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Cursos

Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: 6449
Sigla: M:EBG
Descrição: O Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da FCUP visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no domínio das Ciências Naturais no 3º Ciclo do Ensino Básico e da Biologia e Geologia no Ensino Secundário. Nesse sentido, o curso assegura uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (72 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Desenvolvimento Curricular e Avaliação

FEG4013 - ECTS

A UC, “Desenvolvimento Currícular e Avaliação”, estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica face ao exercicio de "ser professor". Neste sentido, os objetivos da UC são:

Adquirir conceitos, teorias e paradigmas que integram a área do currículo e da avaliação;

- Construir um pensamento crítico, e teoricamente fundamentado, sobre diretrizes curriculares e sobre a avaliação da aprendizagem no Sistema Educativo Português

- Problematizar o papel a educação, da escola e do professor à luz de diferentes perspetivas teóricas

- Confrontar diferentes perspetivas sobre a avaliação na sua relação com concepções de curriculo e papeis do professor

-Promover o desenvolvimento de competências que apoiem a compreensão das realidades socioeducionais e o exercício de uma profisisonalidade docente ancorada em principios de justiça curricular

 

Didática da Biologia I

DID4002 - ECTS
Recordar e aplicar conceitos-chave da área da Biologia e enquadrar os mesmos na História da Biologia enquanto ciência;

Problematizar conceitos e modelos teóricos sustentadores de uma educação em Biologia de qualidade e equitativa;

Apresentar diferentes estratégias, recursos e tecnologias que potenciem uma educação em Biologia de qualidade e equitativa;

Planificar sequências didáticas  e desenvolver estratégias e recursos articulando documentos de referência em termos de política educativa com estudos científicos no domínio da educação básica em Biologia;

Explorar métodos e técnicas de investigação em educação da Biologia, designadamente no âmbito do ensino e da avaliação das aprendizagem em Biologia.

Didática da Geologia I 

DID4007 - ECTS

Discutir a  Didática como área especifica do conhecimento.
Saber identificar algumas teorias de aprendizagem e teses epistemológicas.
Compreender a importância da natureza da ciência e refletir sobre a transposição didática implícita.
Caracterizar e fundamentar as principais metodologias de ensino das ciências dirigidas para o ensino da geologia.
Caracterizar metodologias orientadas para a investigação (metodologias inquiry).
Refletir sobre estratégias de ensino ao nível do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de modo a (re)construir conceções conducentes a práticas inovadoras no ensino da Geologia.
Planificar trabalhos práticos (laboratorias e experimentais).
Realizar trabalhos práticos dirigidos ao ensino da geologia.
Realizar V de Gowins e sua avaliação.
Desenvolver pensamento crítico, sistémico e de resolução de problemas.
Aprender a trabalhar colaborativamente.

Educação para a Sustentabilidade

FEG4015 - ECTS

 Módulo I 

- Conhecer identidades e perfis históricos da evolução dos conceito de desenvolvimento sustentável e geoética.
- Abordar as potencialidades de comportamentos individuais que contribuem para resolver problemas globais. 
- Compreender a importância da dimensão (geo)ética associada à educação para o desenvolvimento sustentável e para uma cidadania global.
- Ser capaz de realizar propostas educativas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário apoiadas no ensino orientando para a aprendizagem por casos.


Modulo II

-
Compreender o desenvolvimento (in)sustentável do planeta e do país e conhecer formas de minimizar os problemas abordados.
- Ter uma visão dos impactos globais que afetam a interação entre ambiente e o ser humano, relativos à utilização de energias baseadas em combustíveis fósseis e possiveis mitigações.
- Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino orientando para a aprendizagem por casos).


Modulo III 

- Ensinar aos estudantes os conceitos fundamentais de Química Verde.
- Relacionar o papel da Química e da Engenharia Química na persecução do desenvolvimento de uma cultura industrial que tenha em conta a Sustentabilidade.
- -Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação  aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino orientando para a aprendizagem por casos).


Módulo IV

- Sensibilizar os alunos para Ecossistemas Urbanos.
- Conhecer alguns impactos ambientais resultantes da intervenção do ser humano na natureza.
- Saber alguns aspetos da exploração sustentável dos recursos ecológicos.
-Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação  aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino orientando para a aprendizagem por casos).

Organização Escolar

FEG4014 - ECTS
  • Analisar criticamente modelos teóricos, imagens e metáforas aplicadas à escola enquanto organização, com base numa análise psicossociológica.

 

  • Conhecer o Sistema Educativo Português, sua organização e administração.

 

  • Conhecer e compreender os diferentes órgãos administrativos das escolas e agrupamentos, as suas competências e modos de funcionamento, assim como os documentos estruturantes (projeto educativo e regulamento interno).

 

  • Avaliar a relevância do Projeto Educativo da Escola e compreender a sua construção, desenvolvimento e avaliação.

 

  • Diferenciar e caracterizar os estilos e tipos de liderança escolar, bem como os papéis e funções das lideranças intermédias nas dinâmicas organizacionais das escolas.

 

  • Reconhecer o poder de agência do professor na organização escolar e o impacto deste na gestão democrática e na autonomia escolar.

 

  • Reconhecer e refletir sobre as variáveis organizacionais que influenciam os processos de ensino e aprendizagem, promovendo uma visão crítica sobre a estrutura e funcionamento das escolas.

 

  • Compreender os princípios da autonomia e da descentralização na administração e gestão democrática das escolas, valorizando a sua relevância no contexto educacional português.

Psicologia do Desenvolvimento

FEG4012 - ECTS
  1. Abordar a relação entre Escola, Educação e Desenvolvimento.
  2. Refletir sobre as perspetivas que, a partir dos paradigmas da instrução, da aprendizagem e da comunicação, se produzem sobre aquela relação.
  3. Refletir sobre as implicações de cada uma dessas perspetivas no que diz respeito às estratégias de ensino;
  4. Refletir sobre as implicações de cada uma dessas perspetivas no que diz respeito à configuração da relação pedagógica.

Biologia Complementar

BIOL4021 - ECTS

Parte 1 -Biotecnologia Molecular e Tecnologia de DNA

Fornecer conceitos básicos e avançados sobre técnicas de Manipulação de DNA, atualmente utilizadas em diferentes áreas da Biologia moderna como a Biotecnologia, Engenharia Genética, em Ciências Biomédicas, Biologia Forense, Evolução e Filogenia, deteção de OGM, deteção de vírus patogénicos, clonagem de genes de interesse para expressão e produção de proteínas recombinantes.

Reconhecer várias técnicas de Biologia Molecular e Biotecnologia como clonagem de DNA, PCR, sequenciação e suas aplicações na transformação genética de organismos. 

Fornecer treino laboratorial em técnicas de DNA recombinante, PCR e análise de bioinformática básica.  

 Parte 2 - Biodiversidade e Ecologia Microbiana

Aquisição de conhecimentos essenciais em várias temáticas da diversidade microbiana. Compreender a importância da diversidade microbiana no âmbito de desafios societais emergentes, nomeadamente, nas alterações climáticas, poluição, biotecnologia e sustentabilidade dos ecossistemas.

Ampliar o conhecimento sobre o mundo invisível dos microrganismos destacando a sua importância na manutenção do equilíbrio ecológico e a sua presença constante no cotidiano do ser humano.

 Parte 3 - Stressores de preocupação emergente de origem antrópica

Compreender os principais fatores de stress químico de origem antrópica.

Reconhecer as principais metodologias para mitigar os efeitos da contaminação química e implementar uma avaliação de risco ambiental e da saúde humana. Explorar o conceito de “One Heath” proposta pela organização mundial da saúde (WHO).

Parte 4 - Diversidade e evolução das plantas

A abordagem ao Reino Plantae direcionada para o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida. Neste módulo será abordado o estudo da morfologia comparada e dos ciclos de vida das Embryophyta, com referência à estrutura vegetativa e aos órgãos reprodutores das plantas.

 

 

Didática da Biologia II

DID4017 - ECTS

Como objetivos de aprendizagem, espera-se que os mestrandos venham a:

1. Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre linhas de investigação em Educação em Ciências (História da Ciência/Biologia, Educação formal, não formal e informal, projetos de Ciência Cidadã e STEAM (science, technology, engineering, arts and mathematics);

2. Dominar conceitos e processos curriculares relevantes para o ensino e aprendizagem da Biologia com recurso a tecnologias digitais;

3. Planificar sequências didáticas (curto, médio e longa duração), articulando documentos de referência em termos de política educativa com literatura científica em Educação em Biologia.

