Código: | M2020 | Sigla: | M2020 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 4 | Plano de estudos a partir de 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 2 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 35 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
MI:ERS | 15 | Plano Oficial desde ano letivo 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 |
Pretende-se que, juntamente com novas metodologias estatísticas, os estudantes vejam os conceitos aprendidos anteriormente em "Probabilidades e Estatística" a serem aplicados na resolução de problemas reais. A nível teórico, serão desenvolvidos e trabalhados os métodos mais simples de inferência estatística, incluindo alguma teoria sobre estimadores e estimação pontual e vários testes de hipóteses.
Espera-se também que os estudantes adquiram familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabe-las aplicar a problemas concretos;
- ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos;
- conseguir aplicar os modelos estudados, e mais geralmente conseguir efectuar análises de dados simples, em R.
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos variados para ilustrar os tópicos tratados e motivar e orientar o estudo autónomo dos estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos e discutidos exercícios e problemas. Em particular, são analisados conjuntos de dados reais, recorrendo ao software R. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
O método de avaliação foi alterado em virtude do aparecimento da pandemia COVID-19.
A avaliação será feita exclusivamente por exame final (época normal e época de recurso).
Os alunos com nota superior a 18 valores serão submetidos a uma prova de valorização, sendo que o resultado final nunca será inferior a 18 valores.