Código Oficial: | 9687 |
Sigla: | L:BIOINF |
Descrição: | A Bioinformática é uma disciplina na interface das revoluções em curso na Biologia e Ciência de Computadores. Tem como objetivo analisar e compreender dados biológicos e biomédicos, em particular ao nível celular e molecular. Envolve o desenvolvimento e a aplicação de algoritmos e ferramentas computacionais, nomeadamente de inteligência artificial e machine learning, para organizar, analisar e extrair informações relevantes de grandes conjuntos de dados biológicos, contribuindo para avanços em áreas como a genómica e outras ómicas, genética, biologia de sistemas, patologia, ecologia, evolução, epidemiologia, entre outras. |
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial real e função linear.
Familiarizar-se com os conceitos básicos e técnicas do cálculo, a nível de funções reais de uma variável real, bem como sucessões e séries.
Fornecer aos estudantes uma visão geral sobre a Ciência de Computadores, em particular, sobre os conceitos fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento dos computadores digitais e dos sistemas de operacão.
A UC abordará os temas atuais da Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados (CD), dando aos estudantes um conhecimento técnico, ainda que não aprofundado, sobre os seus conceitos, problemas e aplicações.
Relativamente às áreas de IA e CD os objectivos da UC são:
- Fornecer uma perspetiva histórica do seu surgimento e evolução.
- Identificar a sua relevância e impacto na sociedade atual.
- Estudar a relação com outras ciências e as interações com a sociedade.
- Conhecer as diferentes etapas dos processos de desenvolvimento.
- Desenvolver pequenos projetos de IA e CD.
O objetivo desta disciplina é compreender e desenvolver técnicas para usar a linguagem de programação para desenvolver programas complexos e automatizar tarefas práticas. Isto inclui compreender e desenvolver programas com tipos abstratos de dados (TAD), em particular para a extração, processamento e visualização de dados.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Habilitar os alunos com conceitos básicos e metodologias de análise em Genética Formal e Populacional.
I - Adquirir conhecimentos estruturantes sobre a microbiologia como ciência e os seus objectos de estudo, com especial ênfase nos procaríontes (Bacteria e Archaea).
II - Compreender a dinâmica do crescimento bacteriano e os mecanismos da variabilidade genética como factores decisivos da sua diversidade e ubiquidade.
III - Adquirir competências procedimentais no isolamento, cultura e manipulação laboratorial de microrganismos que permitam estudos do seu fenótipo (e.g. microscópicos; metabólicos;
resistência a compostos antimicrobianos; etc), e do seu genoma e genótipo (e.g. elementos genéticos móveis – Tn e IS; determinantes de patogenicidade e virulência; etc).
IV - Compreender o papel dos microrganismos na biosfera, desde a sua crucial importância nos ciclos biogeoquímicos até ao complexo universo de interacções bióticas com animais e plantas.
V - Ser capaz de interpretar e comentar questões científicas na área da microbiologia.
Esta UC vai-se focar nos principais algoritmos para processamento e análise de sequências biológicas (DNA, RNA ou proteínas). O objetivo é que os estudantes sejam capazes de entender como funcionam estes algoritmos e que os possam aplicar para responder a desafios computacionais na análise de sequências biológicas.
Esta UC faz uma introdução à Aprendizagem Computacional (AC) fornecendo aos estudantes uma breve contextualização histórica e referência a algumas das suas aplicações mais relevantes.
Pretende-se que os estudantes façam um primeiro contacto com várias tarefas e abordagens envolvidas em problemas de AC e que possam, desta forma, identificar as estratégias mais adequadas.
O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web. Isto inclui aprender sobre os diferentes tipos de aplicações web, as diferentes tecnologias que podem ser usadas para construí-las e as melhores práticas para projetar e desenvolver aplicações web.
Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.
O objectivo de aprendizagem da disciplina de Evolução é proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de biologia evolutiva, de forma a que percebam que é este o fio condutor e unificador de todas as Ciências Biológicas. Em particular, espera-se que os alunos se tornem aptos a compreender os processos evolutivos que originaram os padrões de diversidade biológica que hoje observamos.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.