Didática da Geologia II

DID4018 - ECTS

Refletir em torno da avaliação pedagógica no ensino da Geologia.
Planificar trabalho prático no Ensino da Geologia.
Elaborar mapas de conceitos e Vs de Gowin.
Saber organizar o trabalho de campo.
Elaborar recursos educativos integrados nas orientações curriculares.
Introduzir a Geoética no ensino da Geologia.Mobilizar saberes científicos e didáticos para elaborar modelos para o ensino da Geologia.
Avaliar a relevância da História da Geologia no ensino e na aprendizagem.
Planificar aulas para o 3º ciclo do ensino Básico e no ensino Secundário de Ciências Naturais ou Biologia-Geologia.
Conhecer os paradigmas de investigação educacional.
Caracterizar os métodos qualitativo e quantitativo.
Conhecer técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados.
Identificar métodos, técnicas e instrumentos de investigação em artigos.

Geologia Complementar

GEOL4001 - ECTS

Analisar, interpretar e integrar conhecimentos para compreender o Sistema Terra, assim como todos os seus componentes e sub-sistemas e as respectivas interacções e inter-relações.Compreender os diferentes processos e produtos da geodinâmica da Terra e as suas inter-relações.
Reconhecer, na geologia urbana, a importância e contributo das rochas como  pedras ornamentais usadas na edificação e analisar diferentes tipos de fatores que as alteram e deterioram.

 

Iniciação à Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino Supervisionada

FP5000 - ECTS

- Desenvolver competências de argumentação e comunicação oral e escrita da linguagem científica e educacional.
- Desenvolver competências de trabalho colaborativo.
- Desenvolver competências profissionais inerentes à profissão docente.
- Elaborar um "Portefólio" da Prática de Ensino Supervisionada.
- Operacionalizar projeto de investigação de intervenção cientifico-didática.
- Redigir e defender "Relatório de Estágio"

Laboratórios de Biologia

BIOL4022 - ECTS
- No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de realizar trabalhos laboratoriais e de campo de fácil execução na generalidade das escolas do ensino básico e secundário do país.
- Deverão conhecer os princípios do método científico e aprender a elaborar um relatório com base nos resultados dessas atividades, conhecer os instrumentos de observação em Biologia frequentemente utilizados em laboratório.
 

Laboratórios de Geologia

GEOL4002 - ECTS

Aprender a identificar rochas por exame macroscópico; entender a utilidade das cartas geológicas, o modo como elas se produzem e aprender a ler a informação contida nas cartas geológicas; aprender a utilizar a bússola para determinar a atitude de estruturas geológicas planares (diaclases, falhas e foliações).

Neurociências e Cognição

FEG4016 - ECTS 1. Compreender a origem dos cérebros enquanto processo de evolução biológica
2. Conhecer a complexidade do cérebro humano, em particular no periodo da adolescência. 
3. Conhecer métodos de estudo que levaram ao conhecimento das relações entre o cérebro e as capacidades mentais.
4. Conhecer os principais sistemas de memória e os seus substratos.
5. Aplicar os princípios das Neurociências à aprendizagem.
6. Avaliar o papel das Neurociências na Educação em Ciência (Neurodiática).

Projeto

DID5001 - ECTS

- Conhecer a estrutura de um plano de investigação
- Compreender  o que é a investigação educacional
- Conhecer os tipos de investigação em educação em ciências
- Fazer a distinção entre o processo de investigação quantitativa e qualitativa
- Destacar as principais características dos dois métodos e investigação quantitativa e qualitativa
- Fazer uma distinção entre as fontes primárias e as fontes secundárias
- Conduzir uma pesquisa bibliográfica online
- Conhecer os principios éticos em investigação educacional
- Examinar de forma crítica a metodologia em artigos de investigação
- Discutir amostras probabilísticas e não probabilísticas
- Distinguir os quatro níveis de medida
- Definir os conceitos de fidelidade e de validade
- Discutir a escolha de um método de colheita de dados
- Distinguir os teste paramétricos dos não paramétricos
- Discutir os meios de comunicar os resultados de investigação
- Reconhecer as principais divisões de um artigo de investigação.
- Elaborar um projeto de investigação a realizar na IPP.

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