Código Oficial: | 9824 |
Sigla: | L:CE |
A Célula é a unidade fundamental da vida, e o conhecimento da sua fisiologia constitui a base onde se apoia toda a Biologia e as suas aplicações, como a Medicina moderna. O objetivo desta UC é dar a conhecer aos alunos a Biologia da Célula a nível geral, incluindo as suas estruturas e processos funcionais principais, e respetivas bases moleculares, assim como as metodologias experimentais utilizadas para contruir esse conhecimento.
Introdução à utilização de computadores com sistema operativo GNU/Linux.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noção de linguagens de baixo nivel e alto nível; interpretadores e compiladores; editores e ambientes de desenvolvimento. Valores, tipos e expressões. Funções e procedimentos. Condições e seleção. Iteração e recursão. Estruturas de dados básicas: listas, tuplos e dicionários.
Ajudar os estudantes do primeiro ano a colmatar eventuais deficiências na sua preparação em Matemática.
Desenvolver competências de análise de trabalhos científicos e sua apresentação oral e escrita.
1. Compreensão da história e evolução da Botânica e dos principais sistemas de classificação dos vegetais 2. Apreender os conceitos de Taxonomia e Sistemática, Classificação e Nomenclatura Botânica 3. Percepção e compreensão dos principais tipos filosóficos que regem as diferentes escolas de pensamento taxonómico e principais diferenças entre as mesmas 4. Aquisição dos conhecimentos morfológicos necessários à descrição e estudo de taxa vegetais 5. Desenvolverem as competências taxonómicas mínimas que lhes permitam a identificação de plantas e a sua correcta preparação para herbário e outros tipos de colecções biológicas 6. Conhecer as grandes linhas evolutivas das plantas 7. Aquisição de conhecimentos sobre os grandes grupos vegetais, principais diferenças entre eles e sua evolução e caracterização. 8. Aquisição de conhecimentos sobre grupos de plantas de interesse ornamental. 9. Construir e utilizar chaves dicotómicas tal como gerir termos e conceitos de morfologia utilizados para a identificação de plantas vasculares.
O estudante deverá ser capaz de:
- compreender, utilizar e desenvolver programas com tipos abstratos de dados (TAD) de acordo com os requisitos de problemas propostos;
- compreender e utilizar as noções de atributo e método de um tipo abstrato de dados;
- utilizar e adaptar, programando-os, TADs que implementam listas ligadas, pilhas, filas, árvores binárias, heaps, tabelas de hash e grafos;
- analisar trechos de algoritmos do ponto de vista da complexidade computacional e situá-los numa ordem de complexidade;
- programar funções recursivas;
- programar e analisar algoritmos de procura e inserção sequencial, em lista ordenada, em árvore ordenada e em tabela de hash;
- programar e analisar algoritmos de ordenação tais como o bubblesort, mergesort, quicksort e heapsort;
- programar e analisar algoritmos de criação e manipulação de estruturas de dados como árvores binárias, árvores binárias ordenadas, heaps e grafos.
Nota: nesta unidade curricular a programação é feita utilizando a linguagem Python.
- Conhecer a terminologia técnica e científica utilizada na agricultura e agronomia.
- Sistematizar os conhecimentos das disciplinas básicas para otimizar ou conceber sistemas de cultura em função de objetivos e restrições definidos pelo empresário agrícola e/ou pela sociedade.
- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção (ex. Agricultura biológica, agricultura de precisão, produção integrada).
- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.
- Atribuir relevância económica e social da agricultura em diferentes escalas geográficas com ênfase para a relevância dos produtos agrícolas na economia agrária e na balança alimentar, os serviços produzidos e o valor incorporado nos fatores de produção.
Disciplina introdutória de Probabilidades e Estatística: aquisição dos conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística e a sua aplicação a situações concretas.
Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.
Abordar tópicos fundamentais da biologia das bactérias, arqueias, fungos e líquenes.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias, das arqueias, dos fungos e dos líquenes, e saber executar experiências básicas nestas áreas.A unidade curricular completa a formação em agricultura e agronomia fornecendo uma visão integrada do planeamento operacional da exploração.
Pretende-se que os alunos: - compreendam a filosofia subjacente à tomada de decisão em protecção das culturas nas várias modalidades de agricultura sustentável. - saibam as consequências para uma região ou país do ataque generalizado a uma cultura importante e tomem consciência dos seus deveres na matéria - conheçam e saibam utilizar os componentes da protecção integrada. - saibam quais os principais grupos de inimigos das culturas. - conheçam as características gerais dos fungos agentes causais de doenças de plantas. - saibam classificar um insecto (até à ordem) e saibam como proceder para identificar a espécie. - relacionem os estragos nas plantas com os possíveis agentes causais. - conheçam os meios de luta cultural, biológica, biotécnica e química a usar em Portugal. - adquiram competências de diagnóstico de problemas fitossanitários em diversas plantas.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, genética molecular, genética populacional e genética quantitativa, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.
Parte I — Pedologia
Reconhecer o solo enquanto sistema trifásico contendo materiais sólidos (minerais ou orgânicos), líquidos (solução do solo) e gasosos (vapor de água e outros gases), podendo servir de meio para o desenvolvimento de plantas com raízes.
Conhecer os factores de formação do solo.
Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas pedológicos.
Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os solos.
Parte II — Hidrologia
Conhecer o funcionamento dos sistemas hidrológicos subterrâneos e superficiais.
Reconhecer a importância ambiental e sócio-económica dos sistemas hidrológicos.
Conhecer os métodos e técnicas de campo, de laboratório e de gabinete habitualmente utilizados em actividades científicas e tecnológicas relacionadas com os recursos hídricos.
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
Os objetivos delineados para a disciplina de Marketing Agro-Alimentar são: i) Obtenção de uma visão clara das potencialidades e limitações do Marketing, enquanto filosofia e conjunto de técnicas de gestão com capacidade para potenciar as vendas de determinado produto, designadamente no que se refere à sua especificidade Agro-Alimentar. ii) Aquisição de conhecimentos teóricos, bem como a flexibilidade e capacidade de generalização do seu uso, de modo a conduzir a uma preparação eficaz que permita compreender, aprofundar e utilizar os modelos emergentes sobre comportamento do consumidor que, embora eventualmente diferentes, se possam relacionar com os lecionados. iii)Aquisição da capacidade de avaliar para determinado produto agro-alimentar, qual a segmentação de mercado e qual o posicionamento que se apresentam mais adequados para esse mesmo produto. iv) Aquisição de conhecimentos sólidos sobre cada uma das diferentes políticas de marketing que compõem o marketing-mix.
Os principais objetivos do curso são:
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Coompreender a grande diversidade de culturas anuais e bienais cultivadas e a sua adaptação às diferentes condições edafo-climáticas do mundo, transmitindo a necessidade da utilização de técnicas culturais que conservem os recursos naturais e minimizem a contaminação ambiental.
B. Promover o enriquecimento curricular dos estudantes tendo em vista a sua integração profissional futura ao i) proporcionar o contacto com a realidade profissional; ii) permitir a aplicação de conhecimentos adquiridos e a aquisição de novos conhecimentos, capacidades e competências; iii) permitir desenvolver capacidades de exposição e argumentação; iv) promover a capacidade de iniciativa e de adaptação a novas situações; v) fomentar o trabalho em grupo e a integração em equipas multidisciplinares; e vi) fomentar o espirito científico.
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
Pretende-se, nesta disciplina, que os alunos: