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Cursos

Licenciatura em Bioquímica

Dados Gerais

Código Oficial: 9015
Sigla: L:BQ

Diplomas

  • Licenciatura em Bioquímica (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Biofísica I

FIS1009 - ECTS

Biologia Celular

BIOL1016 - ECTS A Célula é a unidade fundamental da vida e a sua estrutura e funções constituem alicerces centrais da Biologia. A Unidade Curricular de Biologia Celular (BC) tem como primeiro objetivo fornecer o conhecimento necessário à compreensão da arquitetura da célula e do funcionamento integrado da vida celular. É também objetivo desta UC trabalhar os seus conteúdos em contexto de aplicação, e proporcionar o contacto prático ("hands-on") com diferentes tipos de células, organelos e processos celulares, assim como com algumas das técnicas e metodologias fundamentais para a construção do conhecimento em Biologia Celular (e.g., microscopia ótica, microscopia electrónica, fracionamento celular).

Elementos de Matemática

M1021 - ECTS

Pretende-se  que o estudante:

- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e integral de uma variável (cálculo de derivadas, primitivas e integrais, resolução de equações diferenciais) e que reconheça algumas das suas aplicações.;

- domine alguns conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística, necessários para o desenvolvimento deste tema na unidade curricular do segundo ano.

Química I

Q1009 - ECTS

A unidade curricular Química I destina-se a estudantes das licenciaturas em Quimica e em Bioquímica, para os quais é essencial uma sólida formação geral em Química, já que é uma disciplina basilar da sua licenciatura.

O programa abrange os princípios gerais sobre estequiometria, ligação química, termodinâmica química: 1º principio, equilíbrio físico e químico (em particular precipitação, ácido base e oxidação-redução) e cinética química.

Tratamento de Dados em Química

Q1010 - ECTS Pesquisar informação científica na Internet de um modo sistemático. Manusear e apresentar dados numéricos de um modo claro e rigoroso.

 

Fisiologia das Plantas

BIOL1010 - ECTS

As plantas são essenciais à manutenção da vida à face da terra, e o conhecimento profundo da sua fisiologia é fundamental para a sobrevivência das populações humanas e a sustentabilidade do nosso planeta. A Unidade Curricular (UC) Fisiologia das Plantas tem como objetivo dar a conhecer os aspetos principais da fisiologia característica das plantas superiores, permitindo a sua compreensão e integração no conhecimento global dos alunos sobre a vida, e capacitando os alunos para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diferentes contextos. É também objetivo desta UC proporcionar o contacto prático ("hands-on") com alguns dos processos fisiológicos abordados e com as técnicas utilizadas para o seu estudo.

Histologia Funcional

BIOL1009 - ECTS

Laboratório de Química

Q1013 - ECTS

Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais. Facultar a consolidação de conhecimentos através da execução de experiências, interpretação e discussão de resultados e elaboração de relatórios.

 

Química II

Q1011 - ECTS

A unidade curricular Química II destina-se a estudantes das licenciaturas em Química e em Bioquímica, para os quais é essencial uma sólida formação geral em Química, já que é uma disciplina basilar da sua licenciatura.

O programa abrange os princípios gerais sobre Cinética Química, Equilíbrio Químico, Ácido-Base, Entropia, Energia de Gibbs, Eletroquímica, Elementos não metálicos e a Química dos metais de transição.

Química Orgânica I

Q1001 - ECTS

Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua nomenclatura, reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Munir os alunos de conhecimentos em estereoquímica necessários à análise estrutural das misturas reacionais.


Biofísica II

FIS2005 - ECTS

Bioquímica I

Q2014 - ECTS

Elementos de Estatística

M1022 - ECTS

Introdução dos conceitos, princípios e métodos fundamentais da estatística. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos e à utilização critica dos métodos.
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com diferente software utilizado em análise estatística, nomeadamente R, Excel e SPSS, na resolução de problemas.

Química Analítica

Q2020 - ECTS

Nas aulas teóricas pretende-se que os alunos adquiram noções básicas de Química Analítica, tentando realçar a importância da análise na resolução de problemas reais. Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios de aplicação sobre a matéria versada nas aulas teóricas. Nas aulas práticas são realizados 4 ou 5 trabalhos de laboratório.

