Química II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular Química II destina-se a estudantes das licenciaturas em Química e em Bioquímica, para os quais é essencial uma sólida formação geral em Química, já que é uma disciplina basilar da sua licenciatura.
O programa abrange os princípios gerais sobre Cinética Química, Equilíbrio Químico, Ácido-Base, Entropia, Energia de Gibbs, Eletroquímica, Elementos não metálicos e a Química dos metais de transição.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de aplicar os conceitos adquiridos em situações práticas. Capacidade de analisar situações químicas simples e de selecionar as ferramentas necessárias para a obtenção de informação química adicional.
O principal objetivo é que os alunos sejam capazes de identificar e interpretar problemas simples de química geral. A apresentação e discussão dos temas nas aulas teóricas seguidas de aulas em que os alunos resolvem problemas com a ajuda do professor permite-lhes adquirir os conhecimentos e ferramentas necessários para a resolução de problemas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Propriedades físicas das soluções
Tipos de soluções; perspetiva molecular do processo de dissolução; unidades de concentração; efeito da temperatura na solubilidade; efeito da pressão na solubilidade de gases; propriedades coligativas de soluções de não electrólitos; propriedades coligativas de soluções de eletrólitos; colóides.
2. Equilíbrio químico
Conceito de equilíbrio e de constante de equilíbrio;Relação entre cinética e equilíbrio;Fatores que afetam o equilíbrio
3. Ácidos e basesàcidos e bases de Bronsted; pH;Forças de ácidos e bases; Ácidos de Lewis; Ácidos duros e macios.
4.Equílibrios ácido-base e equílibrios de solubilidadeEquilíbrios homogéneos vs heterogéneos; Efeito do ião comum; Soluções tampão;Titulações e indicadores ácido-base; Equilíbrios de solubilidade;pH e solubilidade; Equilíbrio de iões complexos e solubilidade
5. Entropia, energia livre e equilíbrio
As três leis da termodinâmica;Entropia; Segunda lei da termodinâmica;Energia de Gibbs;Equilíbrio químico
6. Eletroquímica
Reações redox; Células galvânicas;Potenciais de redução padrão;Baterias, Corrosão; Diagramas de Latimer, Diagramas de Frost
7. Química dos metais de transição e compostos de coordenação
Propriedades dos metais de transição; Compostos de coordenação;Ligações nos compostos de coordenação;
Teoria do campo de cristal e teoria de campo de ligando.
Bibliografia Obrigatória
Chang Raymond;
Química. ISBN: 84-481-4527-5
Chang Raymond e Goldsby Kenneth; Química, McGraw Hill, 2013. ISBN: 978-97172-7-5
Atkins P. W. 070;
Shriver & Atkins inorganic chemistry. ISBN: 978-0-19-926463-6
Bibliografia Complementar
Atkins Peter William 1940-;
Chemical principles. ISBN: 0-7167-3596-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas são essencialmente expositivas. Os materiais de apoio são disponibilizados aos estudantes na plataforma da disciplina.
Um conjunto de questões/problemas são discutidos/resolvidos nas aulas teórico-práticas. Durante o período de confinamento, as aulas são lecionadas por videoconferência na plataforma Zoom. A aprendizagem dos estudantes é avaliada semanalmente através de um pequeno teste no Moodle.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Química
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
40,00 |
Exame |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
173,00 |
Frequência das aulas |
70,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação contínua será efetuada pela avaliação por testes semanais no Moodle (10 testes). A média das classificações obtida nos testes será NQ. Para o cálculo desta média, os estudantes terão zero caso não tenham efetuado o mini-teste, a menos que apresentem uma justificação de falta aceitável.
A nota final (NF) será a média ponderada entre a nota da avaliação contínua , NQ, com um peso de 40% e a nota de um exame final global presencial da época normal ou da época de recurso, NE, com um peso de 60%.
NF = 0,40 x NQ + 0,60 x NE
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes trabalhadores podem optar por uma prova de exame global.
Neste caso devem
avisar atempadamente o regente da UC.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser feita por exame global na época de recurso.