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Blended learning na formação de professores: um percurso nos últimos 7 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Título
Blended learning na formação de professores: um percurso nos últimos 7 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2012
Autores
Paula Maria Leite Queirós
(Autor)
FADEUP
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Isabel Martins
(Autor)
REIT
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva
(Autor)
FADEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais
Outras Informações
Resumo (PT): A nossa participação no projeto e-learning@UP já não é recente, visto que utilizámos as plataformas de e-learning da Universidade do Porto desde 2004. Motivam-nos sempre novas experiências e tentativas de utilizar ou criar ferramentas que sejam úteis do ponto de vista pedagógico. A insatisfação com um modelo tradicional de ensino-aprendizagem centrado essencialmente no professor, a crescente importância da utilização das TIC no ensino, a tentativa de organizar melhor e de uma forma mais atraente a informação a disponibilizar aos estudantes, a possibilidade de comunicação com os estudantes de uma forma mais estreita e pessoal fora do tempo de aulas e ‘em tempo real’, bem como a necessidade de envolver os estudantes na criação de conteúdos e ferramentas pedagógicas úteis, levaram-nos a explorar a componente de blended learning em algumas unidades curriculares da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Os dados recolhidos e apresentados neste trabalho, fizeram parte da participação no projeto e-learning@UP ao longo dos últimos 7 anos, em várias unidades curriculares de licenciatura e mestrado, com incidência em unidades curriculares de particular relevância para a formação de professores. Ao longo deste percurso foram utilizadas diversas plataformas elearning, tais como a Luvit, WebCT Vista e presentemente a plataforma Moodle. Pretendemos explorar e apresentar aqui ferramentas utilizadas em ambientes virtuais, as suas mais-valias e possibilidades de aprendizagens para os estudantes. Ferramentas como fóruns temáticos de discussão, apresentação e submissão de trabalhos nas plataformas e sua discussão posterior on-line e mais recentemente a criação de e-portefólios reflexivos na formação de professores, foram algumas das estratégias usadas com vista às pretendidas aprendizagens. Aumentar a autonomia dos estudantes no seu processo de aprendizagem, bem como torná-los co-responsáveis pelo mesmo e portanto produtores do seu conhecimento, foram também alguns dos objetivos pretendidos. A monitorização dos nossos objetivos foi feita no decurso dos diferentes anos letivos através das estatísticas de acesso à plataforma, e através da análise às respostas dos estudantes aos inquéritos pedagógicos específicos sobre a componente de e-learning, o que nos permitiu perceber que o impacto das tarefas propostas e das ferramentas criadas se constituiu como uma mais-valia para as suas aprendizagens, bem como para os seus percursos futuros enquanto profissionais. Pretendemos com este trabalho demonstrar que a par das aulas presenciais, se podem construir ambientes virtuais de aprendizagem utilizando as TIC no Ensino Superior e melhorar as competências na sua utilização por parte quer dos estudantes quer dos docentes. Tal como refere Coutinho (2007), o debate sobre a utilização das TIC em Educação, ganha particular relevância face às reformas estruturais impostas pelo Processo de Bolonha nos currículos de formação de professores em Portugal.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Blended Learning; Formação De Professores, Ferramentas Pedagógicas Virtuais.
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
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