Química Física Biológica

Q2015 - ECTS

Ensino de tópicos de Química Física e das suas aplicações a sistemas biológicos.

Pretende-se que os alunos adquiram as noções básicas de vários conceitos de Química-Física, e entendam as suas aplicações a nível biológico.

Introdução a sistemas organizados e sistemas coloidais.

Química Orgânica II

Q2018 - ECTS

Proporcionar o conhecimento das várias famílias de moléculas orgânicas no que diz respeito à sua reatividade, aos mecanismos das reações em que estão envolvidas e à sua síntese. Compreender a relação entre a estrutura e a função das moléculas orgânicas. Mostrar, através de exemplos da vida quotidiana, o papel da Química Orgânica no desenvolvimento de alguns campos da Biologia moderna, da Medicina e na síntese de novos produtos e de novos materiais. Aplicar os conceitos químicos apreendidos a situações concretas das Ciências da Vida e da Indústria.

 

Biologia Molecular

BIOL1011 - ECTS

Laboratório de Biofísica/Bioquímica

Q/FIS1001 - ECTS

Laboratório de Química Física Biológica

Q2016 - ECTS

Desenvolvimento de competências laboratoriais e de interpretação / discussão / tratamento / apresentação de resultados experimentais, quer a nível individual quer de grupo. Integração nas experiências laboratoriais realizadas dos conhecimentos introduzidos e apreendidos na unidade curricular de Química Física Biológica.

Química Bioinorgânica

Q2017 - ECTS
Entender a nível molecular o papel dos metais nos sistemas biológicos, percebendo os mecanismos químicos básicos que promovem a sua reactividade. Os alunos no final da aprendizagem devem ser capazes de:
  • descrever e explicar a ligação química e as propriedades espectroscópicas de complexos de metais de transição, mostrando a sua relevância para o papel dos metais nos sistemas biológicos.
  • Entender os diferentes mecanismos de substituição e transferência electrónica em complexos de metais de transição, abordando a sua importância na interpretação da reactividade de determinadas reações/centros biológicos.
  • perceber a importância da abundância e disponibilidade dos elementos no meio ambiente na escolha dos elementos que existem nos seres vivos, bem como explicar a importância que factores como os potenciais de oxidação/redução, o pH e a temperatura do meio biológico desempenham nas várias formas em que estes elementos podem existir.
  • relacionar a química dos catiões de metais com o seu papel na catálise ácido/base e nos processos de transferência electrónica, ou seja em metaloproteímas com diferentes papeis a nível biológico.
De salientar que ao longo de todo o programa serão focados aspectos da química bioinorgânica relacionados com o progresso científico e tecnológico em áreas como a farmacologia, medicina, ecologia, agricultura, metalurgia e veterinária.

Química dos Alimentos e Nutrição

Q2007 - ECTS A Química dos Alimentos e Nutrição constitui uma disciplina nuclear de formação de todos os licenciados em Bioquímica, e em especial dos licenciados que optam por ter uma formação mais especializada na área alimentar. A oferta desta disciplina como opção para a Licenciatura em Química tem como objectivo alargar a formação destes licenciados no domínio da química alimentar e dos produtos naturais, dando a conhecer alguns aspectos importantes da bioquímica.
O programa da disciplina procura articular os conceitos fundamentais da química, da física, da biologia, da bioquímica e das ciências da nutrição com aspectos práticos da nossa alimentação diária e ainda com aspectos mais tecnológicos e de relevo na indústria alimentar.
De um modo geral, pretende-se que o licenciado adequira uma perspectiva global da indústria alimentar e reconheçam, dada a sua formação multidisciplinar, a capacidade de poderem intervir estrategicamente em actividades de I&DT num sector competitivo e em constante evolução como é o das agro-industrias.

Bioquímica II

Q3024 - ECTS

Ciência e Sociedade

BIOL3003 - ECTS

Fisiologia Animal

BIOL2005 - ECTS

Introdução à Nanotecnologia e Bionanotecnologia

Q3015 - ECTS

O objetivo principal é apresentar uma introdução ao tema da nanotecnologia, com uma particular incidência na forma como a química e a bioquímica podem contribuir para esta área e como podem usar a nanotecnologia como uma ferramenta de trabalho em química e em bioquímica.

Metabolismo Secundário

Q3025 - ECTS

Microbiologia Geral

BIOL2006 - ECTS

Bioestatística

M1023 - ECTS

Fisiopatologia

B/CMED3001 - ECTS

Imunologia

B/CMED3003 - ECTS

Indústrias Alimentares

Q3020 - ECTS

Conhecer e utilizar criteriosamente as operações unitárias utilizadas na industria alimentar. Consciencialização da necessidade do conhecimento interdisciplinar (Química, Bioquímica e Microbiologia) na produção, controlo e desenvolvimento de produtos alimentares de qualidade. Conhecimento e utilização criteriosa dos aditivos alimentares. Noções gerais de produção e controlo de vários tipos de alimentos: pão, vinho, cerveja, sumos, leite e derivados, gorduras alimentares.

Métodos de Análise Estrutural

Q2013 - ECTS Proporcionar formação sobre a aplicação de técnicas espetroscópicas para a obtenção de informação sobre a estrutura química de compostos moleculares.

Parasitologia Geral

B/CMED3002 - ECTS

Projeto/Estágio

BIOQ3001 - ECTS Pretende-se que o estudante que complete esta unidade curricular seja capaz de:
- Compreender os aspetos básicos de funcionamento de um laboratório de investigação/ indústria/ diagnóstico ou outro, de acordo com o local em que se desenrolou o seu trabalho.
- Entender os fundamentos das opções tomadas no decorrer do seu trabalho, nomeadamente escolha de métodos, técnicas, aparelhagens, modelos experimentais ou outros, conforme o tipo de trabalho em questão.
- Executar o conjunto de técnicas que lhe foram ensinadas.
- Efetuar correta e criticamente a análise dos resultados obtidos num determinado projeto experimental.
- Realizar um relatório escrito relativo a atividades laboratoriais.
- Apresentar oralmente e com suporte visual o trabalho executado.
- Fazer o enquadramento teórico do trabalho realizado, mostrando capacidade de pesquisa e consulta bibliográfica, interpretação e integração da informação. (a) Competência predominante no caso de Monografia (ver “Métodos de Ensino”).

Química Ambiental

Q3006 - ECTS

Pretende-se proporcionar formação científica em Química Ambiental:
aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais, sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos fenómenos; compreender os processos que têm lugar nos diversos compartimentos ambientais e o modo como a atividade humana interage com os processos naturais; combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior desafio que hoje se põe à humanidade – a recuperação, manutenção e a melhoria da qualidade do ambiente.
Pretende-se também melhorar a capacidade de interpretar textos, encontrar informação, sintetizar e transmitir conhecimentos no âmbito da Química Ambiental e adquirir uma visão global da Química Ambiental.

Química Aplicada ao Design de Fármacos

Q3021 - ECTS

O aluno deve desenvolver um conhecimento lato de todo o processo de descoberta e de desenvolvimento de fármacos, desde a identificação do alvo até à entrada no mercado, incluindo aspectos económicos e legais e registo de patentes.
Deve ainda desenvoler a capacidade de, dado um alvo famacológico, identificar um composto líder de grupo. Dada a estrutura do receptor, prever a sua geometria de complexação e optimizar computacionalmente a energia de interacção entre as duas espécies. Prever a contribuição energética do solvente na associação receptor ligando, bem como o papel da hidrofobicidade e flexibilidade. Deve conhecer os requisitos que um fármaco deve possuir para ter boas propriedades de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Em suma, deve ter a capacidade, de forma autónoma, de dado um alvo biológico fazer propostas coerentes e pertinentes de ligandos com afinidade para o alvo, com propriedades farmacocinéticas favoráveis e com viabilidade de desenvolvimento comercial.

Sensores Químicos e Bioquímicos

Q3022 - ECTS

Nas aulas teóricas pretende-se explicar aos alunos a importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Nas aulas teórico-práticas / práticas são feitas algumas demonstrações sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos

 

Reconhecimento da importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Noções sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos em amostras reais

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