Código Oficial: | 9442 |
Sigla: | M:Q |
Descrição: | O Mestrado em Química da FCUP é um mestrado de âmbito generalista, que visa uma formação científica avançada, moderna e versátil no campo da Química. Num contexto em que a Química ocupa uma posição central na resposta aos desafios societais atuais, em particular nos domínios da energia, saúde, ambiente, preservação dos recursos naturais e desenvolvimento de novos materiais funcionais, o curso procura responder a estes desafios na ótica da formação pedagógico-científica dos estudantes e da sua preparação para um percurso profissional de sucesso. |
O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de técnicas quimiométricas e planeamento de experiências para o controlo da qualidade dos resultados no processo analítico.
- Reconhecer o papel das diferentes metodologias de análise estrutural nos mais diversos contextos da sua aplicação, desde a Química Fina, Química e Engenharia de (Nano)Materiais até à Biomedicina
- Conhecer os métodos mais relevantes de análise estrutural e sua adequação aos fins em vista
- Identificar vantagens e limitações características a cada um dos métodos de análise abordados
- Ler/Interpretar artigos científicos relevantes no contexto da UC
O objectivo principal desta unidade curricular é a utilização das ferramentas básicas da Química Teórica−Computacional na resolução de problemas reais que se colocam na área da Química e que possam ser úteis a qualquer Químico, Físico ou Astrónomo.
Abordar-se-ão essencialmente as aplicações da Química Teórica-Computacional na resolução dos seguintes problemas químicos:
1. Cálculo de Propriedades Termodinâmicas
2. Estudo de Mecanismos de Reacções Químicas
3. Simulação de Espectros de Infravermelho
Química-Física Aplicada é uma disciplina de carácter de especialização intermédio que versa o desenvolvimento e reconhecimento de competências especializadas na área da Química-Física dando especial ênfase ao reconhecimento e aplicação de conceitos.
Privilegia-se uma abordagem que obrigue e leve o estudante a desenvolver metodologias de autoaprendizagem e competências de análise de problemas e desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica, às propriedades químicas, físicas e problemas de engenharia e sua aplicação prática.
Pretende dar-se aos alunos uma visão abrangente de temas da Bioinformática molecular actual. Adicionalmente, nas aulas práticas, os alunos são encorajados a desenvolver pequenos projectos de investigação.
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes o contacto directo com as mais diversas actividades de um laboratório de Química Analítica, permitindo-lhes a manipulação, em contexto analítico, de várias técnicas instrumentais de análise, bem como a execução de procedimentos de validação de métodos analíticos.
- Reconhecer o papel da Química no contexto das Nanociências e Nanotecnologia
- Conhecer métodos de produção e caracterização de nanomateriais
- Seleccionar as técnicas experimentais mais adequadas à caracterização de cada nanomaterial
- Identificar as aplicações tecnológicas de cada tipo de nanomaterial.
- Identificar riscos potenciais e problemas éticos associados ao impacto da produção/comercialização de produtos de nanotecnologia na Sociedade
- Ler/Interpretar artigos científicos das áreas da nanociência e nanotecnologia
- Desenvolver uma ideia de negócio com base nanotecnológicaPretende-se que os estudantes apreendam, e compreendam, os principais conceitos da Química Medicinal, enquanto ramo do saber que emerge da interseção da Química (em especial, da Química Orgânica e Bioorgânica), da Farmacologia e de diversas outras áreas das Ciências da Saúde, com vista à conceção racional, síntese e desenvolvimento de novas moléculas bioativas com potencial aplicação como agentes terapêuticos (fármacos). Os discentes deverão, também, divisar a relevância deste ramo da Química fora do contexto académico, ou seja, compreender a importância e especificidades da Química Medicinal enquanto um dos pilares da Indústria Farmacêutica. Neste contexto será também dada ênfase à aplicação nesta área das designadas tecnologias emergentes. Para este fim, além da exposição clássica de aulas teóricas, e das abordagens experimentais no contexto das aulas práticas, serão promovidos seminários sobre tópicos específicos a cargo de especialistas convidados. Sempre que possível, o programa incluirá uma visita de estudo a um laboratório de I&D de uma indústria farmacêutica nacional.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar abordagens reflexivas de princípios químicos inerentes a um desenvolvimento da sociedade atual, em que se impõe a preocupação de sustentabilidade nos mais diversos contextos.
O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de software contendo técnicas quimiométricas para o planeamento de experiências e análise linear e não linear de dados.
Rever e complementar informação essencial sobre segurança em laboratórios químicos.
Fornecer aos estudantes uma visão ampla de conhecimentos interdisciplinares, relativos a segurança em laboratórios de química.
Pretende-se também que os estudantes adquiram a capacidade de intervenção prática efetiva em importantes ações de prevenção e de atuação em caso de acidente.
Objectivos gerais:
Proporcionar conhecimentos valiosos de química orgânica e farmacêutica, aplicados na preparação de fármacos, como componente formativa profissionalizante na área da química de compostos bioactivos.
Objectivos específicos (assuntos):
a) Estrutura dos compostos orgânicos e grupos funcionais; b) Nomenclatura básica em química orgânica; c) Estereoquímica e a sua importância biológica; d) Síntese e reactividade dos compostos orgânicos; e) Compostos orgânicos de interesse biológico e famílias de fármacos.
Aprendizagem: A) Reações imprescindíveis e actuais para a síntese orgânica de fármacos classificados por actividades farmacológicas; B) Estratégias para o desenho sintético e tridimensional (estereoquímica) de fármacos; C) Noções para o estudo da relação estructura e actividade biológica de fármacos (SAR) no desenvolvimento de novos fármacos; D) Nas aulas laboratoriais, através da realização de mini-projectos, serão aprendidas as técnicas básicas e actuais de preparação de novos fármacos.
O principal objectivo desta unidade é fornecer aos estudantes uma completa e sólida formação nos princípios teóricos e práticos que suportam o plano de validação de um método analítico na perspectiva do referencial normativo EN 1911:2010. É dado particular destaque ao enquadramento das metodologias de validação dos métodos analíticos em laboratórios acreditados e à discussão dos requisitos de validação de métodos de análise instrumental, nomeadamente na execução e implementação de métodos de análise de rotina baseados nas técnicas potenciométricas, espectroscópicas e cromatográficas.
Planeamento e execução de um projeto de investigação científica. Comunicação oral e escrita do trabalho desenvolvido, sob a forma de uma Dissertação.
Planeamento e desenvolvimento/acompanhamento de um projeto de investigação aplicada numa empresa ou centro tecnológico. Comunicação oral e escrita do trabalho realizado, sob a forma de um Relatório de Estágio.
O objetivo principal desta unidade curricular é despertar no estudante a consciencialização do importante papel que a Química, como área transversal do conhecimento, representa no desenvolvimento sustentável das sociedades modernas.
O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de técnicas quimiométricas e planeamento de experiências para o controlo da qualidade dos resultados no processo analítico.
- Reconhecer o papel das diferentes metodologias de análise estrutural nos mais diversos contextos da sua aplicação, desde a Química Fina, Química e Engenharia de (Nano)Materiais até à Biomedicina
- Conhecer os métodos mais relevantes de análise estrutural e sua adequação aos fins em vista
- Identificar vantagens e limitações características a cada um dos métodos de análise abordados
- Ler/Interpretar artigos científicos relevantes no contexto da UC
O objectivo principal desta unidade curricular é a utilização das ferramentas básicas da Química Teórica−Computacional na resolução de problemas reais que se colocam na área da Química e que possam ser úteis a qualquer Químico, Físico ou Astrónomo.
Abordar-se-ão essencialmente as aplicações da Química Teórica-Computacional na resolução dos seguintes problemas químicos:
1. Cálculo de Propriedades Termodinâmicas
2. Estudo de Mecanismos de Reacções Químicas
3. Simulação de Espectros de Infravermelho
Química-Física Aplicada é uma disciplina de carácter de especialização intermédio que versa o desenvolvimento e reconhecimento de competências especializadas na área da Química-Física dando especial ênfase ao reconhecimento e aplicação de conceitos.
Privilegia-se uma abordagem que obrigue e leve o estudante a desenvolver metodologias de autoaprendizagem e competências de análise de problemas e desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica, às propriedades químicas, físicas e problemas de engenharia e sua aplicação prática.
O objetivo desta unidade curricular é desenvolver nos estudantes o conhecimento da eletroquímica interfacial. Isto inclui tanto a compreensão dos aspetos fundamentais da eletroquímica, como de técnicas para caracterização de processos eletroquímicos, em diferentes superfícies de elétrodo.
Os principais objetivos desta unidade curricular são: uma discussão abrangente da estabilidade termodinâmica de moléculas, de energias de ligação e de interação intermolecular, juntamente com uma descrição de alguns métodos experimentais e computacionais que foram utilizados para obter essa informação, bem como as possíveis aplicações práticas em diversas áreas da ciência.
Conhecer os conceitos básicos de física da matéria condensada como, as estruturas cristalinas, o modelo de Drude, a teoria de Sommerfeld, os fonões, o teorema de Bloch, a rede recíproca, o modelo do eletrão ligado, o modelo do eletrão quase livre, as bandas de energia, os semicondutores (uma introdução). Introduzir uma descrição geral de diferentes materiais, mostrando a dependência das suas propriedades na estrutura microscópica. Familiarizar-se com técnicas experimentais para estudos fundamentais de materiais.
Esta disciplina visa globalmente a familiarização dos estudantes com conceitos e fundamentos básicos da área de interfaces, materiais moles e coloidais, e com a sua aplicação direta no conhecimento e compreensão de processos e técnicas usados no quotidiano, na indústria, nas aplicações biomédicas e farmacêuticas, nas nanociências e nanotecnologia, e em modernas tecnologias em geral.
- Reconhecer o papel da Química no contexto das Nanociências e Nanotecnologia
- Conhecer métodos de produção e caracterização de nanomateriais
- Seleccionar as técnicas experimentais mais adequadas à caracterização de cada nanomaterial
- Identificar as aplicações tecnológicas de cada tipo de nanomaterial.
- Identificar riscos potenciais e problemas éticos associados ao impacto da produção/comercialização de produtos de nanotecnologia na Sociedade
- Ler/Interpretar artigos científicos das áreas da nanociência e nanotecnologia
- Desenvolver uma ideia de negócio com base nanotecnológicaA UC Summer School visa preencher a lacuna entre a preparação técnica e científica dos estudantes e a sua necessidade em lidar com o impacto do seu trabalho na indústria e no mercado. O programa versa sobre temas atuais para a formação dos estudantes em competências transversais relacionadas com a comunicação e disseminação científicas, gestão em ciência e transferência de conhecimento. Os tópicos serão lecionados por profissionais e especialistas do universo académico, empresarial e industrial. Os estudantes irão entrar em contato com um conjunto diversificado de temas, casos de estudo e testemunhos diretos para fomentar a sua formação e participação e, consequentemente, para alcançar os objetivos de aprendizagem delineados.
-Importancia das nanotecnologias emergentes
-Relação entre redução do tamanho físico e a modificação das propriedades físicas
-Propriedades físicas de nanoestruturas: mecânicas; electrónicas; ópticas e magnéticas
-Aplicações de nanomateriais e dispositivos
-Saber responder a questões qualitativas e quantitativas sobre salas limpas e técnicas de micro e nanofabricação
-Efetuar a conceção e planeamento de experiências
-Conduzir pesquisas de literatura, incluindo análise crítica de artigos, expressão oral e escrita.
-Desenvolver miniprojectos bem definidos
Competências Principais:
-Aplicar conhecimentos de matemática, ciências e engenharia;
-Conceção, condução de experiências, análise e interpretação de dados;
-Trabalhar em equipas multidisciplinares;
-Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
-Identificar processos ou sistemas materiais para atingir determinadas especificações; técnicas modernas e ferramentas de física/engenharia; aptidões de apresentação e comunicação
Pretende-se que no final desta unidade curricular o estudante seja capaz de:
- planear as diferentes fases de realização de um projeto de investigação no âmbito da Dissertação/Estágio;
- realizar pesquisa bibliográfica avançada no âmbito do projeto;
- apresentar uma síntese coerente e articulada do estado-da-arte no tema escolhido;
- desenvolver competências de comunicação oral e escrita do trabalho de pesquisa e planeamento realizado.
Pretende-se que no final desta unidade curricular o estudante seja capaz de:
- planear as diferentes fases de realização de um projeto de investigação no âmbito da Dissertação/Estágio;
- realizar pesquisa bibliográfica avançada no âmbito do projeto;
- apresentar uma síntese coerente e articulada do estado-da-arte no tema escolhido;
- desenvolver competências de comunicação oral e escrita do trabalho de pesquisa e planeamento realizado.