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Biologia Integrativa de Ecossistemas e Recursos Naturais

Código: BIO3003     Sigla: BIO3003

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Biologia e bioquímica

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:EBF 3 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João José Pradinho Honrado Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,23
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,23
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha 0,615
Mariana Pereira de Sousa de Santiago Sottomayor 0,615
João José Pradinho Honrado 0,615

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Seguindo os princípios da Biologia Integrativa, esta UC permitirá aos estudantes aprofundar conhecimentos relativos a diversos domínios da Biologia relevantes para uma análise integrativa dos ecossistemas no apoio à gestão sustentável dos recursos naturais. Esta UC pretende ainda familiarizar os estudantes com um conjunto de ferramentas avançadas de análise biológica, ecológica e ambiental, da biologia molecular/ómicas à geomática baseada em plataformas remotas, através da sua aplicação prática à avaliação de espaços e recursos naturais concretos. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes deverão ficar capacitados para a aplicação de abordagens integrativas ao estudo e gestão dos ecossistemas e recursos naturais, bem como para identificar e aplicar as ferramentas mais relevantes para esse propósito.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte I. BIOLOGIA INTEGRATIVA: PRINCÍPIOS E FERRAMENTAS

  1. Introdução à Biologia Integrativa: princípios gerais e domínios de aplicação.
  2. Conceitos e ferramentas avançadas de análise em diversos domínios da Biologia e níveis de organização: Biologia Molecular e Celular, Biologia Estrutural e Funcional, Biologia Evolutiva e Diversidade Biológica, Biologia de Populações e Comunidades, Biologia de Ecossistemas e Biogeografia Integrativa.

Parte II. APLICAÇÕES DA BIOLOGIA INTEGRATIVA

  1. Aplicações da Biologia Integrativa à análise de ecossistemas em diversos contextos ambientais e biogeográficos.
  2. Aplicações da Biologia Integrativa a diversos tipos de recursos naturais e desafios de gestão associados.

Parte III. PROJETO DE BIOLOGIA INTEGRATIVA

  1. Definição de âmbito e objetivos do projeto de Biologia Integrativa para gestão de recursos naturais.
  2. Recolha, processamento e análise de dados: aplicação prática de metodologias e ferramentas relevantes.
  3. Síntese, proposta de intervenção e indicadores de avaliação e monitorização.

Bibliografia Obrigatória

Wake MH.; Integrative Biology: Science for the 21st Century, BioScience 58(4): 349-353, 2014 (https://doi.org/10.1641/B580410)

Bibliografia Complementar

Alcaraz-Segura D, Di Bella CM, Straschnoy JV (Eds.); Earth Observation of Ecosystem Services, CRC Press, Taylor & Francis Group, 2014. ISBN: 9781138073920

Observações Bibliográficas

Serão ainda indicadas obras e artigos ajustados aos temas em desenvolvimento em cada ano.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC encontra-se organizada em três blocos de aulas:

- No primeiro bloco de aulas (9h), são apresentados e discutidos os princípios da Biologia Integrativa e as ferramentas mais relevantes para a avaliação e gestão de ecossistemas e recursos naturais; esta primeira parte do semestre inclui um conjunto de seminários por docentes de ambas as universidades e outros especialistas nos diversos domínios e nas diversas ferramentas relevantes.

- No segundo bloco de aulas (12h), são explorados pelos alunos, através de trabalhos individuais de pesquisa tutorados, exemplos de boas práticas da aplicação de ferramentas avançadas e abordagens integrativas à avaliação e gestão de ecossistemas e recursos naturais. No ano letivo 2023/24, os trabalhos dos alunos deverão focar-se nas seguintes temáticas: (i) Florestas e ação climática; (ii) Biotecnologia e valorização dos recursos florestais; (iii) Sistemas agroflorestais e gestão sustentável do território; (iv) Restauro ecológico e conservação da natureza e da biodiversidade; (v) Floresta digital e inovação em gestão florestal sustentável.

- No terceiro bloco de aulas (21h), os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos num trabalho de natureza projetual que tem como objetivo a análise de uma situação concreta de avaliação e gestão de ecossistemas e recursos naturais, aplicando os princípios e as ferramentas da Biologia Integrativa. Após uma primeira visita ao contexto específico a avaliar, cada estudante explorará um tema ou desafio particular de gestão, identificando os principais desafios e oportunidades, e apontando abordagens e soluções inovadoras. Finalmente, os vários projetos individuais deverão ser combinados tendo em vista a conciliação de diversos objetivos de gestão num mesmo território.

A avaliação dos estudantes baseia-se na apresentação e defesa do trabalho de pesquisa tutorada (40%) e na entrega e defesa do trabalho projetual (60%). A avaliação do trabalho projetual terá uma componente individual (40%) e uma componente coletiva/de turma (20%). O trabalho de pesquisa tutorada e o trabalho projetual de cada aluno serão supervisionados por docentes de ambas as universidades.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Alterações globais
Ciências Naturais > Ciências agrárias > Ciências florestais > Ecossistemas florestais
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecologia vegetal
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade
Ciências Naturais > Ciências agrárias > Ciências florestais > Produtos da floresta não derivados da madeira
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecologia aplicada
Ciências Naturais > Ciências agrárias > Ciências florestais
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade > Exploração sustentável

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 48,00
Elaboração de projeto 72,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas. Apresentação dos dois trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação e defesa do trabalho de pesquisa tutorada = 40%

Apresentação e defesa do trabalho projetual = 60% (componente individual = 40% e componente coletiva/de turma = 20%)

Melhoria de classificação

Pode ser feita melhoria aos dois trabalhos.

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