Código: | BIO3003 | Sigla: | BIO3003 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Biologia e bioquímica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:EBF | 3 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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João José Pradinho Honrado | Regente |
Teorico-Prática: | 3,23 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,23 |
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha | 0,615 | ||
Mariana Pereira de Sousa de Santiago Sottomayor | 0,615 | ||
João José Pradinho Honrado | 0,615 |
Seguindo os princípios da Biologia Integrativa, esta UC permitirá aos estudantes aprofundar conhecimentos relativos a diversos domínios da Biologia relevantes para uma análise integrativa dos ecossistemas no apoio à gestão sustentável dos recursos naturais. Esta UC pretende ainda familiarizar os estudantes com um conjunto de ferramentas avançadas de análise biológica, ecológica e ambiental, da biologia molecular/ómicas à geomática baseada em plataformas remotas, através da sua aplicação prática à avaliação de espaços e recursos naturais concretos.
Parte I. BIOLOGIA INTEGRATIVA: PRINCÍPIOS E FERRAMENTAS
Parte II. APLICAÇÕES DA BIOLOGIA INTEGRATIVA
Parte III. PROJETO DE BIOLOGIA INTEGRATIVA
Esta UC encontra-se organizada em três blocos de aulas:
- No primeiro bloco de aulas (9h), são apresentados e discutidos os princípios da Biologia Integrativa e as ferramentas mais relevantes para a avaliação e gestão de ecossistemas e recursos naturais; esta primeira parte do semestre inclui um conjunto de seminários por docentes de ambas as universidades e outros especialistas nos diversos domínios e nas diversas ferramentas relevantes.
- No segundo bloco de aulas (12h), são explorados pelos alunos, através de trabalhos individuais de pesquisa tutorados, exemplos de boas práticas da aplicação de ferramentas avançadas e abordagens integrativas à avaliação e gestão de ecossistemas e recursos naturais. No ano letivo 2023/24, os trabalhos dos alunos deverão focar-se nas seguintes temáticas: (i) Florestas e ação climática; (ii) Biotecnologia e valorização dos recursos florestais; (iii) Sistemas agroflorestais e gestão sustentável do território; (iv) Restauro ecológico e conservação da natureza e da biodiversidade; (v) Floresta digital e inovação em gestão florestal sustentável.
- No terceiro bloco de aulas (21h), os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos num trabalho de natureza projetual que tem como objetivo a análise de uma situação concreta de avaliação e gestão de ecossistemas e recursos naturais, aplicando os princípios e as ferramentas da Biologia Integrativa. Após uma primeira visita ao contexto específico a avaliar, cada estudante explorará um tema ou desafio particular de gestão, identificando os principais desafios e oportunidades, e apontando abordagens e soluções inovadoras. Finalmente, os vários projetos individuais deverão ser combinados tendo em vista a conciliação de diversos objetivos de gestão num mesmo território.
A avaliação dos estudantes baseia-se na apresentação e defesa do trabalho de pesquisa tutorada (40%) e na entrega e defesa do trabalho projetual (60%). A avaliação do trabalho projetual terá uma componente individual (40%) e uma componente coletiva/de turma (20%). O trabalho de pesquisa tutorada e o trabalho projetual de cada aluno serão supervisionados por docentes de ambas as universidades.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 48,00 |
Elaboração de projeto | 72,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Pode ser feita melhoria aos dois trabalhos.