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Laboratório de Química Analítica

Código: Q2005     Sigla: Q2005     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 3 28 81
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 3 28 81
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 3 28 81
3
L:G 2 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 3 28 81
3
L:M 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 3 28 81
3
L:Q 33 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através do tratamento de dados de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático de processos e procedimentos, interpretação de resultados experimentais, sua avaliação crítica e capacidade de decisão. Capacidades de comunicação de resultados analíticos.

Modo de trabalho

À distância

Programa

Metodologias de análise quantitativa que estimulem a aplicação e a integração prática dos conhecimentos das unidades curriculares de Química Analítica: análise volumétrica, análise instrumental e processos de separação/extração. Aplicação das técnicas potenciométricas e exploração da espectrofotometria de UV/Vis e atómica. 

Bibliografia Obrigatória

JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES E PAULO ALMEIDA; TRABALHOS PRÁTICOS LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA – Q234
Harris Daniel C.; Quantitative chemical analysis. ISBN: 0-7167-2881-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino Laboratorial através da execução de atividades experimentais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 40,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Trabalho escrito 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponderá à média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: a) Desempenho prático durante as aulas – 40%; b) Teste prático – 20  % c) Exame escrito – 40%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes em situação especial que não possam frequentar as aulas de laboratório deverão realizar um exame prático, com realização do respetivo relatório. A classificação final será calculada atribuindo um peso de 60% à classificação do exame prático e de 40% à classificação obtida na prova escrita

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