Código Oficial: | 6449 |
Sigla: | M:EBG |
Descrição: | O Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da FCUP visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no domínio das Ciências Naturais no 3º Ciclo do Ensino Básico e da Biologia e Geologia no Ensino Secundário. Nesse sentido, o curso assegura uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação. |
A UC, “Desenvolvimento Currícular e Avaliação”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica face ao exercicio de "ser professor". Neste sentido, os objetivos da UC são:
Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área do currículo e da avaliação;
- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre diretrizes curriculares e sobre a avaliação da aprendizagem no Sistema Educativo Português
- Problematizar o papel a educação, da escola e do professor à luz de diferentes perspetivas teóricas
- Confrontar diferentes perspetivas sobre a avaliação na sua relação com concepções de curriculo e papeis do professor
-Promover o desenvolvimento de competências que apoiem a compreensão das realidades socioeducionais e o exercício de uma profisisonalidade docente ancorada em principios de justiça curricular
Discutir a Didática como área especifica do conhecimento.
Saber identificar algumas teorias de aprendizagem e teses epistemológicas.
Compreender a importância da natureza da ciência e refletir sobre a transposição didática implícita.
Caracterizar e fundamentar as principais metodologias de ensino das ciências dirigidas para o ensino da geologia.
Caracterizar metodologias orientadas para a investigação (metodologias inquiry).
Refletir sobre estratégias de ensino ao nível do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de modo a (re)construir conceções conducentes a práticas inovadoras no ensino da Geologia.
Planificar trabalhos práticos (laboratorias e experimentais).
Realizar trabalhos práticos dirigidos ao ensino da geologia.
Realizar V de Gowins e sua avaliação.
Desenvolver pensamento crítico, sistémico e de resolução de problemas.
Aprender a trabalhar colaborativamente.
Módulo I
- Conhecer identidades e perfis históricos da evolução dos conceito de desenvolvimento sustentável e geoética.
- Abordar as potencialidades de comportamentos individuais que contribuem para resolver problemas globais.
- Compreender a importância da dimensão (geo)ética associada à educação para o desenvolvimento sustentável e para uma cidadania global.
- Ser capaz de realizar propostas educativas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário apoiadas no ensino orientando para a aprendizagem por casos.
Modulo II
- Compreender o desenvolvimento (in)sustentável do planeta e do país e conhecer formas de minimizar os problemas abordados.
- Ter uma visão dos impactos globais que afetam a interação entre ambiente e o ser humano, relativos à utilização de energias baseadas em combustíveis fósseis e possiveis mitigações.
- Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino orientando para a aprendizagem por casos).
Modulo III
- Ensinar aos estudantes os conceitos fundamentais de Química Verde.
- Relacionar o papel da Química e da Engenharia Química na persecução do desenvolvimento de uma cultura industrial que tenha em conta a Sustentabilidade.
- -Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino orientando para a aprendizagem por casos).
Módulo IV
- Sensibilizar os alunos para Ecossistemas Urbanos.
- Conhecer alguns impactos ambientais resultantes da intervenção do ser humano na natureza.
- Saber alguns aspetos da exploração sustentável dos recursos ecológicos.
-Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino orientando para a aprendizagem por casos).
Parte 1 -Biotecnologia Molecular e Tecnologia de DNA
Fornecer conceitos básicos e avançados sobre técnicas de Manipulação de DNA, atualmente utilizadas em diferentes áreas da Biologia moderna como a Biotecnologia, Engenharia Genética, em Ciências Biomédicas, Biologia Forense, Evolução e Filogenia, deteção de OGM, deteção de vírus patogénicos, clonagem de genes de interesse para expressão e produção de proteínas recombinantes.
Reconhecer várias técnicas de Biologia Molecular e Biotecnologia como clonagem de DNA, PCR, sequenciação e suas aplicações na transformação genética de organismos.
Fornecer treino laboratorial em técnicas de DNA recombinante, PCR e análise de bioinformática básica.
Parte 2 - Biodiversidade e Ecologia Microbiana
Aquisição de conhecimentos essenciais em várias temáticas da diversidade microbiana. Compreender a importância da diversidade microbiana no âmbito de desafios societais emergentes, nomeadamente, nas alterações climáticas, poluição, biotecnologia e sustentabilidade dos ecossistemas.
Ampliar o conhecimento sobre o mundo invisível dos microrganismos destacando a sua importância na manutenção do equilíbrio ecológico e a sua presença constante no cotidiano do ser humano.
Parte 3 - Stressores de preocupação emergente de origem antrópica
Compreender os principais fatores de stress químico de origem antrópica.
Reconhecer as principais metodologias para mitigar os efeitos da contaminação química e implementar uma avaliação de risco ambiental e da saúde humana. Explorar o conceito de “One Heath” proposta pela organização mundial da saúde (WHO).
Parte 4 - Diversidade e evolução das plantas
A abordagem ao Reino Plantae direcionada para o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida. Neste módulo será abordado o estudo da morfologia comparada e dos ciclos de vida das Embryophyta, com referência à estrutura vegetativa e aos órgãos reprodutores das plantas.
Como objetivos de aprendizagem, espera-se que os mestrandos venham a:
1. Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre linhas de investigação em Educação em Ciências (História da Ciência/Biologia, Educação formal, não formal e informal, projetos de Ciência Cidadã e STEAM (science, technology, engineering, arts and mathematics);
2. Dominar conceitos e processos curriculares relevantes para o ensino e aprendizagem da Biologia com recurso a tecnologias digitais;
3. Planificar sequências didáticas (curto, médio e longa duração), articulando documentos de referência em termos de política educativa com literatura científica em Educação em Biologia.
Refletir em torno da avaliação pedagógica no ensino da Geologia.
Planificar trabalho prático no Ensino da Geologia.
Elaborar mapas de conceitos e Vs de Gowin.
Saber organizar o trabalho de campo.
Elaborar recursos educativos integrados nas orientações curriculares.
Introduzir a Geoética no ensino da Geologia.Mobilizar saberes científicos e didáticos para elaborar modelos para o ensino da Geologia.
Avaliar a relevância da História da Geologia no ensino e na aprendizagem.
Planificar aulas para o 3º ciclo do ensino Básico e no ensino Secundário de Ciências Naturais ou Biologia-Geologia.
Conhecer os paradigmas de investigação educacional.
Caracterizar os métodos qualitativo e quantitativo.
Conhecer técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados.
Identificar métodos, técnicas e instrumentos de investigação em artigos.
Analisar, interpretar e integrar conhecimentos para compreender o Sistema Terra, assim como todos os seus componentes e sub-sistemas e as respectivas interacções e inter-relações.Compreender os diferentes processos e produtos da geodinâmica da Terra e as suas inter-relações.
Reconhecer, na geologia urbana, a importância e contributo das rochas como pedras ornamentais usadas na edificação e analisar diferentes tipos de fatores que as alteram e deterioram.
- Desenvolver competências de argumentação e comunicação oral e escrita da linguagem científica e educacional.
- Desenvolver competências de trabalho colaborativo.
- Desenvolver competências profissionais inerentes à profissão docente.
- Elaborar um "Portefólio" da Prática de Ensino Supervisionada.
- Operacionalizar projeto de investigação de intervenção cientifico-didática.
- Redigir e defender "Relatório de Estágio"
Aprender a identificar rochas por exame macroscópico; entender a utilidade das cartas geológicas, o modo como elas se produzem e aprender a ler a informação contida nas cartas geológicas; aprender a utilizar a bússola para determinar a atitude de estruturas geológicas planares (diaclases, falhas e foliações).
- Conhecer a estrutura de um plano de investigação
- Compreender o que é a investigação educacional
- Conhecer os tipos de investigação em educação em ciências
- Fazer a distinção entre o processo de investigação quantitativa e qualitativa
- Destacar as principais características dos dois métodos e investigação quantitativa e qualitativa
- Fazer uma distinção entre as fontes primárias e as fontes secundárias
- Conduzir uma pesquisa bibliográfica online
- Conhecer os principios éticos em investigação educacional
- Examinar de forma crítica a metodologia em artigos de investigação
- Discutir amostras probabilísticas e não probabilísticas
- Distinguir os quatro níveis de medida
- Definir os conceitos de fidelidade e de validade
- Discutir a escolha de um método de colheita de dados
- Distinguir os teste paramétricos dos não paramétricos
- Discutir os meios de comunicar os resultados de investigação
- Reconhecer as principais divisões de um artigo de investigação.
- Elaborar um projeto de investigação a realizar na IPP.