Código: | CC3006 | Sigla: | CC3006 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciência de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 24 | Plano de estudos a partir de 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 1 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:M | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
MI:ERS | 43 | Plano Oficial desde ano letivo 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
A disciplina tem por objectivo introduzir aos alunos os conceitos base de criação e desenvolvimento de sistemas interactivos, tanto a nível de conceitos teóricos (usabilidade, desenho centrado no utilizador), como práticos (prototipagem de baixa fidelidade através da implementação de interfaces gráficas).
- Capacidade de estudar e modelar utilizadores e cenários
- Capacidade de desenhar, desenvolver e avaliar protótipos de baixa e média fidelidade
Interação Pessoa-Máquina: introdução, história.
Modelo do processador humano: perceção, atenção, memória.
Conceitos fundamentais sobre o processo de design
Modelos mentais.
Engenharia da usabilidade: definição de problemas, ciclo de desenvolvimento, avaliação, prototipagem.
Aulas teóricas (T): Apresentação dos conteúdos. Discussão de exemplos ilustrativos destes.
Aulas práticas (P): Demonstração prática dos conteúdos dados nas aulas teóricas. Resolução de problemas. Discussão de dúvidas dos alunos
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Realização dos 2 trabalhos além do exame final:
-relatório de projecto (5 valores)
-apresentação de protótipo desenvolvido (5 valores)
-exame final (10 valores)
Será baseada em 3 componentes:
-relatório de projecto (5 valores)
-apresentação de protótipo desenvolvido (5 valores)
-exame final (10 valores)
Nota final obtida pela soma dos 3 componentes
O relatório consiste no resumo escrito do estudo e desenho de um sistema de interacção pessoa-máquina, associado a um problema apresentado pelo docente.
Elementos do trabalho:
- Relatório escrito: pesquisa, requisitos, metodologia, implementação, resultados
- Grupos de 3 alunos
- Sem nota mínima
O trabalho prático consiste na implementação de um protótipo associado ao trabalho teórico apresentado
Elementos do trabalho:
- Software e/ou Hardware
- Detalhes da implementação decididos caso-a-caso em reunião com docentes
- Mesmo grupo do trabalho teórico
- Sem nota mínima
- D. Norman, “The Design of Everyday Things”, Basic-Books, 2002.
- Dix, Finlay, Abowd & Beale, Human-Computer Interaction, Second Edition, Prentice Hall Europe, 1998.
- Constantine & Lockwood, Software for Use, ACM Press, 1999.
- Edward Tufte, Beautiful Evidence, Graphics Press, 2006.