Código Oficial: | L237 |
Sigla: | L:EBF |
Descrição: | A Licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal propõe uma formação sólida, multidisciplinar e com forte vocação tecnológica, assente numa parceria estratégica entre a UTAD e a FCUP/U.PORTO, valorizando a gestão sustentável de ecossistemas florestais combinada com aplicações tecnológicas na transformação genética de plantas e na inovação industrial. O plano de estudos combina o conhecimento do setor florestal com ferramentas na fronteira do desenvolvimento tecnológico, como as ómicas, as biotecnologias, a observação remota da Terra ou a inteligência artificial, permitindo, no 3º ano, a realização de um estágio. Esta licenciatura pretende formar técnicos qualificados para potenciar a Floresta como fonte de rendimento e de valorização social e ambiental e os seus licenciados poderão optar por explorar as oportunidades do mercado de trabalho, prosseguir estudos pós-graduados ou desenvolver investigação em ciências e tecnologias aplicadas à Floresta. |
A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.
Pretende-se que o estudante:
- domine algumas técnicas básicas da álgebra linear (operações com matrizes, resolução de sistemas lineares) e que reconheça algumas das suas aplicações;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.
Abordar tópicos fundamentais da biologia das bactérias, arqueias, fungos e líquenes.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias, das arqueias, dos fungos e dos líquenes, e saber executar experiências básicas nestas áreas.
Esta unidade curricular pretende constituir uma primeira abordagem à biologia vegetal, destinando-se a alunos das ciências da vida.
Apresentada numa perspetiva global, dá ênfase a assuntos como a morfologia e estrutura das plantas, incluindo tipos de células, tecidos e sistemas tecidulares, a reprodução e o desenvolvimento.
Aborda também a vasta diversidade vegetal e o modo como as plantas evoluiram e modificaram a Terra.
Por outro lado pretende proporcionar experiência ao nível do estudo prático da morfologia, estrutura e diversidade de uma grande variedade de espécies de plantas autóctones.
O objetivo geral desta unidade curricular é fornecer os conhecimentos básicos de ciência do solo sob uma perspetiva agronómica, incluindo os processos pedogénicos assim como todos os fatores geológicos, físicos, químicos e biológicos envolvidos que determinam a sua qualidade e fertilidade. Para atingir este objetivo geral, preconizam-se os seguintes objetivos específicos:
- Identificar os diferentes fatores geológicos, físicos, químicos, climáticos e biológicos que determinam a formação e a existência de diferentes tipos de solos, e que posteriormente governam os processos biológicos que neles ocorrem;
- Conhecer a taxonomia de solos e o sistema internacional de classificação de solos;
- Reconhecer as principais funções e serviços prestados pelo ecossistema solo;
- Adquirir a capacidade de avaliar diferentes parâmetros característicos do solo;
- Adquirir capacidade básicas de controlar a produtividade agrícola dos solos.
Aquisição de conhecimentos sobre:
Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências da vida e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Compreender como crescem as árvores, a relação entre a estrutura da madeira e as propriedades específicas dos seus derivados; conhecer e aplicar os métodos de identificação de madeiras; compreender a importância da madeira enquanto recurso natural e matéria industrial e a sua importância nas diferentes sociedades. Compreender o papel da biotecnologia no melhoramento de lenhosas.
No final da UC os estudantes devem ser capazes de perceber a importância das questões relacionadas com as funções do ambiente, ativos e políticas ambientais, compreendendo assim o papel do desenvolvimento sustentável. Devem ainda compreender os conceitos de economia circular, externalidades e suas implicações, e de avaliação ambiental através dos principais métodos utilizados.
Fornecer conceitos básicos sobre manipulação de DNA, tecnologias de DNA recombinante, clonagem e suas aplicações na transformação genética de organismos, na perspetiva de obtenção de proteínas recombinantes. Familiarização com abordagens técnicas, problemas concretos e com o vocabulário específico. Utilização de ferramentas básicas de bioinformática no planeamento experimental para a obtenção de proteínas recombinantes (análise de sequências com recurso a bases de dados – NCBI -, BLAST, alinhamentos e busca de homologias, programas de anotação). Prática laboratorial incidindo em clonagem de genes repórter em vetores de expressão. Familiarização com lógica do desenho experimental e análise de dados.
Princípios básicos de Biotecnologia: Biotecnologia clássica ou tradicional, e Biotecnologia molecular moderna. Exemplos de como a Biotecnologia é aplicada no desenvolvimento de produtos em diferentes áreas (Agricultura, Biocombustíveis, Medicina). Proporcionar os conceitos básicos relacionados com a biologia sintética e quais as principais áreas de investigação.
Seguindo os princípios da Biologia Integrativa, esta UC permitirá aos estudantes aprofundar conhecimentos relativos a diversos domínios da Biologia relevantes para uma análise integrativa dos ecossistemas no apoio à gestão sustentável dos recursos naturais. Esta UC pretende ainda familiarizar os estudantes com um conjunto de ferramentas avançadas de análise biológica, ecológica e ambiental, da biologia molecular/ómicas à geomática baseada em plataformas remotas, através da sua aplicação prática à avaliação de espaços e recursos naturais concretos.
Desenvolver competências científico-tecnológicas em temas modernos das diferentes áreas de ciências, gestão e biotecnologia florestal, nomeadamente: