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Interação Pessoa-Máquina

Código: CC3006     Sigla: CC3006     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 24 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:G 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 6 56 162
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
MI:ERS 43 Plano Oficial desde ano letivo 2014 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).

Resultados de aprendizagem e competências

- Capacidade de estudar e modelar utilizadores e cenários

- Capacidade de desenhar, desenvolver e avaliar protótipos de baixa e média fidelidade

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Interação Pessoa-Máquina: introdução, história.

Modelo do processador humano: perceção, atenção, memória.

Conceitos fundamentais sobre o processo de design

Modelos mentais.

Engenharia da usabilidade: definição de problemas, ciclo de desenvolvimento, avaliação, prototipagem.

 

Bibliografia Obrigatória

Jenny Preece, Helen Sharp, Yvonne Rogers ; Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction

Bibliografia Complementar

Greenberg, Carpendale, Marquardt, Buxton; Sketching User Experiences: The Workbook. ISBN: 978-0-12-381959-8
Norman Donald A.; The^ design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6
Tom Tullis, Bill Albert; Measuring the User Experience, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (T): Apresentação dos conteúdos. Discussão de exemplos ilustrativos destes.

Aulas práticas (P): Demonstração prática dos conteúdos dados nas aulas teóricas. Resolução de problemas. Discussão de dúvidas dos alunos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Realização dos 2 trabalhos além do exame final:
-relatório de projecto (5 valores)
-apresentação de protótipo desenvolvido (5 valores)
-exame final (10 valores)

Fórmula de cálculo da classificação final

Será baseada em 3 componentes:
-relatório de projecto (5 valores)
-apresentação de protótipo desenvolvido (5 valores)
-exame final (10 valores)

Nota final obtida pela soma dos 3 componentes

Provas e trabalhos especiais

O relatório consiste no resumo escrito do estudo e desenho de um sistema de interacção pessoa-máquina, associado a um problema apresentado pelo docente.
Elementos do trabalho:
- Relatório escrito: pesquisa, requisitos, metodologia, implementação, resultados
- Grupos de 3 alunos
- Sem nota mínima

O trabalho prático consiste na implementação de um protótipo associado ao trabalho teórico apresentado
Elementos do trabalho:
- Software e/ou Hardware
- Detalhes da implementação decididos caso-a-caso em reunião com docentes
- Mesmo grupo do trabalho teórico
- Sem nota mínima

Melhoria de classificação

Somente na componente exame final.

Observações

- D. Norman, “The Design of Everyday Things”, Basic-Books, 2002.
- Dix, Finlay, Abowd & Beale, Human-Computer Interaction, Second Edition, Prentice Hall Europe, 1998.
- Constantine & Lockwood, Software for Use, ACM Press, 1999.
- Edward Tufte, Beautiful Evidence, Graphics Press, 2006.

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