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Melhoramento Genético de Plantas

Código: BIOL4016     Sigla: BIOL4016

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:BFBP 11 Plano de Estudos M:BFBP_2015_2016. 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer a importancia dos recursos geneticos como fonte de seleccao, conhecer os métodos de conservação dos recursos genéticos e conhecer os principais bancos de germoplasma nacionais e internacionais.

Conhecer a importância da componente genética na produção vegetal.

Ensinar métodos (de delineamento experimental e de campo) para limitar a variação ambiental de forma a permitir uma selecção genética eficaz.

Demonstrar formas de utilização de marcadores moleculares que permitam fazer uma pré-selecção (screening) do material genético de forma a limitar a influência ambiental.

Dar a conhecer os métodos de selecção diferencial para espécies de reprodução sexuada (plantas autogâmicas e alogâmicas) e de reprodução assexuada, tendo em consideração as diferentes formas de limitar a influência do ambiente. Saber como usar os métodos clássicos e de biologia molecular para melhorar a componente genética.

Tornar os estudantes proficientes na utilização da base de dados internacionais (como por exemplo o NCBI - National Centre for Biotechnology Information) para desenhar primers que permitam o diagnóstico de características que possam ter um impacto sobre a produção, reconhecer a existência ou ausência de genes de interesse, quer para identificação de espécies/variedades (autenticação), identificação de produtos geneticamente modificados, reconhecimento de genes responsáveis por patologias específicas, entre outras aplicações.

Entender a diferença (e conflito) entre selecção e variabilidade genética.

Resultados de aprendizagem e competências

Nos primeiros dois capítulos o estudante conhecerá a importância da variabilidade genética no processo de selecção e melhoramento genético de plantas e animais.

No terceiro capítulo o estudante aprenderá os métodos de selecção para os diferentes tipos de plantas.

No último capítulo o estudante aprenderá a usar marcadores molecularesno diagnóstico: desde a extracção do ADN, desenho de primers, optimização da técnica de PCR e análise das sequências.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Genetica e Botanica

Programa


  1. Introdução.


Importância da componente genética no desempenho das culturas.


 



  1. Variabilidade genética


Importância da preservação da diversidade genética em plantas.


Estratégias utilizadas para aumentar a variabilidade genética.


As técnicas utilizadas para preservar a variabilidade genética nas plantas.


As instituições nacionais e internacionais especializados na preservação dos recursos genéticos.


 



  1. Métodos clássicos de selecção utilizados no melhoramento de plantas


Espécies de propagação sexuada (plantas autogâmicas e alogâmicas).


Espécies de propagação assexuada


Produção de sementes híbridas.


 



  1. Avaliação das características com marcadores moleculares


O diagnóstico de doenças em plantas e animais


Autenticidade de plantas e animais produtos alimentares


Pesquisar organismos geneticamente modificados.

Bibliografia Obrigatória

Poehlman John Milton 1910-; Breeding field crops. ISBN: 0-8138-2427-3

Observações Bibliográficas

Artigos cientificos serao sugeridos em cada aula.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas: exposição de temas em base à utilização de material de apoio diverso (slides, multimédia, internet).

 

Aulas práticas: análise se sequências, utilizando bases de dados como o NCBI e software diverso, emasculações e cruzamentos nas plantas da estufa e apresentação e discussão de artigos científicos pelos alunos.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 42,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = Exame (20 Valores)

Provas e trabalhos especiais

n/a

Trabalho de estágio/projeto

n/a
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