabilidade de desenvolvimento comercial.
Nas aulas teóricas pretende-se explicar aos alunos a importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Nas aulas teórico-práticas / práticas são feitas algumas demonstrações sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos
Reconhecimento da importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Noções sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos em amostras reais