Go to:
Logótipo
You are in:: Start > Publications > View > Blended learning na formação de professores: um percurso nos últimos 7 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Map of Premises
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Publication

Blended learning na formação de professores: um percurso nos últimos 7 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Title
Blended learning na formação de professores: um percurso nos últimos 7 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2012
Authors
Paula Maria Leite Queirós
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS View ORCID page
Isabel Martins
(Author)
REIT
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS View ORCID page
Scientific classification
FOS: Social sciences
Other information
Resumo (PT): A nossa participação no projeto e-learning@UP já não é recente, visto que utilizámos as plataformas de e-learning da Universidade do Porto desde 2004. Motivam-nos sempre novas experiências e tentativas de utilizar ou criar ferramentas que sejam úteis do ponto de vista pedagógico. A insatisfação com um modelo tradicional de ensino-aprendizagem centrado essencialmente no professor, a crescente importância da utilização das TIC no ensino, a tentativa de organizar melhor e de uma forma mais atraente a informação a disponibilizar aos estudantes, a possibilidade de comunicação com os estudantes de uma forma mais estreita e pessoal fora do tempo de aulas e ‘em tempo real’, bem como a necessidade de envolver os estudantes na criação de conteúdos e ferramentas pedagógicas úteis, levaram-nos a explorar a componente de blended learning em algumas unidades curriculares da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Os dados recolhidos e apresentados neste trabalho, fizeram parte da participação no projeto e-learning@UP ao longo dos últimos 7 anos, em várias unidades curriculares de licenciatura e mestrado, com incidência em unidades curriculares de particular relevância para a formação de professores. Ao longo deste percurso foram utilizadas diversas plataformas elearning, tais como a Luvit, WebCT Vista e presentemente a plataforma Moodle. Pretendemos explorar e apresentar aqui ferramentas utilizadas em ambientes virtuais, as suas mais-valias e possibilidades de aprendizagens para os estudantes. Ferramentas como fóruns temáticos de discussão, apresentação e submissão de trabalhos nas plataformas e sua discussão posterior on-line e mais recentemente a criação de e-portefólios reflexivos na formação de professores, foram algumas das estratégias usadas com vista às pretendidas aprendizagens. Aumentar a autonomia dos estudantes no seu processo de aprendizagem, bem como torná-los co-responsáveis pelo mesmo e portanto produtores do seu conhecimento, foram também alguns dos objetivos pretendidos. A monitorização dos nossos objetivos foi feita no decurso dos diferentes anos letivos através das estatísticas de acesso à plataforma, e através da análise às respostas dos estudantes aos inquéritos pedagógicos específicos sobre a componente de e-learning, o que nos permitiu perceber que o impacto das tarefas propostas e das ferramentas criadas se constituiu como uma mais-valia para as suas aprendizagens, bem como para os seus percursos futuros enquanto profissionais. Pretendemos com este trabalho demonstrar que a par das aulas presenciais, se podem construir ambientes virtuais de aprendizagem utilizando as TIC no Ensino Superior e melhorar as competências na sua utilização por parte quer dos estudantes quer dos docentes. Tal como refere Coutinho (2007), o debate sobre a utilização das TIC em Educação, ganha particular relevância face às reformas estruturais impostas pelo Processo de Bolonha nos currículos de formação de professores em Portugal.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Blended Learning; Formação De Professores, Ferramentas Pedagógicas Virtuais.
License type: Click to view license CC BY-NC
Related Publications

Of the same book

O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição (2012)
Chapter or Part of a Book
Padrão, Patrícia; Barros, Renata; Gregório, Maria João; Graça, Pedro
Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação. (2012)
Chapter or Part of a Book
Isabel Martins; Teresa Correia
Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto (2012)
Chapter or Part of a Book
Martins, M.J.; Torres, Duarte; Azevedo, I.; Alçada, M.N.; Martel. F.; Keating. E.; Guimarães, J.T.; Faria, A.; Calhau, C.; Gonçalves, P.; Negrão, R.; Monteiro, R.; Fonte, R.; Ferreira, M.A.

See all (10)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-20 at 19:37:25 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal