Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > MI:ERS
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

Provas de Acesso   Matemática A(19)
Propinas Consultar
Numerus Clausus   70 (*)
(*) aguarda aprovação do MCTES
O Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos tem como objetivo principal a formação de profissionais particularmente qualificados para a análise, o planeamento, a instalação e a administração de sistemas complexos e distribuídos de armazenamento e processamento de dados. Entre as diversas funções para as quais um Mestre em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos pode ser chamado incluem-se, por exemplo, o planeamento de infraestruturas para redes complexas de computadores e respetivos serviços, a coordenação e gestão de tarefas relacionadas com a implementação de software, a análise aprofundada da segurança e do risco inerente à integração dos sistemas de informação, ou a elaboração de orçamentos para a instalação, manutenção e atualização de sistemas informáticos.
 

Saídas Profissionais

A diversidade de funções para as quais estes Mestres estão habilitados, garantem um elevado grau de empregabilidade, nomeadamente em empresas que: desenvolvem ou comercializam software, prestam serviços de telecomunicações fixas e/ou móveis, prestam serviços de consultadoria no planeamento e administração de redes e sistemas informáticos, fabricam ou comercializam hardware. Poderão ainda facilmente integrar departamentos de informática ligados a organizações (empresas, serviços, universidades, etc.) nas áreas de saúde, banca, seguros, produção de conteúdos multimédia, etc.

Regimes de Acesso 2019/2020

Regime Geral Numerus Clausus (*): 70
Concursos Especiais Vagas (**): Maiores 23 anos: 4 | TOCS: 4 | DET: 1
Mudança de Par Instituição/Curso Vagas (***): 1ºano curricular: 3  |
restantes anos curriculares: 3
Reingresso Não está sujeito a limitações quantitativas.
Vagas para o 4ºano   4

(*) A aprovação das vagas do Regime Geral está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(**) A aprovação das vagas dos Concursos Especiais está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.

(***) A aprovação das vagas da Mudança de Par Instituição/Curso (1ºano curricular) está dependente do despacho orientador para a fixação de vagas, que venha a ser publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e podem, consequentemente, sofrer alterações.


Informações


Contactos

Diretor do Curso: mi.ersi.diretor@fc.up.pt
Secção de Pré-Graduação: pre.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: mi.ersi@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo. Não dispensa a consulta do DR.

Dados Gerais

Código Oficial: 9812
Diretor: Rui Prior
Sigla: MI:ERS
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado Integrado
Início: 2007/2008
Duração: 5 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia Informática (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo