Código: | B4001 | Sigla: | B4001 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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E:BBC | 0 | PE_Bioinformática e Biologia Computacional | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:BBC | 4 | Plano estudos a partir de 2018 | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
M:BGE | 16 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:GF | 0 | plano de estudos do Mestrado em Genética Forense a partir de 2013_2014 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
O curso tem como objectivo fornecer aos estudantes a capacidade de compreender a importância da análise filogenética nos domínios da sistemática, biologia comparativa, ciências biomédicas e conservação. Serão discutidas e comparadas as metodologias mais comummente utilizadas, bem como os princípios e filosofia de cada uma delas.
Espera-se que no final do curso os estudantes tenham adquirido a capacidade de analisar dados numa perspectiva filogenética, bem como poderem avaliar as diferenças entre métodos alternativos de análise.
Introdução à análise filogenética. Porque é tão importante?
Uma breve história. Desde Darwin e as primeiras “árvores”, aos debates entre as abordagens cladística vs fenética, de parsimónia vs verosimelhança, e a situação actual.
Metodologias. Máxima parsimónia, métodos baseados em distâncias (evolução mínima, neighbor-joining, e UPGMA), Máxima verosimelhança e inferências Bayesianas. Os prós e contras das diversas abordagens.
Métodos de consenso. Como combinar os diferentes tipos de informação?
Métodos de suporte. Bootstrapping, Bayesian Posterior Probabilities, Decay
Index. O que significam e como compará-los?
Filosofia. Se Popper estivesse certo, estaremos nós a dar uma orientação incorrecta?
Avaliação da relação entre a genética populacional e a reconstrução filogenética. Porquê utilizar “redes” em vez de “árvores”? A comparação das metodologias de reconstrução filogenética acima e abaixo do nível específico.
O curso esta organizado em aulas teóricas e práticas. Os estudantes obterão dados reais a partir do GenBank, ou outras bases de dados moleculares, que serão objecto de análise durante a componente prática.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Realização da componente prática e elaboração do relatório.
Avaliação do relatório final: 80%
Assistência e participação nas aulas: 20%
Não aplicável